8 ª 02 de junho de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul 8 ª Reunião 02 de junho de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.
Advertisements

O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Política Nacional de Atenção Básica Situação e Perspectivas Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Brasília,
Roberval Angelo Furtado Avaliador Educacional Executivo
Gerência: Saúde Mental Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde Rede de Atenção Psicossocial RAPS CIB outubro.
REDE CEGONHA. Portaria nº 1.459, de Institui, no âmbito do SUS, a Rede Cegonha Portaria nº 3.070, de Aprova a I etapa do Plano de.
Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/9/2016 AIDS NO RIO GRANDE DO SUL Estado do Rio Grande do Sul Secretaria do Estado da Saúde Departamento.
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) / 7722.
Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul 04 de novembro de 2013 Comitê Estadual de Prevenção.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul – CEPMMI/MS ª Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna.
ª 04 de agosto de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul – CEPMMI/MS 9ª Reunião 04 de agosto de 2014.
TRABALHO INFANTIL E O PAPEL DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Agosto de 2016.
Mortalidade Materna Mato Grosso do Sul Reunião CEPMMI/MS 14 set 2015 Mortalidade Materna Mato Grosso do Sul Reunião CEPMMI/MS 14 set 2015.
DVVTR/CEPI/SVS/SESA Vigilância Epidemiológica da INFLUENZA 2016 PARANÁ.
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
SINAN Sistema de Informação de Agravos de Notificação NOÇÕES BÁSICAS Milton Araújo
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO FECOMÉRCIO – IPF/MS
Radiografia de Dados Escolares EDUCAÇÃO INFANTIL
Bióloga Yoná Garcia Simom
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Sala de Situação para Gestão Municipal Experiência de Fortaleza
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
Modalidade a Distância
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
MINAS GERAIS Situação atual
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
SÃO PAULO DO POTENGI/RN
6 de abril – 4 de maio de 2017 Brasil
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Projeto Urbis Amazônia Interfaces da Saúde na escala MESO: Onde e Como
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS
notificações no SINAN no Eduardo Viegas da Silva
VIGILÂNCIA DE ÓBITOS SAAPVS
Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento das RAS
Pactuação Interfederativa 2017 a 2021
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Curso Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
É Possível avaliar se a Saúde de Assis vem melhorando, a partir da análise do Orçamento e do Planejamento?
Fortalecimento da integração da saúde pública e suplementar
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Figura 1 – Coeficiente de incidência de tuberculose. Brasil, 2012
Saúde da Criança.
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
TELESSAÚDE SP.
JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS
Experiência municipal: reorganizando a peça orçamentária
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
II Seminário de Qualificação da Assistência ao Pré-natal
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Panorama das Arboviroses na Bahia
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA.
Transcrição da apresentação:

8 ª 02 de junho de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul 8 ª Reunião 02 de junho de 2014

Pauta 1. Aprovar a Ata nº 07, de 07 de abril de 2014; 2. Apresentar Perfil Epidemiológico da Mortalidade Materna e Infantil; 3. Resumo da Videoconferência/Ministério da Saúde pelo “Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna/Rede Cegonha”, dia 27/05/2014; 4. Resultado do Levantamento dos Comitês Municipais de Mortalidade Materno e Infantil (Formsus); 5. Informar e discutir sobre documentos oficiais recebidos pelo CEPMMI; 6. Avaliação do Plano de Trabalho 2013/2014.

