Densidade aparente O volume da amostra não perturbada é o volume da sonda onde a amostra é recolhida. O peso de água calcula-se pesando a amostra antes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características do processo de troca
Advertisements

Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
Hidrostática Prof. Luciano Mentz.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Esforços de Massa e de Superfície e outras propriedades dos fluidos
MATÉRIA E ENERGIA.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Hidrostática Um sólido tem forma e volume definidos;
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Movimento de Partículas em Fluidos
Cap.9 - Escoamento Externo
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Exemplos - dielétricos
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
Pressão.
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
Densidade, massa e volume
No equilíbrio.
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento.
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
CICLO HIDROLÓGICO. I N T E R C E P T A Ç Ã O Myrla de Souza Batista Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista Universidade Federal de Campina Grande –
Aula 3: Equações de Estado e Misturas de Gases. Sumário 1.0 Revisão 2.0 Gás Real 2.1 Gás de Van der Walls 2.2 Coeficientes do Virial.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina FLUIDOS: HIDROSTÁTICA & HIDRODINÂMICA - O princípio de Pascal - O princípio de Arquimedes -
Matemática Básica Gráficos de Funções Reais. Como construir um Gráfico y x y = f(x) x3x3 y 3 x 2 x4x4 x 1 x 5 y4y4 y2y2 y1y1 y5y5 xy = f(x) x1x1 y1y1.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física UMIDADE RELATIVA.
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
INFILTRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO.
Site: Capítulo 22 Estudo dos Gases.
RELAÇÕES SOLO-ÁGUA-PLANTA-ATMOSFERA
Funções de Várias Variáveis
Índices Físicos dos Solos
Estudando para o ENEM de forma invertida
Umidade do Ar Prof. Fábio Marin Maio de 2017
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Ciências da Natureza e suas
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Soluções e Gases Gases.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Professor: Guilherme Vieira
Empuxo do solo Definição
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Hidrodinâmica Aula 05 (10 Sem./2017).
Hidrostática Prof. Luciano Mentz. Empuxo Pressão Peso do volume deslocado Força aplicada sobre uma área Problemas de Hidrostática Conceitos Envolvidos:
TRANSPORTE NAS PLANTAS
Curva Característica do Ventilador
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Dinâmica e Estática da Partícula
Propriedades Físicas Densidade.
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
Aula 17: 24/05/2012 Movimento de Partículas em Fluidos - Balanço de forças em uma partícula - Velocidade terminal - Reynolds da Partícula - Coeficiente.
FLUIDIZAÇÃO.
Enchentes e Deslizamentos de Terra
MASSAS MEDIDAS
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
Primeira lista de exercícios Mecânica dos Fluidos TM-240 (turma B) Prof. Marcos C. Campos.
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
Características físicas do estado gasoso
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
Ainda que sem máquina é um avanço.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
PROPRIEDADES DA ÁGUA.
Movimento de Partículas em Fluidos
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Transcrição da apresentação:

Densidade aparente O volume da amostra não perturbada é o volume da sonda onde a amostra é recolhida. O peso de água calcula-se pesando a amostra antes de entrar para a estufa e fazendo a diferença para o peso da amostra depois de sair da estufa (peso de solo seco). Sonda para recolha de amostras n Ao perturbadas

Expressão da humidade do solo A humidade ponderal é definida pela relação A humidade volúmica é definida pela relação Da definição da densidade aparente tira-se que: Substituindo na equação anterior fica:

Teor de humidade à saturação Considera-se quando a água preenche todos os poros. O solo não contém ar e os macroporos são ocupados por água gravitacional Teor de humidade à capacidade de campo Considera-se quando se escoa toda a água gravitacional. A água restante ocupa os microporos retida por forças de tensão superficial (forças capilares). Pode ser determinada no campo (in situ). Encharca-se uma porção de solo não cultivada e depois deixa-se o silo drenar livremente até que a humidade se mantém constante. Nessa altura determina-se a humidade do solo. Humidade equivalente Determina-se em laboratório. É a quantidade de água extraída por uma centrífuga que provoca uma aceleração igual a 1000 vezes a aceleração da gravidade (1/3 de atmosfera). Como a força com que a água fica retida no solo quando este atinge a capacidade de campo varia como tipo de solo, este valor é apenas uma estimativa da capacidade de campo, sendo recomendada a determinação in situ.

Humidade crítica É o teor de humidade do solo abaixo do qual a planta começa a mostrar sintomas de stress hídrico. Corresponde a uma tensão de sucção nas folhas de 8 a 10 atmosferas mas não se traduz num valor fixo de tensão de água no solo. Diminui com o aumento da evapotranspiração e com o volume de água explorado pelas raízes. Teor de humidade ao coeficiente de emurchecimento É o teor de humidade abaixo do qual a planta sofre danos irreversíveis. Corresponde à humidade para a qual a força de sucção da água no solo equilibra a força de sucção das células das raízes. Depende também da natureza da planta. GERALMENTE É CALCULADA COMO A HUMIDADE DO SOLKO DEPOIS DE SUBMETIDO A UMA FORÇA DE SUCÇÃO DO SOLO DA ORDEM DAS 15 ATMOSFERAS Água higroscópica É a água que não é utilizável pelas plantas. Verifica-se quando um solo é completamente seco ao ar.