A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti

2 O que são ORGANIZAÇÕES ? Unidades sociais (ou agrupamentos humanos) Intencionalmente construídas e reconstruídas Atingir objetivos específicos Nunca constitui uma unidade pronta e acabada É um organismo vivo Sujeita a mudanças 2

3 Organizações Sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Componentes: objetivos, recursos, processos de transformação e divisão do trabalho. Estão por toda parte. 3

4 PRINCIPAIS COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES 4 Recursos Humanos Materiais Financeiros Informação Espaço Tempo Espaço Processo de transformação Divisão do trabalho Objetivos Produtos Serviços Sucesso Crescimento

5 O que são objetivos? Pretensões ou propósitos da empresa Definem a razão de ser ou de existir das empresas Objetivos empresariais > objetivos departamentais > operacionais Servem para aumentar a participação no mercado, aumentar a produção, diminuir custos, elevar a liquidez da empresa 5

6 RECURSOS  Recursos Humanos: pessoas  Recursos materiais: instrumentos de trabalho (máquinas, ferramentas, matéria-prima)  Recursos financeiros: capital  Informação: dados (recursos intangíveis, conhecimento)  Espaço: local  Tempo: recurso intangível  Espaço: rede, virtual, home office, redes sociais 6

7 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 7 Recursos Resultados Processo: estrutura de ação de um sistema.

8 FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS 8 Administração geral Operações (produção) Marketing Finanças Recursos Humanos Pesquisa e desenvolvimento

9 OPERAÇÕES (PRODUÇÃO)  Fornecer o produto ou serviço  Utilização e transformação de recursos  Produção em massa  Produção por processo contínuo  Produção unitária 9

10 10

11 MARKETING  Estabelecer e manter relação entre cliente e organização  Pesquisa  Desenvolvimento de produtos  Distribuição  Preço  Promoção  Vendas 11

12 12

13 PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D)  Transformar informações de marketing em produtos e serviços  Identificação e introdução de novas tecnologias  Melhoramentos nos processos produtivos  Redução de custos  Especialistas 13

14 14

15 FINANÇAS  Cuida do dinheiro da organização  Proteção e utilização eficaz dos recursos financeiros  Maximização do retorno do investimento  Manter o grau de liquidez  Responsável por decisões como: investimentos, financiamento, controle, destinação dos resultados. 15

16 RECURSOS HUMANOS  Encontrar, atrair e manter as pessoas  Função estratégica (envolve o todo)  Planejamento da quantidade e competências de pessoas para ingressarem na organização  Recrutamento e seleção  Treinamento e desenvolvimento  Avaliação de desempenho  Remuneração  Higiene, saúde e segurança no trabalho  Gestão de pessoas 16

17 17

18 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA  Eficácia: realização de objetivos.  Eficiência: melhor utilização dos  recursos. 18 EficiênciaEficácia Ausência de desperdíciosCapacidade de realizar resultados Uso econômico de recursosGrau de realização dos objetivos Menor quantidade de recursos para produzir mais resultados Capacidade de resolver problemas

19 HENRY MINTZBERG: PAPÉIS GERENCIAIS  Papéis interpessoais  Papéis de processamento de informação  Papéis de decisão 19

20 PAPÉIS INTERPESSOAIS Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas Figura de proa (imagem do chefe): representante ou relações públicas Ligação: “teia”, relação com os pares 20

21 PAPÉIS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES Monitor: troca de informações (dentro e fora) Disseminador: circulação da informação (de fora para dentro) Porta-voz: fala oficial (de dentro para fora) 21

22 PAPÉIS DE DECISÃO  Empreendedor: planejador de mudanças  Controlador de distúrbios: amenizar conflitos, crises entre grupos, promover a harmonia, equilíbrio “Psicólogo Organizacional”  Administrador de recursos: Tempo, programar ao trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros  Negociador: sindicatos, clientes, credores ou empregados 22

23 COMPETÊNCIAS 23 Perspectiva Visão das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações Conhecimento Informação, atualização profissional, reciclagem constante Atitude Comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação

24 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS  Competências intelectuais: obtenção e análise concreta sobre a realidade e intuição, imaginação e criatividade (habilidade conceitual)  Competências Interpessoais: Liderança, relação humana, comunicação, motivação (habilidade humana)  Competência Técnica: atividade específica  Competência Intrapessoal: introspecção;auto-análise, automotivação, autoconhecimento, organização e administração do próprio tempo 24

25 MAESTRO 25

26 CIRURGIÃO 26

27 PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DECISÃO:  Escolha para enfrentar um problema  Processo decisório: sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução.  Colocada em prática, o ciclo se fecha e cria outra situação 27 Problema/no va situação DecisãoExecuçãoNova situação

28 PRINCIPAIS TIPOS DE DECISÕES:  Decisões programadas: resolução de problemas conhecidos. Ex. limite de crédito bancário  Decisões não-programadas: resolver problemas que as decisões programadas não conseguem resolver. Ex.: fusão de empresas. 28

29 29... até o próximo encontro!


Carregar ppt "ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google