Segunda Idade da Música Seminário da disciplina MEMES II Música e Sociedade – Vanda Freire – páginas 56 a 67 Vitória Coimbra e Souza

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Transcrição da apresentação:

Segunda Idade da Música Seminário da disciplina MEMES II Música e Sociedade – Vanda Freire – páginas 56 a 67 Vitória Coimbra e Souza

 A Segunda Idade da Música, segundo Wiora, é aquela que se situa no contexto das antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia, Oriente, Antiguidade Greco Romana)  A escrita começa a desabrochar, o que nos permite acesso a textos da época, tornando mais fácil o exame desse período CONTEXTO

 Wiora estabelece para a Segunda Idade uma divisão em três períodos:  O primeiro envolvendo as “altas culturas arcaicas”  O segundo começando com o “nascimento da teoria musical e com uma concepção filosófica da música”  O terceiro compreendendo “a sobrevivência da Antiguidade no Oriente e o desenvolvimento posterior da música nas culturas superiores dessa parte do mundo” PERÍODOS DA SEGUNDA IDADE

 Uma modificação importante em relação à Primeira Idade é que a cultura estava centrada no culto, e é assim que a música assume suas novas funções;  “A música desempenhava um tal papel na vida religiosa que se estima (...) que a música profana não existia” Wiora, 1961, p.44  A associação da música com a religião nesse período parece ser indiscutível, mas cabe questionar essa dita inexistência da música profana. PRIMEIRO PERÍODO

 Em relação aos instrumentos musicais, Menuhin (1981) fala sobre esse relacionamento dos instrumentos a propriedades mágicas e observa também que houve uma tendência gradativa a despojá-los dessas funções (a partir da época do Império Romano);  Alem da relação entre os instrumentos musicais, hinos, preces e estilos musicais, Wiora fala da relação entre gêneros poéticos do culto sumeriano e instrumentos; PRIMEIRO PERÍODO

 Os sumerianos e os egípcios foram os primeiros a desenvolver uma profissão musical organizada.  Os músicos, por sua participação nos cultos, tinham “status” equivalente aos padres.  Músicos e suas músicas eram enterrados em tumbas reais. PRIMEIRO PERÍODO

 O segundo período da Segunda Idade da Música, segundo Wiora, começa com o nascimento da teoria musical e de uma concepção filosófica da música, na China e na Grécia;  Ser “mousikos”, para os gregos, significava ser músico e culto e era considerado mais digno do que se dedicar às artes plásticas; SEGUNDO PERÍODO

 Segundo Wiora, a palavra “música” teve sua origem na religião grega, sendo a única arte cujo nome deriva de uma divindade;  Sendo a música derivada do “ensino da Musas”, requer uma instrução que não pode ser puramente estética: se converte em disciplina escolar, em objeto de maestria, da medida de valores éticos, é uma ‘sabedoria’ (Candé, 1981) SEGUNDO PERÍODO

 Outro aspecto que Wiora ressalta na música grega é a ética musical, que se entremeava a motivos míticos e filosóficos;  Platão procurava conservar o senso ético da música e renová-lo: rejeitava, com base nesse senso ético o que fosse nocivo para o homem e para a moralidade da sociedade; SEGUNDO PERÍODO

 Aspectos musicais, matemáticos e místicos se interligavam, e a fraternidade religiosaa fundada por Pitágoras buscava atingir, segundo Wiora, a purificação da alma pela via monástica e pela música, esperando escapar ao ciclo de migração da alma pela iniciação aos mistérios dos números eternos e da harmonia cósmica; SEGUNDO PERÍODO

 O Terceiro Período da Segunda Idade da Música corresponde à sobrevivência da Antiguidade do Oriente e ao desenvolvimento posterior da música nas culturas orientais superiores;  Wiora assinala, além da diversidade de concepções,, o sentido variado que o termo música tinha na Índia, na China, tal como na Grécia.  O autor ilustra essa diversidade com exemplos variados, como o da relação entre música e deteriminismo astrológico e cosmológico: TERCEIRO PERÍODO

 “Sem nenhuma dúvida, a euforia que a música proporciona repousa, em grande parte, na nossa profunda dependência dos períodos e ritmos do mundo exterior e de seus movimentos automáticos” (Wiora, página 104) TERCEIRO PERÍODO

 Menuhin afirma que, para os chineses, “a música era uma ferramenta para governar os corações das pessoas”;  Relacionado aos judeus, Candé relaciona menções bíblicas à música entre eles, aparecendo, entre as referidas citações, o registro de funções rituais e militares, assim como de efeitos terapêuticos; TERCEIRO PERÍODO