ANALISANDO O PROBLEMA ? MÉTODO DOS 5 POR QUÊS 5 POR QUÊS.

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ANALISANDO O PROBLEMA ? MÉTODO DOS 5 POR QUÊS 5 POR QUÊS

ORIGEM O “5 Porquês” é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema. É uma ferramenta muito usada na área de qualidade, mas na prática se aplica em qualquer área, e inclusive pode ser muito útil em seu dia a dia. Foi desenvolvida por Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), e foi usada na no Sistema de Toyota de Produção durante a evolução de suas metodologias de manufatura.Sistema de Toyota de Produção Na realidade, não é necessário que sejam exatamente 5 perguntas. Podem ser menos ou mais, desde que você chegue à real causa do problema

MÉTODO DOS 5 POR QUÊS É uma prática utilizada na solução de anomalias com a finalidade de descobrirmos a sua principal causa. Perguntamos o porquê da anomalia e ao chegarmos ao quinto “por que” provavelmente teremos a causa mais importante.

CRÔNICOS - problemas enraizados Na cultura da organização e muitas vezes não são vistos como problemas, pois fazem parte do cotidiano e são encarados como normais. Problema... é o resultado indesejável de um trabalho ou processo... DEFINIÇÃO DE PROBLEMA Existem dois tipos de Problema ANOMALIAS - são “pequenos problemas” que muitas vezes passam despercebidos. São normalmente conhecidos por falhas.

PROBLEMAS PODEM SER CLASSIFICADOS EM: NÃO CONTROLÁVEIS - o problema pertence a outro processo no qual os envolvidos não possuem responsabilidade nem autoridade. Normalmente são afetados pelos seus efeitos. CONTROLÁVEIS - os envolvidos possuem responsabilidade e autoridade. Causa são todos os motivos que nos levam a ter um problema. Solução... são as ações tomadas sobre a(s) causa(s) fundamental(is) do problema.

PORQUE MELHORAR O PROCESSO?

REGRAS Porquê? Causa Raiz Reincidências de Problemas

1. Por que a máquina parou? Porque o fusível queimou devido a uma sobrecarga 2. Por que houve uma sobrecarga? Porque a lubrificação do rolamento foi inadequada 3. Por que a lubrificação foi inadequada? Porque a bomba de lubrificação não estava funcionando direito 4. Por que a bomba de lubrificação não estava funcionando direito? Porque o eixo da bomba estava gasto 5. Por que o eixo estava gasto? Porque entrou sugeira PROBLEMA: A MÁQUINA PAROU

Solução: Colocar um filtro na bomba de lubrificação PROBLEMA: A MÁQUINA PAROU Problema: A máquina parou Causa: A manutenção/limpeza do equipamento não estava sendo feita na frequência necessária. O cronograma não estava sendo obedecido. Por este motivo houve uma sobrecarga que fez com que o fusível queimasse.

1 – Por que o chocolate não está crocante? Porque o produto chega muito tarde ao cliente e perde as suas características originais de produção. 2 – Por que o produto chega muito tarde ao cliente? Porque a transportadora não consegue entregar em tempo hábil. 3 – Por que a transportadora não entrega em tempo hábil? Porque ela realiza apenas uma viagem por semana transportando uma quantidade muito grande de produtos. 4 – Por que ela só realiza uma viagem por semana? Porque a fábrica de chocolates identificou que entregando em apenas uma vez toda a sua produção semanal, os custos de transportes seriam reduzidos. PROBLEMA: O CHOCOLATE NÃO ESTÁ CROCATE

12 Problema: O chocolate não está crocrante Causa: A fábrica de chocolates decidiu aumentar seu ganho reduzindo suas despesas operacionais, no caso os custos de transporte. Porém, tomando essa decisão, ela acabou (talvez sem saber) abrindo mão da qualidade do seu produto, pois os chocolates já não chegam mais tão crocantes aos clientes, que exigem isso como um requisito do produto. 5 – Por que ela decidiu reduzir custos de transporte? Para aumentar o lucro. PROBLEMA: O CHOCOLATE NÃO ESTÁ CROCATE Solução: Ser mais flexibilizar a entrega, evitando assim esse problema.

13 Técnica simples, de fácil aplicação cujo objetivo é facilitar a análise e identificar a causa ou causas raiz de um problema. Uma vez apresentado um problema qualquer que precisa ser resolvido, inicia-se a análise perguntando: “Por que aconteceu o problema?” Na seqüência faz a pergunta “por que?” para cada resposta dada. Em geral até o quinto “por que?” já se obtém a(s) causa(s) fundamental(is) ou mais importante(s) da ocorrência do problema, mas não há impedimento, se caso no quinto “por que?” ainda não apresentou a(s) causa(s) raiz, de continuar a perguntar “por que?”, como também existe situações em que no terceiro ou quarto “por que?” já se detecte a causa fundamental da ocorrência do problema. RESUMO

15 FIM