INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Advertisements

Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
 Tales de Mileto “ÁGUA”  Anaximandro de Mileto “MATÉRIA INFINITA”  Anaxímenes de Mileto “AR”  Heráclito de Éfeso “FOGO”
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel ( ). 1. Características gerais Por muitos estudiosos, Hegel é considerado como o mais importante filósofo do século.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
Pré-socráticos.
Introdução ao filosofar
LÓGICA FORMAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
Recuperação de Filosofia – 3º ano
EPISTEMOLOGIA MODERNA
Energia e Tipos de energia
Apostila de Práticas Investigativas
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Dança e teatro para pessoas com deficiência
Pesquisa qualitativa e quantitativa
Racionalismo.
APOIO.
Século XIX.
LIBERDADE E CONHECIMENTO ESPINOSA
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Realidade e Senso Comum
Thomas Hobbes ( ).
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
HARMONIA Luzia
Pré-socráticos A filosofia nasceu de uma necessidade em explicar o mundo de uma forma racional.
A Autossuficiência Humana e a Psicologia
D E U S.
EMPIRISMO X RACIONALISMO
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Sociologia e Senso Comum
FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will.
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Introdução ao filosofar antigo
Filosofia da Educação II
FENOMENOLOGIA.
A Fenomenologia de Husserl
RIO – Arnaldo Antunes Poesia Visual.
Objetivo, Definições, Significado
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
A vida cristã é vitoriosa
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
FILOSOFIA CLÁSSICA Professor Fábio Will.
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
A Crítica da Razão Prática
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Aristóteles Ética & Política
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
ARGUMENTO COSMOLÓGICO
Estrutura serviço de Estética
Reflexividade e formação de professores
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
RIO – Arnaldo Antunes Poesia Visual.
Divisão das atividades do intelecto
A evolução do Conhecimento
A essência do conhecimento
Immanuel Kant
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017

Teoria do Conhecimento ► Epistemologia: Estudo do conhecimento. “O habitual é o mais difícil de conhecer” Nietzsche Até que ponto conhecemos aquilo que dizemos que conhecemos?

Céticos ► O Conhecimento é relativo e não absoluto; ► Nós nunca conhecemos nada verdadeiramente; ► Não somos capazes de desvendar a realidade como ela é de fato.

PRÉ-SOCRÁTICOS ─ Se esforçaram para entender a natureza, sem levar em conta as explicações dadas pela mitologia. HERÁCLITO E PARMÊNIDES ► Podemos conhecer tudo. “A realidade que engloba a natureza é racional”.

HOMENS ═ RACIONAIS ►Temos condições de compreender a totalidade das coisas que existem; ►Se a realidade é racional e nós também somos racionais, então somos capazes de conhecer a realidade como ela é.

No entanto, há filósofos que dizem: Que a observação e a experiência que temos sobre o mundo físico É a chave para conhecer a realidade total do universo. Que as mudanças que captamos pelos sentidos não são tão relevantes quanto as coisas que permanecem eternas Só poderíamos alcançar com o pensamento.

PARMÊNIDES Conhecer é atingir pelo pensamento, aquilo que é idêntico e imutável; Exemplo: Abacaxi, Maçã, etc. Conhecer é aquilo que é permanente, o que é estável.

HERÁCLITO A Verdade é como uma mudança contínua (devemos estar atentos a estas mudanças, se quisermos conhecer a realidade); ► REALIDADE: Harmonia dos contrários que nunca param de se transformar uns nos outros (Dialética). Ex: FRIO/QUENTE, NOVO/VELHO, etc...

HERÁCLITO ► Estamos sendo enganados pelos sentidos, quando acreditamos que alguma coisa permanece estável. (tudo está em movimento). “O homem nunca poderá se banhar duas vezes no mesmo rio”. Heráclito

Conhecimento ► Debate entre Sócrates e os Sofistas: Para os Sofistas, era impossível conhecer a verdade das coisas ( pois existiam tantos, muitos conhecimentos.); Tudo o que falamos que conhecemos, não passa de meras opiniões.

SÓCRATES ► Fez oposição aos Sofistas: Disse que a verdade pode ser conhecida por nós (para isso, o primeiro passo era abandonar duas coisas): 1)As ilusões causadas pelos sentidos: 2) As palavras não passam de opiniões. Verdade: alcançada com o uso do pensamento, que tem o poder de nos afastar do erro e da mentira.

PLATÃO: QUATRO GRAUS DE CONHECIMENTO. 1)Crença 2) Opinião 1)Racionalismo 2)Intuição intelectual Condenadas por Platão, pois são graus inferiores de conhecimento: conhecimentos ilusórios ou das aparências. Exercício que nos faz alcançar a pureza intelectual para captar as ideias da realidade.

PARA PLATÃO Através do raciocínio e da intuição intelectual, podemos alcançar o conhecimento verdadeiro; Quanto mais se concebe a razão, mais se chega ao conhecimento; Conhecimento puro: Matemática ( as ideias da matemática não dependem dos órgãos do sentido).

ARISTÓTELES Achava importante o conhecimento por meio da experiência ou dos sentidos. Para Aristóteles, não são meras ilusões, como afirmava Platão; ► Aristóteles afirmava existir 6 graus de conhecimento: 1)Sensação; 2) Percepção; 3) Imaginação; 4) Memória; 5) Raciocínio; 6) Intuição

INTUIÇÃO ● Ato do “Pensamento Puro”. A Intuição é puramente intelectual, pois não depende dos nossos sentidos, da imaginação e do raciocínio; ●Quanto mais longe ou distante dos sentidos ou sensações, mais próximo do conhecimento.

QUANTOS ÀS ORIGENS DO CONHECIMENTO. RACIONALISMO : Existem ideias inatas das quais se origina o conhecimento (conhecimento é obtido apenas no pensamento); EMPIRISMO: Todo o conhecimento tem origem na experiência sensorial (só podemos chegar ao conhecimento verdadeiro por meio da experiência).

QUANTO ÀS POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO. CETICISMO: Afirma a impossibilidade de um conhecimento da verdade; DOGMATISMO: Afirma a possibilidade de um conhecimento da verdade.

GRANDES CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS. IDEALISMO: O sujeito é predominante no processo de conhecimento (IDEALISTA); REALISMO: O objeto é determinante no processo do conhecimento (MATERIALISTA). Sujeito Objeto Ser que pensa O que é pensado