Pesquisa e Extensão Universitária e a “Hélice Tripla”: Setor Produtivo, Órgãos Públicos e Instituições de Ensino – Limites e Oportunidades Triple Helix:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
Advertisements

PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta CBD0264 I NFORMAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA.
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta CBD0264 I NFORMAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
EVOLUÇÃO DA OCUPAÇÃO URBANA IMPACTO DA REALIZAÇÃO DOS MEGA EVENTOS NA OCUPAÇÃO DO SOLO E NO DESENVOLVIMENTO URBANO DO MUNICÍPIO.  Licenças.
Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação LEI Nº /2016 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS Esplanada.
BRASIL P, D&I em Tecnologia da Informação Virgilio Almeida | P&D PARA INOVAÇÃO EM SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI | | BRASIL PLATAFORMA GLOBAL | EXPORTAÇÃO |
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
Legislação sobre Incentivos à Inovação Lei de Inovação Estadual.
Extensão Universitária
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
TEMA: DESAFIOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
TÍTULO DO BANNER Conclusão: Referências:
Identidade Institucional no IFCE
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
Inovação e alimento saudável Visão Acadêmica e da Legislação
  WORKSHOP TOMADA DE DECISÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E GESTÃO - EVENTOS EXTREMOS E DESASTRES AMBIENTAIS 28 e 29 junho 2016 IEE- USP.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Plano Tecnológico.
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
TÍTULO DA RODA DE CONVERSA
2 Inovação Mario Neto Borges Presidente do CNPq.
São Paulo State University
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Análise histórica da indústria de etanol no Brasil
CURRICULARIZAÇÃO/CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
Ciência & Engenharia da Computação
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
RAZÕES PARA O ENSINO SUPERIOR ATIVAR O SERVIÇO COMUNITÁRIO
UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
Grupos isolados que pesquisam EaD
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Pesquisa Aplicada e Inovação
Eduardo Manuel de Freitas Jorge
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Missão do CCNH.
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
1. DF ANTES DA REDESIM – BREVE HISTÓRICO – CENÁRIO ATÉ 2014
Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini
INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMAS DE FÉRIAS 2018/2.
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
Dia Nacional da Ciência
CNPq e o Currículo Lattes
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
“GUIA” FONTES DE CONSULTA BIBLIOGRÁFICA ONLINE
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Orador David MAGONAGONA Nampula, 2018 UNIVERSIDADE LÚRIO FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE Factores que influenciam ao processo de investigação científica.
CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS FATEB 2019 ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS.
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Profa. Dra. Helena Carvalho De Lorenzo Universidade de Araraquara
Transcrição da apresentação:

Pesquisa e Extensão Universitária e a “Hélice Tripla”: Setor Produtivo, Órgãos Públicos e Instituições de Ensino – Limites e Oportunidades Triple Helix: extensão e universidade empreendedora

História e evolução da extensão na universidade brasileira Até anos 50: foco no ensino. Início dos anos 60: primeiras incursões pela extensão. Segunda metade dos anos 60: institucionalização da pesquisa (reforma universitária, departamentalização, CNPq/CAPES). Década de 70: advento da cooperação universidade- empresa, via para o desenvolvimento tecnológico. Final dos anos 80: institucionalização da extensão como atividade acadêmica.

Definição de extensão Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. (Plano Nacional de Extensão, 2001)

Os modelos explicativos Triângulo de Sábato (Jorge Sábato, Natalio Botana, 1968): inter-relações apoiadas em competências exclusivas; universidade reativa. Triple Helix (Henry Etzkowitz, Loet Leydersdoff, 1990): inter-relações dinâmicas, apoiadas em transições e intersecções de competências; universidade como ator ativo do desenvolvimento via geração de inovações; universidade empreendedora.

Tipologia de extensão e oportunidades para a universidade empreendedora Atividades assistenciais Eventos artísticos, culturais e esportivos Atividades de disseminação do conhecimento Prestação de serviços Transferência de tecnologia e conhecimentos

Limites e oportunidades Limites (pré-existentes): pesquisa; insulamento; ausência ou fragilidade de mecanismos institucionais; dificuldade de interlocução. Oportunidades (a serem criadas): agências de inovação; apoio a spin-offs; ambientes de inovação (ex. incubadoras); ETTs; serviços de informação,...

Obrigado Referência FONSECA, S. A.; LORENZO, H. C. D. Breve perfil das atividades de extensão nas unidades da Unesp, campus de Araraquara: um enfoque na transferência de tecnologia e conhecimento. Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 2,