Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Base de um Sistema de Numeração
Advertisements

Codificadores e Decodificadores
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 5. Representação de Caracteres Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
STC 5 Professora Helena Oliveira Curso EFA AEOH Fábio Rodrigues Rafael Lourenço.
Classificação das Cadeias Carbônicas
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
Capítulo 10 Conjuntos de instruções: Características e funções William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição © 2010 Pearson Prentice.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL Os computadores são formados por circuitos digitais A informação e os dados são codificados em zeros e uns (linguagem.
MAB 124 Sistemas de Numeração PRC Sistemas de Numeração.
Programação em Assembly Introdução e Revisão Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux Italo Valcy - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Variáveis e Atribuições.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
ARQUITETURA AULA 3 Prof. Luiz Ricardo Lima 2º sem de 2016.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
VARIÁVEIS EM C Dilvan Moreira.
Outros sistemas de numeração
Contagem Aula 2, ciclo 3.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos.
Como a matemática participa da informática?.
Representação da Informação como padrões de bits
Atividades com bases de sistemas de numeração
Tecnologias da Informação e Comunicação
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional
Programação em C Aula 1.
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Programação em C Aula 2.
Arquitetura de Computadores
Prof. Wellington Franco
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Introdução à Computação
Introdução à análise combinatória
Aula 2: Representação de dados
Expressões algébricas
Lógica matemática FACVLDADE MAURICIO DE NASSAU – FAP PARNAIBA
Representação dos dados
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Representação da Informação
Teoria dos Conjuntos.
Representação da Informação
Programação em C Aula 1.
Binário, Hexadecimal, Decimal
MEMORIAS.
Introdução à Computação
Organização de Computadores
TCP/IP CRD Filipe Pacheco.
CONJUNTOS.
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Professora: Helena Oliveira
Linguagem de Programação I
Módulo 3 – Circuitos Combinatórios
Grafos: Conceitos Básicos
Organização de um Computador
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL
Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 03 – PROF. WELLINGTON TELLES.
Entendendo o código de barras.
Entendendo o código de barras.
Expressões algébricas
Transcrição da apresentação:

Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite

Iniciamos nosso estudo considerando como a informação é codificada e armazenada dentro dos computadores.

Bits e seu armazenamento

Sistemas numéricos No computador, a única informação contida nele são números. Números podem ser números, letras, sinais quaisquer e até instruções. Entretanto, estes números não são iguais aos que nós conhecemos, os decimais, mas sim, os binários, que possuem base 2 e que possuem como algarismos apenas o 0 e o 1.

Sistema numérico decimal Mais comum de todos, possui base 10 e consequentemente possui 10 algarismos. Ao usarmos este sistema para contagem, começamos do 0 e contamos até o 9. Mas e quando queremos ir além do 9, ou então, quando acaba os algarismos numéricos de nossa base? Quando isto acontece, o que se faz é voltarmos a zero na contagem e acrescentar em uma unidade o algarismo logo à esquerda. Esta explicação parece banal a princípio, mas é importante para entender como se sucedem os números binários ou também um sistema de qualquer base.

Sistema numérico binário Usado por todos os computadores existentes no mundo. Ele possui base 2 e tem como algarismos apenas o 0 e o 1. Este sistema se faz necessário porque todos os computadores existentes operam de acordo com a lógica digital que possui dois estados: ligado e desligado. Para contarmos neste sistema, partimos do 0 e contamos até o 1. Para irmos adiante, voltamos ao zero e acrescentamos em uma unidade o algarismo logo a esquerda.

Contando os números em decimal e binário. Decimal Binário

Conceitos Básicos Bit – é a unidade básica de memória do computador. Ele pode ter valor zero (0) ou um (1). É também a unidade de memória mais simples que existe. São necessários no mínimo dois valores para que se possam armazenar informações diferentes. Byte – é o nome dado a uma sequência de 8 bits. O byte tem 8 bits porque assim é possível representar a maioria dos caracteres (letras, números, outros sinais) usados em textos em geral e que o byte é a unidade padrão de quase todos os fabricantes de computadores. Palavra de Memória– é a quantidade de bytes que um processador é capaz de operar em um ciclo de clock. Por exemplo: um computador com palavra de 32 bits opera 4 bytes/palavra em cada instrução. Um computador de 64 bits opera 8 bytes/palavra.

Notação Hexadecimal Cadeia de bits. Uma longa cadeia de bits é chamada de fluxo. Uma notação usa um único símbolo para representar uma padrão de quatro bits. Por exemplo, uma cadeia de doze bits pode ser representada por três símbolos hexadecimais.

Notação Hexadecimal

ASCII ASCII (do inglês American Standard Code for Information Interchange; "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação").inglês É um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle. Cada código binário possui 8 bits (equivalente a 1 byte), sendo 7 bits para o propósito de codificação e 1 bit de paridade (detecção de erro).byte

ASCII – Sinais de Controle

ASCII – Sinais Gráficos

DÚVIDAS...

CERTEZA QUE NÃO TEM MAIS DÚVIDAS ?

HORA DA REVISÃO

Vamos praticar !!!...