A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexividade e formação de professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexividade e formação de professores"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexividade e formação de professores
José Carlos Libâneo

2 Reflexão no ensino Reflexão no ensino envolve relações entre o pensar/fazer, o conhecer/agir e posicionamento e a relação direta e causal entre pensamento, comportamento, teoria e prática e descontinuidade entre elas

3 Reflexividade Reflexividade é uma auto análise sobre nossas próprias ações e pode ser feita de forma individual ou com os outros. Libâneo

4 Noção de reflexividade
1º)- Reflexividade como consciência dos meus próprios atos, o ato de pensar sobre o conteúdo da minha mente que atribui à reflexão o poder de configurar a realidade e orientá-la em busca de uma direção previamente definida, além de admitir uma realidade interior separada da exterior.

5 Noção de reflexividade
2º) Reflexão entendida como a relação direta entre a minha reflexividade e as situações práticas, é um sistema de significados formado no decurso da minha experiência.

6 Noção de reflexividade
3º) Reflexão dialética: existe uma dada realidade, independente da minha reflexão, mas que pode ser captada por ela. A realidade ganha sentido com o agir do ser humano. Essa realidade é uma realidade em movimento, é o mundo dos fatos, das estruturas, dos processos e acontecimentos.

7 Conceitos no Brasil Ver-Julgar-Agir (anos 60 - séc. XX)
Ação-Reflexão-Ação (proposta da reflexividade - Paulo Freire) Reflexão Dialética no Marxismo Humanista – realidade em movimento, modificações de vir em história. Reflexão Fenomenológica – toda ação humana é intencional, homem criador de significados

8 Conceitos no Brasil Competências do Ensinar – desenvolvimento do pensar como capacidade que pode ser estimulada, aperfeiçoada e desenvolvida no processo de educação formal. Professor reflexivo – crenças e pressupostos a cerca da natureza e propósitos da escola, do ensino, dos professores e sua formação. Concepções posteriores Teoria crítica da escola Frankfurt Teoria da ação comunicativa Movimento do professor crítico-reflexivo Intelectual crítico

9 Tipos básicos de reflexividade
Reflexividade de cunho neoliberal (âmbito positivista e tecnicista) Reflexividade de cunho crítico (âmbito reconstrucionista, social, comunicativa e comunitária) A racionalidade técnica (reflexividade neoliberal) e a reflexividade crítica contribuíram para a flexibilidade profissional dos professores, da sua autonomia e capacidade de tomar decisões nos espaços de trabalho.

10 Caminhos para autonomia intelectual no processo de reflexão
Descrever: o que estou fazendo? Informar: que significado tem o que faço? Confrontar: como cheguei a ser ou agir desta maneira? Reconstruir: como poderia fazer as coisas de modo diferente?

11 Reflexividade: Dewey e Sacristán
Dewey – associa a ação ao saber instrumental Sacristán – mediação do sujeito entre o conhecimento e a ação, pensar sobre o que faz.

12 Reflexividade e desenvolvimento profissional
Teoria da reflexividade não é uma nova teoria de ensino/aprendizagem, nem solução para formação de professores. Teoria da reflexividade - um dos elementos da formação profissional dos professores.

13 Formação de professores
O aprender a ser professor deve contemplar princípios, processos e resultados esperados dos alunos. A formação inicial ou continuada dos professores deve envolver as capacidades e competências esperadas no exercício da profissão. Princípio dominante da formação: atividade pensada de aprender desdobrada nas teorias do ensino e da aprendizagem.


Carregar ppt "Reflexividade e formação de professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google