O ROMANTISMO NO TEATRO A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
Advertisements

Expressão artística da classe burguesa do início do século XIX
Teatro Linha do tempo.
Romantismo Teatro, música e dança.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
TEATRO N0 BRASIL NOS SÉCULOS XVII E XVIII Casa da Ópera Teatro Municipal – primeiro teatro construído no Brasil – Ouro Preto/MG, no século XVIII.
Imperialismo, Gobineau e Racismo.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Valorização do corpo: a sociedade do culto ao corpo perfeito
Contextualização histórico-literária
O Texto Dramático A Representação Teatral
ÉPOCAS DA LITERATURA PORTUGUESA
O Romantismo.
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias– História da Arte
ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO CÊNICA
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
TEATRO EXPRESSIONISTA
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO
14/04/2018 CLASSICISMO FRANCÊS Pierre Corneile Jean Racine Molière.
Globalização Trabalho de Sociologia 2007/2008
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Arcadismo ou Neoclassicismo
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
O Romantismo Thomas Jones, O Bardo (1774)..
RENASCIMENTO CULTURAL
LITERATURA BRASILEIRA I
Renascimento cultural Parte - I
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Prof. Esp. Suzana de Morais
CONTO E CRÔNICA.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
ÉPICO: narra comenta pondera utiliza episódios
POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE
Humanismo Período literário.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Século XIX.
O Romantismo.
CUCA – LITERATURA – TEMA 5
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
T e a t r o R o m â n t i c o Alex Bernardo é Especialista em Arte-Educação em Teatro / Licenciado em Arte e Bacharel em Artes Cênicas.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
Amor de Perdição O narrador
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
Neoclassicismo Romantismo e Realismo
Iluminismo.
MAX WEBER
Renascimento – Idade Moderna.
Conteúdo Gênero textual
Arcadismo Contexto Histórico.
Humanismo Prof. Eder Rodrigues.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Frei Luís de Sousa como drama romântico
Século XIX.
LITERATURA TURMA 201 PROF. GEFERSON ARAUJO P1.
O Pensamento Iluminista
AS FÁBULAS.
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
“...o artista imaginativo deveria iluminar as coisas com seu espírito e projetar seu reflexo no espetáculo dos outros.” Contexto Político Francês   OS LEGITIMISTAS,
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Prosa Romântica no Brasil. Folhetim A difusão da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim. Os folhetins eram capítulos de romances de periodicidade.
3. Camilo Castelo Branco Amor de Perdição Outras Expressões, 11.º ano.
DIFERENTES Formas de estado NA HISTÓRIA: absolutismo e liberalismo
Vanguardas Europeias Século XX.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
Transcrição da apresentação:

O ROMANTISMO NO TEATRO A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix

Iniciou-se no final do século XVIII e se expandiu no século XIX, época em que ocorria a ascensão da burguesia. Surgiu inicialmente na Itália, Inglaterra e Alemanha, como reação ao espírito racionalista do Iluminismo simultânea à desconfiança que vinha se criando sobre a razão – Sturm und Drang. Ganhou força na França, se espalhando após isso nas Américas. Contexto Histórico

Expressão do sentimento do artista (individualismo, sentimentalismo). Idealização do amor, da mulher, da morte e da nação. Retomada dos ideais e valores medievais. Valorização da obra de William Shakespeare. Retratava situações do cotidiano. Consistia no drama que em geral separava herói e vilão. Valorizava a religiosidade. Características

Rompimento da lei das três unidades do teatro clássico: tempo, espaço e ação. Os dramas adquirem estrutura livre, como uma série de episódios relacionados entre si, através de cenas curtas em diversos locais e com duração de mais de 24h. O teatro se adaptou a um novo tipo de público alvo: a burguesia, que se encontrava em ascensão. O texto passa do verso para a prosa. Utiliza-se uma linguagem culta. Passa a retratar os problemas sociais e morais da época. Inovações

No século XIX, havia uma preocupação excessiva com a autenticidade dos cenários (utilização de cenários tridimensionais). Até mesmo cavalos vivos subiam ao palco. O desenvolvimento tecnológico modificou toda a aparelhagem que cercava o espetáculo: luzes (iluminação a gás), som e efeitos especiais diversos. Elementos Cênicos

Victor Hugo - ( ) Victor Hugo enumera novos princípios para o teatro: abandona as unidades aristotélicas, desprezo pela regra do bom gosto (que impedia a exibição de cenas chocantes), troca da linguagem nobre por uma mais popular e dá preferência a temas extraídos da história europeia. Principais obras: Os Miseráveis; Cromwell; Rui Blas; Hernani (esta foi o primeiro drama teatral francês). Principais Dramaturgos

Almeida Garrett - ( ) Renovou o teatro português, nacionalizando a cultura. Para ele o teatro era um meio de educação fundamental. Principalmente nas obras O Alfageme de Santarém e Frei Luís de Souza, exalta a alma nacional tentando renovar o sentido do dramático. Nas suas obras, oscila entre o Classicismo e o Romantismo. Goethe - ( ) Principais obras: Fausto (onde Goethe critica a razão iluminista) e O Sofrimento do Jovem Werther. Ao contrário de Schiller, Goethe não possuía o segredo da dramaturgia. O seu teatro não se formava espontaneamente, não tendo ele o gênio do artista.

Schiller - ( ) Seus dramas (todos de assunto histórico) caracterizam o típico drama romântico e possuem um poder de comunicação que ainda hoje lhes dá a prioridade na atenção dos espectadores. Alguns dramas: Dom Carlos; Demetrius; Os Bandoleiros. Alexandre Dumas – pai – ( ) Escreveu crônicas históricas, bem como diversos romances repletos de aventuras que incitavam a imaginação do público francês. Algumas obras: Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo.

Comedie Française