Química Engenharia Profa.: Andréa Machado Costa. Conteúdo Programático  Matéria, energia, transformação e substâncias  Estrutura Atômica  Classificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Advertisements

Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
Fluxo de energia Primeira Lei da Termodinâmica Energia: capacidade de realizar trabalho.
A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas.
Profa. Renata Medici RADIOATIVIDADE E TRATAMENTO DE RESÍDUOS RADIOATIVOS.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
ESCOLA MUNICIPAL EALÍVIO PEREIRA MARTINS PROFESSORA: ALUNO(A): 5º ANO VAMOS DESCOBRIR O QUE É ASTRONOMIA ? VOCÊ SABE COMO SURGUIU O UNIVERSO?
Vídeo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE GEOGRAFIA Disciplina.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos. A luz das estrelas, que é radiação eletromagnética ou uma onda eletromagnética, propaga-se pelo espaço e é recebida.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
1.3. As estrelas e a sua evolução M3. Nuvens interestelares Entre as estrelas existem gases e poeiras. Muitas vezes esses gases e poeiras formam grandes.
DISCIPLINA: Ciências SÉRIE: 9º ANO
Modelos Atômicos e o Átomo
QUE DEUS ESTEJA COM VOCÊS
Ciências da Natureza e suas
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
ONDAS Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
Formação dos Elementos Químicos- Ciclo de Vida das Estrelas
Aula 6 – Campos na matéria
Compostos inorgânicos e orgânicos
Energia e Tipos de energia
Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharelado em Física
Evolução Estelar e Equilíbrio Hidrostático
TERMOQUÍMICA.
Trabalho de química Ácidos.
Partículas Elementares: belas, estranhas e charmosas
TERMODINÂMICA.
Professor: Guilherme Vieira
ELETRICIDADE.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Física de partículas: Força Nuclear
Introdução ao conceito de reação Química
Exemplos de ondas eletromagnéticas
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos
As Estrelas e a sua evolução
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Síntese Capítulo 2 – A origem do Universo e do Sistema Solar.
Noções de Astronomia.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Ligações Químicas MÓDULO 06 Página 251 Prof. Callegaro.
Professor Caio Gomes – Aula 2
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
Características gerais dos seres vivos
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
1.1. Tipos de ligações químicas
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
2.3 Modelo da nuvem eletrónica
Origem dos Elementos Químicos
Decaimentos radioativos
Energia de ligação nuclear
TEORIA DO BIG BANG? Partículas subatômicas a 1032 K (t = 0)
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Substâncias e Misturas
Eletricidade e Magnetismo
ELETROSTÁTICA PROF. Rangel Martins Nunes Fevereiro de 2019.
Energia de ligação nuclear
NR- 15 – Atividades e Operações Insalubres
Buracos Negros.
Decaimentos radioativos
Ligações Químicas Módulo 06 página 251 Prof. Callegaro.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Química Engenharia Profa.: Andréa Machado Costa

Conteúdo Programático  Matéria, energia, transformação e substâncias  Estrutura Atômica  Classificação Periódica e Propriedades dos Elementos  Ligações Químicas  Compostos Inorgânicos  Funções, Fórmulas e Equações Químicas  Reações em Soluções Aquosas  Eletroquímica  Corrosão de Metais

- Matéria, Energia e Transformação: Matéria: tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço (existência física real) Energia: está diretamente relacionada à realização de trabalho, podendo ser interconversível em suas várias formas (elétrica, mecânica, calor) Transformação: qualquer alteração sofrida pela matéria

→ O universo é constituído de Matéria e Energia, apresentando uma variedade de corpos, desde as partículas subatômicas até galáxias exuberantes, originários do Bing Bang. Introdução

→ A radiação predominava nos primeiros instantes do universo, mas ao longo do tempo essa situação se inverteu, com a formação de estruturas como as estrelas e galáxias, causando o predomínio da matéria sobre a radiação.

