Evolução dos Modelos Atômicos. Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
Advertisements

Átomo e Modelos Atômicos
Cursinho Pré-vestibular Química Geral e Orgânica
Estrutura atômica (Atomística)
Evolução dos Modelos Atômicos
Aulas 1 e 2 – modelos atômicos
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
MODELOS ATÔMICOS.
Química MODELOS ATÔMICOS.
Modelos atômicos Prof°: Diego Mainardi Modelos atômicos.
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
7.1 Evolução dos modelos atómicos:
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNCIA
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Modelos atômicos.
MODELOS ATÔMICOS Química. Leucipo e Demócrito (400 a.C) Leucipo e Demócrito (400 a.C) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os.
MODELOS ATÔMICOS. DO QUE É CONSTITUÍDA A MATÉRIA?
Aula 3 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
A evolução dos modelos atômicos Demócrito: Demócrito: no século IV a.C. afirmava que a matéria era composta de partículas indivisíveis, o átomo.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.
Introdução à Química Sumário Introdução a Química Estrutura da Matéria Átomo Page 01 Luciana Melo Almeida.
FEZ A PRIMEIRA DESCOBERTA A RESPEITO DA LUZ. EM 1672 ELE PERCEBEU QUE A LUZ BRANCA É COMPOSTA DE VÁRIAS CORES, USANDO PRISMAS PARA DECOMPOR E RECOMPOR.
Química Geral e Orgânica PROFESSOR: Msc. Diogo Chaves Gama Aires 1° Período 2017.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Processos de eletrização
Modelos Atômicos e o Átomo
QUÍMICA.
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Modelos Atômicos Química 1A - Aula 01 Aristóteles – 367 a.C.
Modelos atômicos Prof.: Nilsonmar.
Unidades do Sistema Internacional (SI)
5 Introdução à estrutura atômica Capítulo
Frente 1: Modelos atômicos
Modelos Atômicos Matson Souza.
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Átomo e Modelos Atómicos
Os Modelos atômicos.
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Química MODELOS ATÔMICOS.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Ideia inicial do átomo A palavra átomo vem da Grécia antiga, em 450 a.C. Os filósofos Demócrito e Leucipo formularam um.
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
De onde vem as cores dos fogos de artifício ?.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Introdução à Química.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
O ÁTOMO E SUAS DESCOBERTAS E PARTICULARIDADES..  Introdução - Filósofos Atomísticos - Alquimia - Lavosier e as Leis Ponderais  Modelo, o que é?  Modelo.
MATERIAIS ELÉTRICOS Aula
Evolução dos Modelos Atômicos
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À QUÍMICA GERAL
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Modelos atômicos.
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
Modelos Atômicos e o Átomo Unidade Curricular: Química Geral I Fase: 1
Química MODELOS ATÔMICOS.
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS
INTRODUÇÃO À RADIOATIVIDADE Radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos,
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Professora: Angelina Maria de Almeida 1 Estrutura Atômica.
Evolução do Modelo Atómico CFQ – 9º Ano de Escolaridade.
Transcrição da apresentação:

Evolução dos Modelos Atômicos

Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se referia à natureza da matéria. Para eles a matéria não podia ser dividida infinitamente, ou seja, qualquer material poderia ser repartido em partes menores até atingir um limite. Ao atingir esse limite as pequenas partículas se tornariam indivisíveis e receberiam a denominação de átomos (a = prefixo de negação, tomo = divisão) Essa teoria ficou conhecida como atomismo

Durante muito tempo, a teoria aristotélica que o Universo seria formado pela combinação do que chamou de “elementos fundamentais” : água, ar, fogo e terra; e ao se combinarem davam origem a todos os materiais, predominou em relação ao atomismo de Demócrito e Leucipo. Essas ideias tinham somente bases filosóficas e não científicas.

MODELOS ATÔMICOS CIENTÍFICOS O ÁTOMO DE DALTON Em 1808, procurando explicar as observações experimentais das Leis Ponderais das Reações Químicas, Dalton propôs o seguinte modelo: esfera maciça e homogênea indivisível indestrutível O que diferencia o átomo de um elemento do átomo de outro elemento é a massa atômica.

O ÁTOMO DE THOMSON Foi elaborado como tentativa de explicar fenômenos envolvendo a condutividade elétrica de soluções aquosas e a eletrização de corpos. Em 1897, Thomson, ao realizar vários experimentos com gases submetidos a descargas elétricas em tubos de raios catódicos (ampolas de Crookes), foi capaz de concluir que esses raios catódicos são na verdade constituídos pelo fluxo de partículas menores que o átomo e dotadas de cargas elétricas negativas que ele denominou de elétrons.

Thomson propôs um modelo atômico, em que o átomo seria divisível. Para Thomson, o átomo seria uma esfera positiva na qual os elétrons estão distribuídos mais ou menos uniformemente

O ÁTOMO DE RUTHERFORD Em suas pesquisas a respeito de substâncias radioativas, Rutherford verificava a possível influência da radiação alfa sobre vários materiais. Ao bombardear uma placa de ouro muito fina, quase transparente, ele obteve resultados surpreendentes: A maior parte das partículas alfa atravessava direto a placa de ouro, sem sofrer desvios, como se a maior parte da área da placa fosse um imenso vazio (A); Um número pequeno de partículas alfa sofria desvios acentuados(B) ou não atravessava a placa de ouro (C).

Rutherford propôs que no átomo existem duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera. Nessa estrutura os elétrons giravam ao redor do núcleo atômico como planetas ao redor do sol. O núcleo tem um raio de a vezes menor que o átomo e concentra praticamente toda a massa do átomo. Em 1932, James Chadwick confirmou experimentalmente a existência dos nêutrons Através de transformações nucleares.