Empreendedorismo - II Prof: Daniela Leduino 2º Bimestre Dourados, MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO  Existem várias definições para empreendedorismo, entre elas, a clássica de Joseph Schumpeter, de 1949: "O empreendedor é aquele que.
Advertisements

Carreira Vocação; veículo de auto-realização; conjunto de papéis;
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
 Muitas pessoas acreditam que não existe uma fórmula ou uma técnica para se vender bem; outros acreditam que a habilidade com vendas é um talento natural.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Business Unit or Product Name Confidential | Date | Other Information, if necessary © 2016 Martins Lopes Advocacia Apresentação A Quarta Revolução Industrial.
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
SOCIEDADE MODERNA. Taylorismo ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DO TRABALHO (1911) Produzir mais em menos tempo.
Aula 2 Apostila – pag. 5 a 8  1 – O que é empreender  2 – O empreendedor e a fábrica de ideias  A importância do empreendedorismo no desenvolvimento.
TRIBUTAÇÃO NO SÉCULO XXI- REFLEXÕES E DESAFIOS FERNANDO REZENDE
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Aula 08/março/2017 O que é empreender?.
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Criatividade e Inteligência Competitiva
Industrialização.
Tecnologia da informação e comunicação
Decisões sobre terceirização
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Empreendedores do Reino
INOVAÇÃO PARA COMPETITIVIDADE NAS EMPRESAS
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
Negócio — conceituação e tipos de negócios
História Econômica Geral
História Econômica Geral
Administração Financeira Internacional
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
História Econômica Geral
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Aprendizagem Organizacional
Sistemas de Informação EM MARKETING
Estratégia no Nível de Negócios
Ciência & Engenharia da Computação
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Seminário “Desafios para a reindustrialização nacional”
A inovação na informática.  Ação ou efeito de inovar.  Aquilo que é novo, coisa nova, novidade.  Qualquer alteração em situação de fato ou de direito.
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
Gestão das Organizações
EMPREENDEDORISMO Daniel Viáfora.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Empreendedorismo Social e Negócios Socioambientais
Professor Douglas Pereira da Silva
EMPREENDEDORISMO.
Informática e Sociedade
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
O HOMEM O ser humano é um ser social.
MOMENTO DA DISRUPTURA.
6º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Mudanças e transformações na área de recursos humanos
Revoluções e Estados liberais conservadores
Empreendedorismo, Perfil e Competências do Empreendedor
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
TAYLORISMO, FORDISMO E GEOGRAFIA
Professora Patricia Matsuda
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Os trabalhadores no contexto dos sistemas flexíveis de produção
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
EMPREENDEDORISMO. A Carpa Japonesa A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho de seu ambiente. Assim, num pequeno.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
EMPREENDEDORISMO.
Introdução a GESTÃO Módulo 1 Professor: Me. Guilherme Santos Souza 2019_1.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo - II Prof: Daniela Leduino 2º Bimestre Dourados, MS

Conceito de Empreendedorismo: O empreendedorismo tem sua origem no século XVIII e XIX; Com a reflexão que o empreendedorismo é a ação da economia refletida pelas forças livres do mercado e da concorrência. O empreendedorismo tem sido visto como um engenho que direciona a inovação e promove o desenvolvimento econômico. Segundo Chiavenato (2007, p. 5)

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. O empreendedorismo acontece quando as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. O que é Empreendedorismo? Fonte:

Empreendedor é um termo utilizado para qualificar principalmente o indivíduo que apresenta de uma forma especial e inovadora de dedicação às atividades de idealização, organização, administração e execução e que resulta na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias) ou serviços. Gerando um novo método de produção (ou serviço) com o seu próprio conhecimento.

São as dos pioneiros, os economistas, que associaram o empreendedor à inovação, e os comportamentalistas, que enfatizam aspectos atitudinais, como a criatividade e a intuição.

Entendendo as Necessidade do Empreendedor escrevem que o empreendedor tem o papel de destruidor criativo ou construtivo, dependendo do ponto de vista, pois com a sua imaginação e capacidade de realização que destrói processos, padrões de produção, fontes de mercadoria e até mesmo indústrias antigas e os substitui por outros de maior eficácia e produtividade. A ação dos empreendedores provoca impacto na economia e ao mesmo tempo em que gera progresso e desenvolvimento com suas atitudes.

cinco tipos básicos de inovação que são propostas por mentes empreendedoras: Introdução de um novo bem – ou seja, um bem com que os consumidores ainda não estejam familiarizados – ou de uma nova qualidade de um bem. Por exemplo: a internet, o telefone celular, entre outros.

Introdução de um novo método de produção, ou seja, um método que ainda não tenha sido testado pela experiência no ramo próprio da indústria de transformação que, de modo algum, precisa ser baseada numa descoberta cientificamente nova, e pode consistir também em nova maneira de manejar, comercialmente, uma mercadoria. Por exemplo: a produção de automóveis, utilizando uma linha de produção que se move, enquanto os trabalhadores permanecem parados em seus postos de trabalho.

Exploração de um novo mercado, ou seja, de um mercado em que o ramo particular da indústria de transformação do país em questão ainda não tenha entrado, quer esse mercado tenha existido anteriormente ou Apostila de Empreendedorismo e Empresa Simulada Prof. Walteno Martins Parreira Jr Página 21 não. Por exemplo: a implantação das primeiras fábricas de automóveis no Brasil, nos anos 1950, exploraram pela primeira vez o mercado brasileiro.

Conquista de uma fonte de oferta de matérias-primas ou de bens semimanufaturados, mais uma vez independentemente do fato de essa fonte já existir ou ter que ser criada. Por exemplo: Hoje, a cerâmica é um material utilizado pela indústria de eletricidade, depois que se descobriu a sua elevada capacidade de conduzir impulsos elétricos, a chamada supercondutividade. Antes, este material só era empregado na produção de objetos de barro, tijolos etc.

Estabelecimento de uma nova organização de qualquer indústria, como a criação de uma posição de monopólio ou a fragmentação de uma posição de monopólio.