FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
Advertisements

O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
Território Teen – Não jogue sua vida fora © EDITORA CULTURA CRISTÃ - Todos os direitos são reservados.
União europeia Feito por: Viviane Andrade Adalgisa delgado Elisiana Pereira Ivanilde Vaz I Instituições da união europeia.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
» Os sistemas eleitorais permitem-nos organizar, politicamente, a divisão territorial, ideológica e cultural (e porque também não dizer econômica das diferentes.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
PENSAMENTO POLÍTICO NO BRASIL
Boa noite.
Poder, dominação e política
CURSO DE DIREITO CIENCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO.
UNIDADE I O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
DIVISÃO ORGÂNICA DO PODER
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
Atividade 7 - Estado e Governo
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DIFICULDADES DA PRIMEIRA REPÚBLICA
POLÍTICA (Schmitter) Instituições (quadro dentro do qual interagem os atores). Estado e Governo. Recursos (meios utilizados pelos atores). Poder, Influência.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Filosofia & Ética Humanista
Povos, países e nações.
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
TEMA 10: FORMAS DE GOVERNO E DE ESTADO
Montesquieu o pensamento político moderno
Filosofia & Ética Humanista
Estado, Nação e Governo Nação:
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:
Professor Carlos Eduardo Foganholo
ATENAS.
Formação e crise do Brasil Império
As Constituições Brasileiras
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO TEORIA GERAL DO ESTADO I abril/2018 Docente responsável: Profa. Dra.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Absolutismo e mercantilismo
Instituições Políticas Brasileiras
Dinâmica inaugural – TGE I - Resultados
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
DOS ANTECEDENTES À ERA NAPOLEÔNICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Personalidade e capacidade jurídica
Independência e Iº Reinado
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Aristóteles.
Poder, dominação e política
O Pensamento Iluminista
Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul As Máscaras da Democracia: Notas sobre a Teoria Democrática Contemporânea à.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO Georgenor de Sousa Franco Filho.
Marcelo Leonardo Tavares
IMPÉRIO DO BRASIL (1822/1889)‏ I REINADO (1822/31)‏
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
Despotismo Esclarecido
POLÍTICA DAR AS BOAS-VINDAS JONAS, CAMILA E LEANDRO SE APRESENTAM.
Estrutura Administrativa
Formas e Sistemas de Governo
A Formação do Império Romano
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam a reação psicológica da sociedade às diversas e complexas influências de natureza moral, intelectual, geográfica, econômica e política através da história.” (Darcy Azambuja- Teoria Geral do Estado) Forma de governo, têm-se a organização e o funcionamento do poder estatal, consoante os critérios adotados para a determinação de sua natureza. Os critérios são: a) o número de titulares do poder soberano; b) a separação de poderes e suas relações; c) os princípios essenciais que animam as práticas governativas e o exercício limitado ou absoluto do poder estatal. Forma de estado, têm-se a unidade dos ordenamentos estatais; a sociedade de Estados (o Estado Federal, a Confederação, etc) e o Estado simples ou Estado unitário.

FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO Formas Puras: 1) MONARQUIA: governo de um só. Monarquias Constitucionais do Reino Unido, Austrália, Noruega, Suécia, Canadá, Japão e Dinamarca. Nestes países, o rei possui poderes limitados e representa o país como uma figura decorativa e clássica 2) ARISTOCRACIA: Governo DE poucos PARA todos. A classe social que detém o poder político por título de nobreza ou de riqueza. 3) DEMOCRACIA: governo do povo Formas Impuras: 1) TIRANIA: corrupção da monarquia 2) OLIGARQUIA: corrupção da aristocracia. Um pequeno número de dirigentes privilegiados usufrui o poder em beneficio próprio 3) PLUTOCRACIA pode ser vista, em alguns casos, como uma forma de oligarquia, na medida em que grupos se organizam e se articulam para manterem-se no poder. Controlando o governo. De toda forma, a Plutocracia exerce presença real quando os representantes políticos atendem interesses apenas daqueles que os apoiaram no financeiramente no processo eleitoral, deixando de ser o cargo político uma representação do povo. 3) DEMAGOGIA: corrupção da democracia

FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO Governo misto: aparece para a redução dos poderes da monarquia, aristocracia e democracia mediante determinadas instituições políticas, tais como um Senado aristocrático ou uma Câmara democrática. Montesquieu distingue três espécies de governo: República, Monarquia e Despotismo. A característica da democracia é o amor à pátria e à igualdade; da monarquia é a honra e da aristocracia é a moderação. A república compreende a democracia e a aristocracia.

FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO DE GOVERNO SISTEMAS DE GOVERNO 1) Sistema Presidencialista: - Surge com a Convenção de Filadélfia (Independência das 13 Colônias) - Típico regime de separação de poderes (até o chefe do executivo é eleito) - Chefia de ESTADO + Chefia de GOVERNO - Livre nomeação de ministros - O Legislativo não tem poder de destituí-lo (só o voto popular pode)

FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO DE GOVERNO SISTEMAS DE GOVERNO 2) Sistema Parlamentarista: - Chefia de governo é diferente da Chefia de Estado A manutenção da Função depende da CONFIANÇA do Parlamento - Parece mais democrático na medida em que não concede a UM SÓ (mas a um conselho) a chefia do Estado; - Há uma interdependência entre Executivo e Legislativo (o primeiro precisa do apoio do segundo para governar)

FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO DE GOVERNO SISTEMAS DE GOVERNO 2) Sistema Parlamentarista: O Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) proporciona a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Sendo assim, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser constituído e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, na maioria das vezes, exercido por um primeiro-ministro. O sistema parlamentarista pode se apresentar de duas maneiras: 1) Na República Parlamentarista, o chefe de estado (com poder de governo) é um presidente eleito pelo povo e empossado pelo parlamento, por tempo determinado; 2) Nas Monarquias parlamentaristas, o chefe de governo é o monarca (rei ou imperador), que assume de forma hereditária. Neste último caso, o chefe de estado (quem governa de fato) é um primeiro-ministro, também chamado de chanceler.