ARQUITETURA AULA 3 Prof. Luiz Ricardo Lima 2º sem de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura e organização de computadores.
Advertisements

SSC114 Arquitetura de Computadores Pipeline - Desempenho
Organização e Arquitetura de Computadores
Unidade Central De Processamento: Processador
PIC Peripheral Interface Controller
Microprocesadores x Microcontroladores
Arquitetura de Computadores Processadores 2 Waldemiro Arruda.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
SISTEMAS EMBARCADOS I UNIDADE 2 – ARQUITETURA MSP430 TURMA: 7º Período DISCIPLINA: Sistemas Embarcados I PROFESSOR: Pedro Pacheco Bacheti
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
Ana Carolina, Andersen, Arthur, Bruno, Eduardo, Gisele, Guilherme, Jennifer, Leonardo, Lucas, Monique, Ricardo, Rodrigo A., Thiago, Victor, Wagner e William.
Capítulo 10 Conjuntos de instruções: Características e funções William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição © 2010 Pearson Prentice.
Programação em Assembly Introdução e Revisão Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
DSC/CEEI/UFCG Hardware (Parte I) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo
Introdução a Ciência da Computação Aula 05 Prof. Francisco G. Rodrigues.
Rganização de Computadores Organização do Neander Capítulo 10 – Raul Weber Organização de Computadores Organização do Neander Capítulo 10 – Raul Weber.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Programação em Assembly Conceitos Iniciais Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
1.Quais os nomes das fabricantes de processadores para PC atualmente ? 2.Quais as fabricantes de processador para a linha Mobile ? 3.Oque significa Core.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
FLUXOGRAMA AULA 2 Prof. Anderson Hirata 2º sem de 2016.
Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Gerência de Arquivos.
Arquitetura do SET de instruções Instruction SET CISC vs RISC
Manutenção de Periféricos II
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
Arquitetura de Computadores
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE
Organização de Computadores 2º Semestre Aula 10 / 11 – Parte 1 Prof
Ciclos de operação em processador
PSI3441 – Arquitetura de Sistemas Embarcados
Arquitetura de Computadores
NEANDERWin - Simulador
Mapeamento de Entrada e Saída em Sistemas Digitais
ELD - Eletrônica Digital
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Contagem Aula 2, ciclo 1.
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Computador MIPS Organização básica e conjunto de instruções.
Memórias cache CPU procura por dados em L1, depois em L2 e finalmente na memória principal CPU registradores ALU L1 cache barramento de cache barramento.
Prof. Wellington Franco
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Instruções.
Arquitetura e organização de computadores
Prof. Poliana Cássia Soares
Introdução à Computação
Arquitetura de Barramentos
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 5: Ethernet. © 2013 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas.
Notas de aula baseadas no livro de William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8a Edição Capítulo 1 Introdução.
Aplicações de Flip-Flops Registradores
Representação da Informação
Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES
Funcionamento básico de um processador de 8 bits
MEMORIAS.
ELEMENTOS DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES :
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Linguagem de Programação
Organização de Computadores
Microprocessadores e Microcontroladores
Prof. Elisson de Andrade
Arquitetura de Computadores
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Instruções de Acesso à Memória e de Desvio Condicional
PSI3441 – Arquitetura de Sistemas Embarcados
Organização de um Computador
Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos.
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Transcrição da apresentação:

ARQUITETURA AULA 3 Prof. Luiz Ricardo Lima 2º sem de 2016

REVISÃO DA ÚLTIMA AULA Instruções são sequências de ações que devem ser seguidas, eventualmente sendo necessária a tomada de decisões. Lógica é um conjunto de princípios e métodos que dão base a raciocínios coerentes. Algoritmo é a organização das instruções, colocadas com um controle de fluxo e eventuais tomadas de decisões Fluxograma é a representação do algoritmo, podendo ser gráfica, textual, entre outras.

DEFINIÇÃO RISC, é a tecnologia utilizada pelo PIC. Reduced Instruction Set Computer, diminui o número de instruções, por causa da sua arquitetura. CISC, é a tecnologia utilizada por outros microcontroladores, em que o número de instruções chega a ser maior que 100, enquanto que, no PIC, existem apenas 35 instruções.

DEFINIÇÃO Características do PIC: -Arquitetura Harvard -Instruções Long e Single Word -Instruções Single Cycle -Instruções Pipelining -Conjunto reduzido de instruções -Arquitetura de registradores de arquivo -Instruções ortogonais (simétricas)

ARQUITETURA DO μC

DEFINIÇÃO Arquitetura Harvard -Memória de programa e de dados são separadas. -Aumento na largura de banda (band-width) do barramento (12, 14, 16 bits), comparados com a convencional von-Neumann (8 bits).

DEFINIÇÃO Instruções Long Word: Barramento de instruções sejam mais largos (mais bits) que o barramento de dados. Isso é possível por causa da arquitetura do μC. Instruções Single Word: Opcodes, possuem 14 bits de largura, tornando mais eficiente o uso da memória.

DEFINIÇÃO Instruções Pipeline: Funciona como um conduto de dois estágios, que sobrepõe a busca e execução das instruções. A busca leva 1Tcy e a execução mais 1Tcy, mas, pelo pipeline, é como se fosse 1Tcy. Instruções Single Cycle: Com o barramento de memória do programa de 14 bits, a instrução completa é baseada em um único Tcy, já que com esse tamanho, é possível carregar toda a informação necessária. Pode haver atraso caso seja usada alguma instrução que mude o PC.

DEFINIÇÃO Arquitetura de Registradores de arquivos: A memória de registradores podem ser endereçados diretamente ou indiretamente. Os registradores estão localizados na memória RAM. Instruções Ortogonais (simétricas): é a possibilidade de carregar qualquer operação em qualquer registrador usando qualquer modo de endereçamento, implicando num conjunto reduzido de instruções. A única exceção é o SLEEP e CLRWDT.

DEFINIÇÃO Esquema de Clock e ciclo de instruções A entrada do clock (OSC1) é internamente divido por quatro, e nomeado Q1-Q4. O PC é incrementado em todo Q1, quando a instrução é buscada, e a próxima instrução é armazenada em Q4, sendo executada no próximo Q1.

ESQUEMA DE CLOCK Ciclo de máquina = 4/frequência do μC Ex: Se f = 4MHz, então Tcy = 4/4MHz = 1μs

DEFINIÇÃO Fluxo/Pipelining de instruções: Um “ciclo de instrução” consiste de quatro ciclos Q. A busca leva um ciclo de instrução, enquanto decodificar e executar leva outro ciclo. Se uma instrução mudar o PC (ex: GOTO) então um ciclo extra é necessário pra completar a instrução.

DEFINIÇÃO Fluxo/Pipelining de instruções: A instrução de busca começa quando PC é incrementado em Q1. Essa instrução é segurada em IR no ciclo Q1. Ela é decodificada e executada durante os ciclos Q2, Q3 e Q4. A memória RAM é lida em Q2 (ler operando) e escrita em Q4 (escrita destino).

EXEMPLO