Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais Fabio Mesquita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
Advertisements

MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Principais Contratos Paralisados. AM AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS Região Norte Região Nordeste Região.
Projetos estratégicos COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Projetos Produto 6.09: "Sistemas Integrados de Planejamento e Finanças" ARP – Aceleração.
Uma Alternativa de Recurso Próprio com Foco na Integralidade dos Cuidados e Sustentabilidade da Cooperativa.
Marcelo Contardo Moscoso Naveira Coordenação de Hepatites Virais Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
Marcelo Contardo Moscoso Naveira Coordenação de Hepatites Virais Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO ACÓRDÃO 699/ PLENÁRIO – TCU TRANSPARÊNCIA Helio Rocha 30/06/2016.
Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Marcelo Freitas Coordenação de Assistência e Tratamento Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
Reunião Coordenadores 2016 CLAB. Na busca de novas estratégias para proporcionar maior agilidade na realização dos exames de Genotipagem de HCV e HIV-1,
Situação da Notificação Compulsória do HIV e da Aids Coordenação de Informações Estratégicas Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (CIE/DDAHV/SVS/MS)
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Kenia Lopez Monasterio
Encontros Setoriais 2017.
Holean Francisco Rodrigues Costa
Benefícios de se tornar empresário Abril/2017.
Pagamentos em atraso em 2016
Racionamento de água Abril/2017.
Orientadora: Daniela Nunes
Avaliação do Natal de 2016 Pesquisa especial de fim de ano.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 26 DE JANEIRO DE 2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
Orientadora: Danieli B. da Silva
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços SEMINÁRIO: EMPREENDER PARA CRESCER ! O Setor de Academias de Ginástica, Musculação,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Dados estatísticos de não conformidade Sindigás
Remuneração dos docentes em exercício na educação básica: um pareamento das bases de dados do Censo Escolar e da RAIS Brasília-DF | Junho 2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
HIV - ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA EXPOSTA
- SITUAÇÃO ATUAL DA AUDITORIA FISCAL DO TRABALHO EM SÃO PAULO - A FISCALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS: DADOS DE 2017 Reunião da Câmara Paulista para a Inclusão.
Superintendência de Saúde e Filiais
Transcrição da apresentação:

Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais Fabio Mesquita

O que nos guia  Inovação  Evidência Científica  Diálogo com todos os atores  Atuação inserida no SUS (articulação SVS e SAS)  Inserção internacional

Produção Técnico-Científica

XXIII Congresso Brasileiro de Hepatologia (São Paulo, 2015)XIX Congresso de Infectologia (Gramado, 2015)

Vigilância em Hepatites Virais Casos notificados de Hepatite B, Brasil, anos+, jovens adultos Impacto positivo da vacina para hepatite B em infância e adolescência Casos notificados de Hepatite C, Brasil, anos+ Envelhecimento da população cronicamente infectada pelo HCV, acúmulo de comorbidades & consequência de exposição na juventude

Diagnóstico em Hepatites Virais Implementação do teste rápido, Brasil, Teste Rápido para Hepatite C Testes Rápidos Até mar/2016 HCV * *Ata de registro de preço: até testes rápidos Fonte: CGLOG, CLAB/DDAHV/SVS/MS

Assistência em Hepatites Virais Internações por Hepatites Virais, Óbitos e Taxa de Letalidade, Brasil, Decréscimo de internações por hepatites virais Impacto da redução de internações por hepatite A com melhoria da água e oferta de vacina Internações por Câncer de Fígado, Óbitos e Taxa de Letalidade, Brasil, Incremento de internações por complicações de doença hepática avançada (CID10: B22) Estabilidade da taxa de letalidade Fonte: DDAHV/SVS, DAF/SCTIE, Sistema Nacional de Transplantes – Ministério da Saúde (16/12/15) Ano Tx. Hepático *

Progressão da Assistência em Hepatite C Crônica Número estimado de pessoas tratadas para Hepatite C. Brasil, Tratamentos /2016 PR/IP/DAA