Investigação Oportuna de óbitos de Mulheres em Idade Fértil (MIF) e materno, Mato Grosso do Sul, * Quantitativo de óbitos * Nº Óbitos maternos 226 Nº Óbitos MIF Total MIF + Maternos Nº óbitos investigados Percentual óbitos investigados 76,45%62,96% Fonte: Módulo WEB/SIM, 21 de maio de 2014, * dados parciais

Óbitos Maternos, 1º quadrimestre * Quantitativo de óbitos maternos * Nº Óbitos MS 46 Nº óbitos Campo Grande 31 Fonte: Módulo WEB/SIM, 29 de maio de 2014 Período: 01/01 a 30/04

Número de Óbitos Maternos, 1º quadrimestre Aumento de 33,3% MS: 4 óbitos maternos (jan/abr 2013) contra 6 (jan/abr 2014) – aumento de 33,33% Campo Grande: 3 óbitos maternos (jan/abr 2013) contra 1 (jan/abr 2014) – diminuição de 66,66% Fonte: Módulo web/SIM 29/05/2014 * 2014 dados parciais Diminuição 66,66% Óbitos Maternos em MS Óbitos Maternos em Campo Grande

Óbitos Fetais e Infantis em Mato Grosso do Sul, 2013 e parcial 2014 Quantitativo de óbitos Nº Óbitos Fetais Nº Óbitos Infantis Nº óbitos fetais e infantis investigados Período: 01/01/2013 á 31/12/2013; Fontes: Modulo web/SIM – 2013; Última atualização: 07/05/2014, as 15 h Período: 01/01/2014 á 07/05/2014; Fontes: Modulo web/SIM – 2014; Última atualização: 07/05/2014, as 15 h

Município ResidênciaNº óbitosMunicípio de Ocorrência BONITO1Campo Grande CAMPO GRANDE1Campo Grande CORUMBÁ1Corumbá GUIA LOPES DA LAGUNA1Jardim TAQUARUSSU1Taquarussu TRÊS LAGOAS1Três Lagoas TOTAL ÓBITOS MS 6 Fonte: Módulo WEB/SIM, 21 de maio de 2014, dados parciais Nº óbitos maternos, segundo município de residência e ocorrência, 2014

Resumo da Videoconferência pelo Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna/Rede Cegonha, Tema 1: “Panorama da Morte Materna no Brasil – Análise da investigação de óbitos” Tema 2: Ações da Secretaria de Atenção à Saúde para a Redução da Mortalidade Materna Tema 3: “Dispositivo do Acolhimento e Classificação de Risco como Estratégia para o Fortalecimento do Trabalho em Rede e Prevenção da Morbimortalidade Materna. (Lançamento do Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia).

Desafios Redução da mortalidade materna a maior velocidade; Investigação de todos os casos de óbito materno; Investigação e análise dos casos em tempo oportuno (<120 dias); Utilização das informações da investigação para implementação de respostas rápidas, de médio e longo prazo a nível local - municipal; Monitoramento contínuo (diário/mensal) dos casos de óbito materno

Recomendações Maior envolvimento das equipes de vigilância, atenção básica e hospitalar, SAMU e regulação, em especial nos municípios com a maior carga de mortalidade materna; Institucionalização da vigilância do óbito em todas as SMS e SES, como ferramenta da melhora da atenção em saúde; Fortalecer a formação de Grupos Técnicos nas SES, SMS, regionais para análise rápida/oportuna dos casos investigados; Não esperar investigar todos os casos para fazer alguma intervenção. Cada caso investigado deve gerar ações; Monitorar as ações que foram implementadas.

Municípios que não tem Comitê de Mortalidade Materno e Infantil/MS 1. Anastácio; 2. Anaurilândia; 3. Bandeirantes; 4. Batayporã; 5. Bela Vista; 6. Bonito; 7. Corguinho; 8. Coronel Sapucaia; 9. Douradina; 10. Eldorado 11. Fátima do Sul; 12. Iguatemi; 13. Inocência; 14. Japorã; 15. Jateí; 16. Mundo Novo; 17. Nova Andradina; 18. Paraíso das Águas; 19. Rochedo; 20. Taquarussú.

Informes: Documentos recebidos;

Plano de Trabalho CEPMMI 2013/2014

Obrigada!!! Fone: (67) (67) Gerência da Saúde da Mulher SES/MS Fone: (67) (67) Gerência da Saúde da Criança SES/MS