MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
Gerador de grade de horários com Algoritmos Genéticos Prof. Roberto Heinzle, Doutor - Orientador Rodrigo Correia.
SyncEasy – Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
Lucas Rhuan Fischer Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
FERRAMENTA PARA SIMULAR A MENSURAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS José V. da Silva Júnior Orientador: Ricardo Alencar Azambuja.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
SISTEMA PARA AUXILIXAR NO GERENCIAMENTO DA ONG SOCIEDADE CASA DA ESPERANÇA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Arã Mahatma.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA MONTAGEM DE CARDÁPIOS NUTRICIONAIS Natasha Zimmermann Orientador:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
Protótipo de Software de Reconhecimento de Voz Para Navegação em Jogos, Utilizando Rede Neural Artificial Orientando: Derlei Brancher Orientador: Prof.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
Sistema para automação e controle residencial via Twitter Eduardo Felippi Gadotti Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
SISTEMA BASEADO EM LOCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Acadêmico: Arthur Henrique Kienolt.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
AFurbot – Migração do framewok Furbot para Android Aluno: Alexandre Rodrigues Coelho Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
UM FRAMEWORK PARA ALGORITMOS BASEADOS NA TEORIA DOS GRAFOS Acadêmico: Maicon Rafael Zatelli Orientador: Dr. Paulo C é sar Rodacki Gomes.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCORM COM A REDE SOCIAL ORKUT Leonardo Rafael Morastoni Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
GERENCIADOR DE INSTALAÇÃO DE ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS
GERAÇÃO DE CÓDIGO PARA A MÁQUINA VIRTUAL DE RÓTULOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Projeto estacionamento
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Transcrição da apresentação:

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos

Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Resultados Conclusões Extensões

Introdução A importância do agronegócio no PIB brasileiro –Em 2007 representou ¼ do PIB, cerca de 450 milhões de reais. –Empregavam cerca de 25% do total no Brasil. A utilização de IT no agronegócio –Investimentos de apenas 2% em TI. –Crescimento de 11% em 2006.

Introdução A pecuária familiar –Responsável por 85% em A utilização de sistemas para a gestão das propriedades. –Sistema de Rastreabilidade Animal –Módulo de análise de retorno do investimento

Objetivo Desenvolver um módulo de integração que permite obter as informações da base dados do sistema de rastreabilidade animal Disponibilizar a funcionalidade de análise do VPL (Valor Presente Líquido) e do VUL (Valor Uniforme Líquido) sobre os dados para acompanhamento da evolução dos animais

Fundamentação Teórica

O contexto do sistema Potencial de mercado de TI no agronegócio –Níveis superiores na área –Mercado de TI movimentou 73 milhões em 2007 –25 mil estabelecimento para cada empresa de software

Fundamentação Teórica Rastreabilidade animal e segurança alimentar –Em 2002 foi criado o SISBOV Fonte: FNP. Consultoria & Informativos. Anualpec 2003.

Fundamentação Teórica O sistema em desenvolvimento no LDTT;

Fundamentação Teórica Análise de retorno do investimento aplicada ao agronegócio –Valor Presente Líquido –Valor Uniforme Líquido

Fundamentação Teórica Exemplo de VPL e VUL: –Valor da Arroba: R$ 700,00 –Taxa mensal de atratividade: 2% IdadePesoCusto Valor Presente Custo $ReceitaVPLucro Unif Mes(arrobas)no MêsNo MesAcumuladoVendaLucro Líquido 1 0,65R$ 500,00 R$ 455,00-R$ 45,00-R$ 45,90 2 0,84R$ 20,94R$ 20,13R$ 520,13R$ 588,00R$ 67,87R$ 34,96 3 1,08R$ 26,97R$ 25,41R$ 545,54R$ 756,00R$ 210,46R$ 72,98

Fundamentação Teórica Gráfico exemplo de VUL:

Fundamentação Teórica Técnica de ganho médio diário GMD = (Peso Atual) - (Peso anterior) / Dias O valor do GMD ideal, varia entre as raças dos animais e o tipo tratamento.

Sistemas Comerciais Sistemas comerciais existentes segundo a Embrapa Informática Agropecuária

Desenvolvimento

Linguagem Object Pascal, utilizando a ferramenta Delphi 7, com o componente DBExpress para comunicação com a base de dados. A base de dados foi criada em MySql versão 5.1, em função da integração do sistema de rastreabilidade. Para a geração de relatórios foi utilizado o componente QuickReport.

Requisitos Funcionais –O sistema deverá permitir cadastrar preço da arroba. –O sistema deverá permitir cadastrar os insumos e impostos. –O sistema deverá permitir a associação da propriedade com a região base do valor da arroba. –O sistema deverá permitir registrar a utilização dos insumos e impostos. –O sistema deverá permitir a emissão de relatório de animais para venda. –O sistema deverá permitir a emissão de relatório de animal para descarte.

Requisitos Funcionais –O sistema deverá permitir a emissão de relatório de animal para engorda. –O sistema deverá permitir a emissão de relatório detalhado por animal. –O sistema deverá permitir a emissão de relatório dos insumos cadastrados. –O sistema deverá permitir a emissão de relatório da compra dos insumos realizados e impostos, que possuam ou não estoque. –O sistema deverá permitir a emissão de gráfico de acompanhamento de ganho em valor do animal.

Requisitos Não Funcionais –O sistema deverá ser instalado somente em plataforma Microsoft Windows XP, Windows Server 2003 ou Windows Vista. –O sistema deverá utilizar banco de dados MySQL. –O sistema deverá conter a resolução da tela de 1280 x 800 para facilitar a visualização –O sistema deverá permitir a execução de arquivos executáveis gerados em Delphi 7 ou maior.

Casos de Uso Cadastro

Casos de Uso Relatórios

Casos de Uso Controle

Diagrama de atividades

Modelo de Dados

Interface com o usuário Relatório de acompanhamento do VUL.

Resultados

Comparação com softwares de mercado

Conclusões

Os objetivos deste trabalho foram alcançados; O mercado possui um déficit softwares para apoio na gestão do agronegócio; Existe um dificuldade muito grande para encontrar referências nesta área.

Extensões

Realizar a comparação entre os valores previstos pelo VPL e o VUL com o real de venda. Gerar uma previsão futura de venda para avaliar antecipadamente o momento correto de venda dos animais, a partir dos valores gerados pela bolsa de valores(BM&F).

Extensões Criação de relatórios e gráficos por lotes de animais, para que seja possível visualizar os resultados de um agrupamento de animais e não somente individual. Criar a funcionalidade de carga automática dos valores de preço da arroba a partir de boletins pecuários disponibilizados por empresas especializadas do mercado.

Extensões Migrar a aplicação para Java de forma a integrar esta funcionalidade ao sistema de rastreabilidade do LDTT.

Apresentação Prática

Obrigado