Avanços na Hepatite B & D Campanha 2015 – Juventude e importância da imunização Vacina para Hepatite B – Ampliação Faixa Etária – Nota Informativa Nº149/2015 CGPNI/DEVIT/SVS/MS Novo PCDT para Prevenção da Transmissão Vertical Tenofovir Novo PCDT para Hepatite B e Coinfecções (Conitec 2016) – Otimização do tratamento (PEG-IFN ou Tenofovir/Entecavir) – Rotina de Consultas e Exames e Reforçar Adesão ao Tratamento – PEG-IFN 48/96s + Tenofovir/Entecavir para Hepatite B/D Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais na Região Amazônica

Avanços na Hepatite C Campanha 2015 – “1993”, 40 anos+ Novo PCDT para Prevenção da Transmissão Vertical Incorporação de DAC, SIM e SOF no SUS Incorporação da Elastografia Hepática no SUS Novo PCDT para Hepatite C e Coinfecções – Novos medicamentos. Mais eficazes e com menos efeitos adversos – Descontos superiores a 90% do preço praticado internacionalmente – Capacitações em 11 UF, em 16 cidades

Distribuição Novos Medicamentos

Região Norte 4º Tri 20151º Tri 2016

Região Nordeste 4º Tri 20151º Tri 2016

Região Centro-Oeste 4º Tri 20151º Tri 2016

Região Sudeste 4º Tri 20151º Tri 2016

Região Sul 4º Tri 20151º Tri 2016

Os primeiros seis meses Investimento: R$ , tratamentos distribuídos 56 relatos de eventos adversos: – Sofosbuvir: 1 Notivisa e 28 Periweb – Daclatasvir: 0 Notivisa e 19 Periweb – Simeprevir: 0 Notivisa e 08 Periweb 8 registros de óbito (investigação em andamento) 23% das solicitações apresentaram erros de prescrição ou falta de documentos (CNS, CID-10, grau de fibrose hepática)

Os primeiros seis meses VIDEOCONFERÊNCIAS COM 23 UFS DataUnidades da Federação 27/01AL, BA, CE, PB e PI 27/01AC, AM, AP e RR 28/01DF, GO, MS e MT 29/01SC e RO 03/02RN 24/02SE, SP e RJ 26/02RS 29/02MG 11/03ES 17/03PR Nota: MA, PA, PE, TO não dispunham de agenda para realização desta atividade

Os primeiros seis meses Demandas frequentes nas videoconferências Posicionamento sobre o Status alfandegário e a logística de distribuição dos novos medicamentos Dificuldades com um maior tempo para preenchimento das tabelas de previsão de tratamentos exigidas pelo DAF/SCTIE Importância dos exames de carga viral de HCV na 12ª semana pós-tramtamento (RVS12) para adequado monitoramento clínico Outros tópicos: – Identificação de reações adversas e estímulo à notificação (Notivisa) – Aquisição e entrega de kits de imunoensaio e testes rápidos para hepatites virais – Situação atual da distribuição da vacina de hepatite B

Distribuição 2º Tri 2016 Primeira quinzena de abril/2016 Complementação de 715 tratamentos de sofosbuvir e simeprevir do 1º trimestre (Ofício Circular nº02/2016 CGCEAF/DAF/SCTIE/MS) Atendimento da suplementação de 2015 e 1º trimestre de 2016 Quantitativos de medicamentos adquiridos (3ª parcela): – Daclatasvir: comprimidos revestidos – Simeprevir: cápsulas – Sofosbuvir: comprimidos ~9.000 tratamentos de 12 semanas

Os próximos meses... Hepatite C: – tratamentos (out/2015-out/2016) – Monitoramento clínico e avaliação dos novos medicamentos Novo PCDT para Hepatite B e Coinfecções (jul/2016) Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais na Região Amazônica World Hepatitis Summit (São Paulo, 2017) World Indigenous People’s Conference on Viral Hepatitis (Manaus*, 2017)

Obrigado! Fabio Mesquita Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais