Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física SUPERCONDUTORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
Advertisements

MAGNETISMO: É a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ferro.  ÍMÃS  :  São pedaços  de metais  ferrosos que  têm a propriedade de se atraírem ou 
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRANSFORMADOR.
E NERGIA DETECTADA PELO OLHO. A S LÂMPADAS E TOCHAS FUNCIONAM TRANSFORMANDO ELETRICIDADE OU CALOR EM ENERGIA LUMINOSA. A LUZ É UMA SÉRIE DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Origem do Magnetismo Corrente elétrica dá origem a campos magnéticos! Profa Marisa Cavalcante.
Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015.
CONVERSÃO DE ENERGIA Prof. Dr. Giuliano Pierre Estevam Engenharia Elétrica
NOS TEMPOS ATUAIS, É CONSTANTE A EXIGÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS DE PRODUÇÃO, MEDIANTE A AUTOMAÇÃO E O CONTROLE DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS. SENDO.
PROPRIEDADE, DESEMPENHO E PROCESSAMENTO DOS METAIS.
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Processos de eletrização
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Professor Bruno Nascimento
“Estudando para o Enem de forma invertida”
Sistemas de Controle III N8SC3
Ciências da Natureza e suas
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Ciências da Natureza e suas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ligação metálica.
Ciências da Natureza e suas
Fundamentos de Eletricidade
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Os Modelos atômicos.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Fundamentos de Eletricidade
Estudando para o ENEM de forma Invertida
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
Circuitos trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO.
Mucio Continentino CBPF
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Introdução à Estrutura Atmosférica
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
Lorena Rodrigues Ramos Tatiana Sopko
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Indução Eletromagnética
Magnetismo terrestre A Terra se comporta como um enorme ímã, com o polo magnético sul localizado nas imediações do norte geográfico e o polo magnético.
NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NBR DA ABNT
TRABALHO E CALOR.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Professor Antenor Araújo
Física III Potencial Elétrico Prof. Alexandre W. Arins.
Indução Eletromagnética
Ligações metálica, iónica e covalente
Máquinas de corrente continua Rafael Martins CET TM-0518.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
RESISTÊNCIA ELÉTRICA Ciências da Natureza- Física- Professor: Airton Coelho 1.
Engenharia Eletrônica CONVERSÃO ELETROMAGNÉTICA DE ENERGIA 1º semestre 2017 Prof. Alexandre Moreira 4 aulas/semana: 4ª feira às 19:00 h Sábados às 09:30.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física SUPERCONDUTORES

As pesquisas no campo das temperaturas ultra-baixas começaram com a liquefação do hélio, realizada em 1908 pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes ( ). O ponto de ebulição do hélio líquido é de cerca de 4 K (-269º C). O estudo da eletricidade mostra que a resistividade de um condutor é uma função da sua temperatura. Desta maneira, seria de esperar que a resistividade se tornasse cada vez menor, à medida que a temperatura do condutor caísse, até que não houvesse resistência alguma à passagem dos elétrons. As pesquisas no campo das temperaturas ultra-baixas começaram com a liquefação do hélio, realizada em 1908 pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes ( ). O ponto de ebulição do hélio líquido é de cerca de 4 K (-269º C). O estudo da eletricidade mostra que a resistividade de um condutor é uma função da sua temperatura. Desta maneira, seria de esperar que a resistividade se tornasse cada vez menor, à medida que a temperatura do condutor caísse, até que não houvesse resistência alguma à passagem dos elétrons.

