Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Engenharia Elétrica
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
ESPECIFICAÇÃO DE PROCESSOS PALESTRANTE, MÊS ANO. HOJE FALAREMOS SOBRE 1.OBJETIVO 2.DIRETRIZES DO DESENHO 3.NOTAÇÕES DO DESENHO 4.PADRÃO DE NUMERAÇÃO 5.EXEMPLO.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
FLUXOGRAMA AULA 2 Prof. Anderson Hirata 2º sem de 2016.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
Preparação do Orçamento para Fundo de Emprego JOBA VIP Hotel August 11,
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Tópicos Especiais em Computação I
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
REGRAS E COMBINAÇÕES Educação Física Profa. Marlova Prof. Jorge
Introdução a Engenharia de Alimentos
Braço controlado Projeto O Belisco
Seleção de materiais aula 2
Coordenação: Marcelo Correa
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 1
Introdução a Engenharia Elétrica
Introdução à Engenharia Civil
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Vinícius Guilherme Hoffmann Aula 0 - Introdução
PNV3100 – Aula S 11 Introdução Conclusão da segunda fase do projeto
Integrantes (até dois) < > Data
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Introdução a Engenharia Elétrica
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
Ciência & Engenharia da Computação
Charles Madeira Reunião de Apresentação do Curso Técnico Presencial de Programação de Jogos Digitais Pronatec Charles Madeira
Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
Apresentando um plano de trabalho!!!
Certificado de Estudos em Eletrônica de Potência
Levantamento Topográfico
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
Atividades 1: Alimentação
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Controle e monitoramento de nível utilizando o Arduino Uno
MEMORIAS.
Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2011/02.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Software para Gestão Empresarial
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Domótica
Introdução ao Projeto na Engenharia
O que você deve saber sobre
Introdução ao Projeto na Engenharia
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Descrição dos objetivos que se pretendem realizar com o trabalho
Administração amintas paiva afonso.
Descrição dos objetivos que se pretendem realizar com o trabalho
Aula S8 Lição de casa dada na S7
Avaliação e Especificação de Soluções
Introdução à Engenharia Civil
Avaliação e Especificação de Soluções
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
Software para Gestão Empresarial
Normas gerais para apresentação Oral: 1
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
Transcrição da apresentação:

Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas Digitais PEA Energia e Automação Elétricas PSISistemas Eletrônicos PTCTelecomunicações e Controle Agosto de 2016 Apresentação do projeto temático Aula S2 V2.1

2 Sumário 1.Apresentação do tema 1.Exercício desenvolvido ao longo do semestre 2.Projeto de aplicação 2.Etapas do projeto

3 1.1 Exercício desenvolvido Ao longo do semestre os alunos de cada grupo irão receber conceitos e materiais a para construção de um artefato de engenharia elementar. – O exercício irá explorar áreas multidisciplinares da engenharia elétrica: Eletricidade, potência, energia, motores e acionamentos Eletrônica, microeletrônica, circuitos integrados e sensores Sistemas digitais, computação, programação e microcontroladores Sistemas de controle, telecomunicação, sinais e sistemas

4 1.1 Exercício desenvolvido Os alunos devem estender os conceitos desenvolvidos e direcioná-los para resolver um problema, em uma determinada aplicação. Serão feitas apresentações, relatórios e demonstrações públicas.

5 Tema do semestre Na área de climatização de ambientes... Aplicações de uma câmara térmica

6 Descrição da câmara Recinto fechado, como um calorímetro. Dispõem de: – Uma fonte de calor, que pode ser ligada ou desligada a vontade, que fará o aquecimento do recinto (resistor de aquecimento). – Um sensor capaz de medir a temperatura do recinto e enviar a informação para um computador. – Um ventilador, acionado automaticamente por um computador, para realizar o arrefecimento do recinto. – Um computador capaz de processar as informações de temperatura e controlar o acionamento do ventilador.

7 Câmara térmica e seus componente básicos

8 Fonte de calor Um resistor de potência. Quando ligado fornece calor à câmara. Alimentado por uma fonte dedicada.

9 Sensor de temperatura Um circuito integrado medidor de temperatura LM35. Capaz de medir entre -55 [°C] a 150 [°C].

10 Ventilador Um ventilador com motor brushless. Realiza o arrefecimento da câmara.

11 Computador Plataforma computacional, programável. Realiza a leitura da temperatura e o acionamento do ventilador. Necessita de uma placa de apoio para interface com os demais componentes.

12 Funcionamento básico O resistor pode ser acionado por meio de um botão, a qualquer momento. O computador continuamente: – Lê os dados do sensor de temperatura. – Decide quando ligar o ventilador para refrigerar a câmara. Objetivo: manter a temperatura na câmara dentro de uma faixa desejada pelo usuário.

Aplicação da câmara térmica Desafio Cada grupo de até 6 alunos deve desenvolver uma aplicação, baseada no emprego da câmara térmica, ou com os princípios utilizados na mesma.

14 Etapas da atividade 1.Encontrar uma aplicação interessante para a câmara térmica. 2.Especificar como será seu funcionamento e operação. 3.Desenvolver, construir e testar sua aplicação, demonstrando seu funcionamento, como esperado. 4.Documentar.

15 Exemplos de aplicações – Uma estufa de plantas – Uma chocadeira para aves – Um recinto de uma residência – Um secador de cabelos programável –...

16 Atenção: Restrições para os projetos Temperatura máxima da câmara:60,0 [°C] Temperatura mínima da câmara: Temp. Ambiente Potência elétrica máxima:30,0 [W] Veículo refrigerante:AR (R-729)* * Código do refrigerante segundo a ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. Atenção: A critério do professor, outras potências, temperaturas (abaixo da temp. ambiente) e fluídos refrigerantes (R-718* ou água) poderão ser usados.

17 Entregas para o “cliente” Relatório e apresentação oral preliminar Relatório e apresentação oral final Demonstração pública

18 Compromissos e responsabilidades Seguir estritamente as regras apresentadas. Assiduidade e pontualidade. Trazer os materiais em todas as aulas!! Cuidar da segurança pessoal e dos colegas no uso de dispositivos elétricos e eletrônicos. Zelar pela guarda e uso adequado dos equipamentos e componentes emprestados. Devolver todos os materiais ao final do semestre. Apresentar postura ética e profissional.

19 Sumário 1.Apresentação do tema 2.Etapas da atividade de aplicação da câmara térmica I.Primeira fase A. Levantamento de dados e requisitos sobre aplicações B. Análise do levantamento e definição do problema C. Proposta de alternativas de solução II.Segunda fase D. Escolha da melhor solução E. Especificação detalhada da solução F. Implementação de prova de conceito da solução

20 2. Primeira fase Etapa A – Levantamento de dados e requisitos (S2) – Procurar na literatura por dados e informações a respeito de aplicações e seus requisitos. Ex: Importância, detalhes do funcionamento. Energia necessária, tolerância do ajuste de temperatura. Quantidades, custos, números. – Objetivo dessa etapa: obter informações para justificar, mais tarde, a escolha de uma ou outra aplicação. – Exercício: levantamento na INTERNET, revistas, periódicos e outras publicações. – Os dados devem ser apresentados brevemente (5 minutos!!!) aos demais grupos na próxima aula