MARIANA TAVARES; 8º.A; Nº.16 JORGE DE SENA. BIBLIOGRAFIA Em setembro de 1937 ingressa na Escola Naval como primeiro cadete do “Curso do Condestável”,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Advertisements

-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria
Prof. Everton da Silva Correa
Gil Vicente Vida e obra.
António Torrado 1.
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
Professsora: Aíla Rodrigues
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Introdução aos gêneros literários
Literatura Portuguesa um património mundial
Rómulo de Carvalho (António Gedeão)
Rómulo de Carvalho ou António Gedeão
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
Revisão Autores Nordestinos.
Navio Escola Sagres O NRP Sagres Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa. O atual Sagres é o terceiro navio com esse nome a desempenhar.
História da Fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1959), O Sentido Científico em Bocage (1965) Relações entre Portugal e a Rússia no Século XVIII.
Agrupamento de Escolas
Sobre a sua vida… e a sua obra Elaborado Por: José Couto 12ºB Pesquisa efetuada em: lisboa.pt/index.php?id=2252.
Biografia Matilde Rosa Lopes de Araújo foi uma escritora e pedagoga portuguesa. Nasceu em Lisboa, no ano de Licenciou-se em Filosofia Românica pela.
Trabalho de pesquisa sobre a autora Matilde Rosa Araújo Margarida Lopes Ferreira.
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
António Torrado Vida e obra. Nasceu em Lisboa, em Escritor de livros para crianças (domínio no qual a sua bibliografia é particularmente vasta —
O TEATRO ROMANO Teatro de Mérida, atual Espanha.
Miguel Torga CLICAR Aqui, diante de mim, eu, pecador, me confesso de ser assim como sou. Me confesso o bom e o mau que vão ao leme da nau nesta deriva.
SANTO OLAVO DA NORUEGA Curso: História da Arte. Cadeira: Iconografia. Docente: Professor Doutor Luís Urbano Afonso. Aluno: Olavo Silva.
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
A circulação de prosa de ficção no jornal Commercio do Amazonas Objetivo Diante da necessidade em reunir os chamados romances-folhetim em jornais amazonenses.
Escola: Estadual Ernesto Solon Borges
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM CRUZ ALTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA- LICENCIATURA; COMPONENTE.
Romantismo brasileiro
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955
Camões: poeta quinhentista português e universal
O Romantismo.
A Cultura na Grécia Antiga
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
Camões.
ANTOLOGIA : Paulo Leminski
Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém
A Cultura na Grécia Antiga
Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Laura de Oliveira Bueno Professor: Edson 1 ° ano “A”- Matutino Bandeirantes, 17 de Agosto de 2017.
Código estabelecimento
Alves Redol.
A Missão Francesa no Brasil
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
Fernando Pessoa “ SOPRA DE MAIS O VENTO” Paola Muller N° 21 Turma: 12° D.
Humanismo Período literário.
Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um.

ESCOLA DR. MARTINHOS MARQUES
Mural de Arm Collective, Lisboa
revisões 10º e 11ºanos Prova de expressão oral
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
Poesia Concreta Aula 9° ano do ensino fundamental.
Agrupamento de Escolas de Santo André Escola Básica da Quinta da Lomba Disciplina de Português Apresentação do poema “Maria Lisboa” de David Mourão Ferreira.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
Alexandre Herculano ( )
António Mota.
Literatura: usos e deinições
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
O incentivo à leitura para surdos através do turismo cultural Angelica Oliveira dos Santos Mestranda em Letras – UniRitter Intérprete de Libras - IFRS.
AS NOVAS PROFISSÕES DO MAR Projeto nº15 | semana do mar 2016
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Transcrição da apresentação:

MARIANA TAVARES; 8º.A; Nº.16 JORGE DE SENA

BIBLIOGRAFIA Em setembro de 1937 ingressa na Escola Naval como primeiro cadete do “Curso do Condestável”, mas vicissitudes diversas da viagem de instrução no navio-escola Sagres ditam a sua exclusão da Marinha em março de Jorge de Sena, que começara a escrever em 1936, estreando-se em 1942 com Perseguição, acaba por se licenciar em Engenharia Civil (1944) pela Universidade do Porto, trabalhando na Junta Autónoma de Estradas de 1948 a 1959, ano em que se exila no Brasil, receando as perseguições políticas resultantes de uma falhada tentativa de golpe de estado, a 11 de março desse ano, em que está envolvido. Jorge Cândido Alves Rodrigues Telles Grilo Raposo de Abreu de Sena foi poeta, crítico, ensaísta, ficcionista, dramaturgo, tradutor e professor universitário português. Nasceu em Lisboa, a 2 de novembro de 1919, e faleceu em Santa Barbara, na Califórnia, a 4 de junho de É hoje considerado um dos grandes poetas de língua portuguesa e uma das figuras centrais da cultura do nosso século XX.

CONTINUAÇÃO Os anos de Brasil ( ), os primeiros vividos, como adulto, em liberdade, são talvez o seu período mais criativo: completa a sequência de poemas sobre obras de arte visual, Metamorfoses (uma das obras que mais influência teve na poesia portuguesa), escreve os experimentais Quatro sonetos a Afrodite Anadiómena, as metamorfoses de Arte de música e a novela O físico prodigioso, inicia o romance Sinais de fogo, investiga e publica sobre Luís de Camões e o Maneirismo, trabalha na edição do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, retoma a escrita para o teatro, etc. A alteração da situação democrática no Brasil, com o golpe militar de 1964, faz temer um regresso ao passado, quer em termos políticos quer em termos de dificuldades económicas, mas em 1965 surge a oportunidade de se mudar para os Estados Unidos, com Mécia de Sena e os seus agora nove filhos. Em outubro desse ano passa a integrar o corpo docente da University of Wisconsin onde é nomeado professor catedrático efetivo (1967), transitando, em 1970, para a University of California, Santa Barbara. Durante a sua permanência na UCSB, até ao final da vida, ocupa os cargos de diretor do Departamento de Espanhol e Português.

A obra de Jorge de Sena, vasta e multifacetada, compreende mais de vinte coletâneas de poesia, uma tragédia em verso, uma dezena de peças em um ato, mais de trinta contos, uma novela e um romance, e cerca de quarenta volumes dedicados à crítica e ao ensaio, à história e à teoria literária e cultural. A sua obra de ficção mais famosa é o romance autobiográfico Sinais de Fogo, adaptado ao cinema em 1995 por Luís Filipe Rocha.

ALGUMAS OBRAS DE JORGE DE SENA: Poesia - Perseguição (1942)- Pedra Filosofal (1950)- Fidelidade (1958)- Metamorfoses (1963)- Conheço o Sal e Outros Poemas(1974)- Sobre Esta Praia (1977)- Quarenta Anos de Servidão (1979,póstumo) Ficção - Andanças do Demónio (1960,contos)- Novas Andanças do Demónio(1966, contos)- Os Grão-Capitães (1976, contos)- O Físico Prodigioso (1977, novela)- Sinais de Fogo (1979, romancepóstumo) Drama - O Indesejado (1951)- Ulisseia Adúltera (1952)- O Banquete de Dionísos (1969) Ensaios - Da Poesia Portuguesa (1959) - O Poeta é um Fingidor (1961) - O Reino da Estupidez (1961) - Uma Canção de Camões (1966) -Os Sonetos de Camões e o Soneto Quinhentista Peninsular (1969) - Maquiavel e Outros Estudos (1973)