O ESTUDO DE TEXTOS TEÓRICOS TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO.

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Transcrição da apresentação:

O ESTUDO DE TEXTOS TEÓRICOS TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

O TEXTO O Texto: expressão humana – vários meios simbólicos: filmes, pinturas, poesias, revistas e jornais, livros científicos... – Ilumina e esconde [a realidade] O autor: o homem / a mulher históricos O Texto Teórico: expressão humana moldada pela palavra articulada – expressam um conhecimento específico do mundo; – especificidades: sistematização, organização, método; – construídos historicamente; – buscam “encontrar o eixo possível de 'esgotamento' da explicação do real” (Furlan, 1989, p.120); – produtos humanos: iluminam e fazem sombra ao real... BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

O TEXTO A Leitura: relação Autor-Texto-Leitor – diálogo entre autor e leitor, mediada pelo Texto; – pressupõe objetivos, intencionalidade: encontrar pistas para responder a questões de seu mundo; – “compreender o texto é tomá-lo a partir de um determinado horizonte, da perspectiva de quem se sente problematizado por ele, e a partir daí deixar-se 'possuir' por ele” (Furlan, 1989, p.121). A Leitura de Textos teóricos: – se relacionar com a produção científica e filosófica; – participar das conquistas do saber; – é preciso “saber compreender” para decifrar o nosso mundo – ir além de simplesmente dissecar o texto. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

LENDO TEXTOS TEÓRICOS – Sugestões... ANTES DE LER O TEXTO * Objetivos para a Leitura – quais as questões que o leitor procura no texto?; – o que se espera que o texto ajude a compreender? * Localizar o Texto no tempo e no espaço – quem é o autor?; – quando e por que escreveu o texto?; – quais as características [opções teóricas] do pensamento do autor?; – quais as influências – recebidas e exercidas – do autor? BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

LENDO TEXTOS TEÓRICOS – Sugestões... DURANTE A LEITURA 1 Primeira etapa de Leitura: preparar o texto para a compreensão – compreender termos desconhecidos; – compreender a linguagem do texto; – identificar conceitos apresentados pelo autor => demarcar; 2 Segunda etapa de Leitura: adquirir visão de conjunto do texto – reconstruir o movimento do pensamento do autor –“o todo” do texto; – organizar “esquema” das ideias do autor, seguindo sua própria lógica... BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

LENDO TEXTOS TEÓRICOS – Sugestões... O ESQUEMA DE LEITURA... Permite verificar se a compreensão do texto está sendo atingida. Identificar: – qual o assunto tratado?; – qual o problema central levantado pelo autor?; – diante do problema levantado, qual a posição assumida pelo autor?; – quais os argumentos apresentados que justificam a posição assumida pelo autor?; – quais os argumentos secundários apresentados pelo autor? BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

LENDO TEXTOS TEÓRICOS – Sugestões... DEPOIS DA LEITURA 1 Elaborar um Resumo do texto – uma redação com seu próprio vocabulário; – apresenta os principais momentos do texto; – estabelecer diálogo com o autor: confronto autor-leitor mediatizado pela obra; – “ir além” do texto: refletir sobre a perspectiva do autor, verificar a contribuição da obra para o aprofundamento do assunto e para a compreensão da realidade. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

TIPOLOGIA DE TEXTOS TEÓRICOS ESQUEMAS; RESUMO CRÍTICO / FICHAMENTO; RESENHA; ENSAIO; ARTIGO. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

TIPOLOGIA DE TEXTOS TEÓRICOS - ESQUEMAS – permite adquirir uma visão de conjunto do texto; – solicitado em atividades de seminários, aulas etc; – Procedimentos: 1) grifar/identificar as “palavras-chave” dos parágrafos(indagar:“de que fala o parágrafo?”) 2) elaborar esquema com as ideias principais do texto – considerando estrutura lógica: introdução-desenvolvimento-conclusão. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

TIPOLOGIA DE TEXTOS TEÓRICOS - RESUMO CRÍTICO/FICHAMENTO – permite documentar o texto e sistematizar a sua compreensão; – solicitado em trabalhos em grupos, resenhas, trabalhos científicos e monográficos; – Procedimentos: 1) Introdução: assunto, problema e posição do autor; 2) Desenolvimento: argumentos do autor; 3) Conclusão: conclusão do autor; 4) Intrepretação do texto: apreciação pessoal, críticas, obsrvações e relações com interesse de estudo do leitor. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

TIPOLOGIA DE TEXTOS TEÓRICOS - RESENHA – permite resumir e comentar um texto – sinteticamente; – solicitado para publicação ou divulgação em meios acadêmicos; – Procedimentos: 1) Identificação: autor, texto, época, objetivos e ideia central; 2) Síntese de cada parte da obra [capítulos, títulos, etc] com reflexão sobre a análise do texto; 3) Comentários pessoais: importância, influência e consequências do texto; 4) Crítica: publicação do texto, revisão textual, atualização de gráficos, tabelas e bibliografia, lógica de organização do texto. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

TIPOLOGIA DE TEXTOS TEÓRICOS - ENSAIO – estudo bem desenvolvido, formal, dicursivo e concludente; – exposição lógica e reflexiva; argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal; – maior liberdade de elaboração do autor => requer maior rigor lógico, coerência argumentativa, grande informação cultural e muita maturidade intelectual; – problematizador, antidogmático => espírito crítico e originalidade do autor. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

TIPOLOGIA DE TEXTOS TEÓRICOS - ARTIGO CIENTÍFICO – apresentação sintética, em forma de relatório escrito, de resultados de investigações ou estudos; – um meio rápido e sucinto de divulgação científica – periódicos especializados; – podem ser abordados problemas das mais diversas ordens: polêmicas históricas, problemas teóricos, problemas práticos; – Estrutura: Título; Autor(es); Epígrafe (facultativa); Resumo e abstract (este último, quando exigido); Palavras-chave; Conteúdo (introdução – desenvolvimento – conclusão); Referências. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva

TIPOLOGIA DE TEXTOS TEÓRICOS - ARTIGO CIENTÍFICO – Qualidades de um [bom] Artigo: Expressão correta e precisa; argumentação coerente; clareza na exposição das ideias; objetividade; concisão; fidelidade às fontes citadas; – Quanto à linguagem: Impessoalidade: redigir o trabalho na 3a pessoa - singular; Objetividade: afastar expressões “eu penso”, “eu acho”, “parece-me” - caráter de interpretações simplórias e sem valor científico; Estilo científico: informativo, racional, firmado em dados concretos. Argumentos de ordem subjetiva devem ser apresentados sob ponto de vista científico; Vocabulário técnico: observar terminologia técnica da área; Correção gramatical: frases curtas, evitar muitas orações subordinadas, iniciar parágrafo a cada novo raciocínio introduzido; Uso criterioso de gráficos, tabelas e ilustrações, com fontes. BAIANO METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO Professora Mirna Ribeiro L. da Silva