Ao fazer experiências com vários condutores, Onnes descobriu que a resistividade, de fato, continuava a cair com a queda da temperatura. Entretanto, em vez de se aproximar gradativamente da resistividade zero, cada material tinha uma temperatura específica na qual a resistividade caía subitamente para zero. Essa temperatura é chamada temperatura de transição. A condição de resistividade zero abaixo da temperatura de transição de uma substância é chamada supercondutividade. Onnes descobriu a supercondutividade em (Temperatura de transição do chumbo)

Um supercondutor se assemelha bastante a uma máquina de movimento perpétuo. No Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma corrente foi induzida num anel metálico enquanto estava abaixo da sua temperatura de transição. O anel foi então armazenado na mesma temperatura baixa. Um ano depois a corrente induzida ainda estava presente no anel, sem nenhuma perda de energia. Outra propriedade das substâncias esfriadas abaixo das suas temperaturas de transição é a sua impermeabilidade magnética. Em vez de concentrar as linhas magnéticas de força, como no caso dos metais ferromagnéticos em temperaturas ordinárias, uma substância supercondutora repele um campo magnético externo. Em outras palavras, o super-resfriamento produz uma propriedade que é o oposto do ferromagnetismo. Essa propriedade é chamada efeito Meissner, em homenagem ao físico que a descobriu em (A figura inicial mostra um ímã suspenso pelo efeito Meissner acima de um material supercondutor). Um supercondutor se assemelha bastante a uma máquina de movimento perpétuo. No Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma corrente foi induzida num anel metálico enquanto estava abaixo da sua temperatura de transição. O anel foi então armazenado na mesma temperatura baixa. Um ano depois a corrente induzida ainda estava presente no anel, sem nenhuma perda de energia. Outra propriedade das substâncias esfriadas abaixo das suas temperaturas de transição é a sua impermeabilidade magnética. Em vez de concentrar as linhas magnéticas de força, como no caso dos metais ferromagnéticos em temperaturas ordinárias, uma substância supercondutora repele um campo magnético externo. Em outras palavras, o super-resfriamento produz uma propriedade que é o oposto do ferromagnetismo. Essa propriedade é chamada efeito Meissner, em homenagem ao físico que a descobriu em (A figura inicial mostra um ímã suspenso pelo efeito Meissner acima de um material supercondutor).

O físico norte-americano Leon Cooper ( ) forneceu uma explicação para o fenômeno da supercondutividade em Num condutor metálico à temperatura normal, a corrente é conduzida por elétrons que se movem através da estrutura cristalina do metal. A repulsão eletrostática verificada entre os elétrons inibe seu movimento, o que explica a resistência elétrica do metal. Num supercondutor, no entanto, os elétrons deslocam-se aos pares, cujo momento - e consequentemente o movimento - não encontra impedimento na estrutura cristalina. Contudo, na temperatura de transição, a energia cinética das partículas na substância supera a ligação entre os elétrons e ela se transforma num condutor comum.

Os físicos acreditam que a temperatura de transição mais elevada possível para um metal é de cerca de 20 K. Isso cria uma séria limitação à utilização dos supercondutores. Evidentemente, os supercondutores são muito promissores para aplicações como transmissão sem perda de energia e supereletroímãs. É concebível que o efeito Meisser possa ser usado para suspender trens que desenvolverão velocidades superiores a 500 km/h, levitando sobre trilhos magnetizados. Entretanto, o problema da manutenção de uma linha de força ou trilhos abaixo da temperatura de transição é enorme. Observação: O valor de 20 K para a temperatura de transição se refere a uma informação de Atualmente já se conseguiu temperaturas mais elevadas. Para valores mais atualizados consulte Os físicos acreditam que a temperatura de transição mais elevada possível para um metal é de cerca de 20 K. Isso cria uma séria limitação à utilização dos supercondutores. Evidentemente, os supercondutores são muito promissores para aplicações como transmissão sem perda de energia e supereletroímãs. É concebível que o efeito Meisser possa ser usado para suspender trens que desenvolverão velocidades superiores a 500 km/h, levitando sobre trilhos magnetizados. Entretanto, o problema da manutenção de uma linha de força ou trilhos abaixo da temperatura de transição é enorme. Observação: O valor de 20 K para a temperatura de transição se refere a uma informação de Atualmente já se conseguiu temperaturas mais elevadas. Para valores mais atualizados consulte