→ Os componentes estruturais do universo atual são as estrelas, corpos que apresentam uma grande quantidade de massa, e são capazes de gerar energia através da fusão nuclear do H, produzindo ondas eletromagnéticas (ex.: luz e as ondas de rádio).

→ quando cessa a fusão nuclear, a estabilidade da estrela é perdida. Nesse momento, a estrela não produz mais energia e se colapsa, numa explosão denominada Supernova, liberando elementos químicos mais pesados para o meio interestelar. → O processo químico que ocorre no interior das estrelas é a fusão nuclear, que é responsável pela formação de novos elementos químicos e de energia.

→ Ventos estelares e explosões de supernovas produzem e dispersam átomos para o meio interestelar, que vai sendo enriquecido, e posteriormente irá produzir as nuvens interestelares, das quais se formam as estrelas e planetas.

→ O Sol possui um raio de 6,96 x 10 6 m (100 vezes o raio da Terra). Ele emite radiação em todo o espectro magnético, com máxima intensidade na região do visível, ultravioleta e infravermelho. → A composição do Sol é basicamente formada por hidrogênio e Hélio e traços de outros elementos. Esses gases estão aquecidos a altas temperaturas, formando o plasma solar ionizado.

 Hidrogênio (H) e o hélio (He) são elementos primordiais, e foram sintetizados durante o Big Bang.  Estrelas com massas da ordem do Sol, sintetizam os elementos: carbono (C), nitrogênio (N), oxigênio (O), neônio (Ne) e enxofre (S) até chegar no Ferro (Fe).  Estrelas maiores podem formar elementos mais pesados como: Cobre (Cu), Zinco (Zn) até Itérbio (Yb). Nucleossíntese dos Elementos

- Reação química  Os núcleos dos átomos não são alterados.  Os elementos químicos do sistema reacional são mantidos.  Ordem de energia: 10 3 joules - Reação nuclear  Os núcleos dos átomos são alterados.  Transformação de elementos químicos noutros diferentes.  A energia posta em jogo tem uma ordem de grandeza que pode ser milhões de vezes superior à que é posta em jogo nas reações químicas (10 10 Joules) Transformações Químicas

- Fissão nuclear Transformações Químicas Fotossíntese

- Reação química- Reação nuclear Transformações Químicas

Big Bang ← Hidrogênio Big Bang → Hidrogênio

Hidrogênio → Big Bang Large Hadron Collider – LHC Grande Colisor de Hádrons O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo, com 27 quilômetros de circunferência. Ele pertence ao CERN, o centro europeu de pesquisas nucleares e está instalado na fronteira franco-suíça. Em seu interior, partículas são aceleradas em até 99,9% da velocidade da luz.

Uma câmara de entrada é pressurizada com Hidrogênio, onde posteriormente seus elétrons são retirados, deixando-se apenas os núcleos atômicos, prótons, que possuem carga positiva, podendo ser acelerados por ação de um campo elétrico (1/3 veloc luz). Booster (157 m circunferencia) - a aceleração atinge 91% veloc da luz e ocorre a compressão com 4 grupos de protons. Sincroton de protons (628 m circunferencia) - atinge 99,9% veloc da luz e o restante da energia provoca aumento da massa dos próton (Ponto de Transição). Super Sincroton de Prótons (7Km de circunferência) – maior aumento de energia. LHC (27Km de circunferência) - possui duas tubulações sob vácuo, onde os prótons viajam com direções opostas, e se cruzam em 4 regiões do circuito. A energia atingida é próxima a de instantes após o Big Bang, e dectores ligados a computadores acompanham e analisam a trajetória das partículas após as colisões.

Large Hadron Collider- do Hidrogênio ao Big Bang → Em 04 de Julho de 2012, cientistas anunciaram a observação de uma partícula subatômica, o “bóson de Higgs”. Pela teoria, o bóson de Higgs teria dado origem à massa de todas as outras partículas. A confirmação da sua existência, portanto, é um passo importante da ciência na compreensão da origem do Universo.

Obrigado!