1993 Aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA) do PF – Reality (FC1), produzido pela Female Health Company 1997 Registro na ANVISA 1998 Distribuição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
Advertisements

CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Internacionalização e Comércio Exterior de Serviços
GRUPO VITAMÓRE 2015/2016 Solicitação e recebimento do DDAHV (Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais) de Material informativo sobre HTLV para ser distribuído.
Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EAD
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Orientador: Jandro Moraes Cortes
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
JULIANA MELO ALENCAR INTERVENÇÃO NO PROGRAMA DE ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO DO MUNICIPIO DE ALVORADA DO GURGUEIA, PIAUÍ Orientador: Ernande Valentin.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Orientadora:Teresinha Heck Weiller
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FRANCISCO ROBSON DA COSTA ORIENTADORA: ELISIANE BISOGNIN
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
ORIENTADOR: JOSÉ ADAILTON SILVA
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Universidade Federal de Pelotas
Silvete Maria Brandão Schneider
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Yaneisy Guerra González
09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.
Grupo de Redução de Danos
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Para Elas  .
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

1993 Aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA) do PF – Reality (FC1), produzido pela Female Health Company 1997 Registro na ANVISA 1998 Distribuição do PF pela SMS de São Vicente/SP Aquisição e distribuição pelo Ministério da Saúde; - Estabelecimento de diretrizes e estratégias orientadoras da Política: Sistemática de Disponibilização do PF 1998/89 Estudo de Aceitabilidade do Condom Feminino em Contextos Sociais Diversos 2004/5 Realização do Estudo da Política de Distribuição e Acesso ao Preservativo Feminino 2007 Plano de Enfrentamento da Feminização da Epidemia da Aids e outras DST 2003 Oficina de Avaliação, Reorganização e Planejamento da Política de PM e PF 2005 Lançamento do FC2 (borracha nitrílica), idealizado para superar os aspectos negativos do FC1 (poliuretano); 2010/11 Realização do estudo Preservativo Feminino: das Políticas Globais à Realidade Brasileira – NEPO, ABIA e UNFPA 2012 Grupos diálogos, percepção, acesso e aceitabilidade (Porto Alegre, São Paulo, Brasília); Congresso Prevenção; Campanha em Parceria com UNFPA 2015 Oficina PF: prevenção e mulheres (PA e MA) 2013 Oficina PF: prevenção e mulheres (AC, PE, PB) Vídeos realizados pela DDAHV

Evolução das aquisições e distribuições de preservativos femininos. Brasil, 2000 a 2016 ANO Quantidade adquirida (Em unidades) Quantidade Distribuída (Em unidades) (1) (2) TOTAL Fonte: DDAHV Notas: (1) SISMAT - fonte de informação sobre distribuição de 2005 a 2009, 2011 e 2012 (2) Distribuição janeiro a fevereiro/16

Estoque MS: 11 milhões (vencimento 2020) Estoque CE/CM: 9 milhões  2 CE e 5 CM: 300 mil unidades vencerão em abril/maio/16  1 CE e 4 CM: com mais de 100% de estoque em relação ao recebido no período de jan15 a mar16;  6 CE e 10 CM: com mais de 50% de estoque em relação ao recebido entre jan15 a mar16;  1 CM: unidades venceram em fev16.

DDAHV  Articular com outras áreas afins do MS (DAGEP/SEGEP, Saúde da Mulher/SAS e outras)  Articular com outros setores CE e CM Articular com outros setores da saúde (SAE, CTA, Atenção Básica, Consultório na Rua e outros) Articular com movimento social Remanejamento do estoque para outras CE e CM

 Fortalecer a articulação com as CE e CM: circulação do PF;  Aprimorar o sistema logístico: Revisão do Plano de Necessidade; Análise crítica dos pedidos de ressarcimento.  Estabelecer mecanismos de comunicação e estratégias para estimular o uso do preservativo; Levantamento bibliográfico; Produção vídeos instrucionais para divulgação; Organização de acervo com relatos de boas práticas oferta/disponibilização/uso do PF.  Promover e ampliar o uso, o acesso e a aceitabilidade; Diagnóstico sobre situação de oferta do PF nos Estados e Municípios; Oficinas sobre a ampliação do uso, do acesso e da aceitabilidade do PF; Sistematização de metodologia da intervenção Levantamento de experiências internacionais de compra, distribuição e de promoção do PF; Seminário nacional sobre o tema  Articular a agenda do PF junto as áreas do MS e outros setores governamentais, sociedade civil e organismos internacionais.

Oficina “Saúde Integral das Mulheres Jovens e Adultas Vivendo com HIV/Aids”: fortalecer segmentos de mulheres (jovens e adultas) para a disseminação de informações e de ações de cuidado e de acesso à saúde integral de mulheres vivendo com HIV/Aids. Março das Mulheres: Postagens em redes sociais do DDAHV (Facebook e twiter) Roda de conversa “Preservativo Feminino: uma conversa importante: prevenção, experiências e desafios”. Circuito Saúde: Iniciativa do MS (SH/ST/PNI), da Secretaria dos Portos (PR) e do SEST/SENAT. Ações de promoção em saúde para áreas portuárias. Grupo Técnico Assessor para construção das Diretrizes Nacionais de Atenção à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (Portaria GM nº 1540 de 24 de setembro de 2015) Nota Informativa : Orientar as CE e as CM sobre a oferta e o acesso aos preservativos femininos na rede de serviços de saúde

Grata pela atenção! Elisiane Pasini - Carina Bernardes – Liliana Pittaluga – Coordenação de Prevenção e Articulação Social – CPAS Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS