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PublicouJ.L.Meneghetti José Alterado mais de 5 anos atrás
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ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti
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O que são ORGANIZAÇÕES ? Unidades sociais (ou agrupamentos humanos) Intencionalmente construídas e reconstruídas Atingir objetivos específicos Nunca constitui uma unidade pronta e acabada É um organismo vivo Sujeita a mudanças 2
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Organizações Sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Componentes: objetivos, recursos, processos de transformação e divisão do trabalho. Estão por toda parte. 3
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PRINCIPAIS COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES 4 Recursos Humanos Materiais Financeiros Informação Espaço Tempo Espaço Processo de transformação Divisão do trabalho Objetivos Produtos Serviços Sucesso Crescimento
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O que são objetivos? Pretensões ou propósitos da empresa Definem a razão de ser ou de existir das empresas Objetivos empresariais > objetivos departamentais > operacionais Servem para aumentar a participação no mercado, aumentar a produção, diminuir custos, elevar a liquidez da empresa 5
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RECURSOS Recursos Humanos: pessoas Recursos materiais: instrumentos de trabalho (máquinas, ferramentas, matéria-prima) Recursos financeiros: capital Informação: dados (recursos intangíveis, conhecimento) Espaço: local Tempo: recurso intangível Espaço: rede, virtual, home office, redes sociais 6
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PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 7 Recursos Resultados Processo: estrutura de ação de um sistema.
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FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS 8 Administração geral Operações (produção) Marketing Finanças Recursos Humanos Pesquisa e desenvolvimento
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OPERAÇÕES (PRODUÇÃO) Fornecer o produto ou serviço Utilização e transformação de recursos Produção em massa Produção por processo contínuo Produção unitária 9
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MARKETING Estabelecer e manter relação entre cliente e organização Pesquisa Desenvolvimento de produtos Distribuição Preço Promoção Vendas 11
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PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) Transformar informações de marketing em produtos e serviços Identificação e introdução de novas tecnologias Melhoramentos nos processos produtivos Redução de custos Especialistas 13
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FINANÇAS Cuida do dinheiro da organização Proteção e utilização eficaz dos recursos financeiros Maximização do retorno do investimento Manter o grau de liquidez Responsável por decisões como: investimentos, financiamento, controle, destinação dos resultados. 15
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RECURSOS HUMANOS Encontrar, atrair e manter as pessoas Função estratégica (envolve o todo) Planejamento da quantidade e competências de pessoas para ingressarem na organização Recrutamento e seleção Treinamento e desenvolvimento Avaliação de desempenho Remuneração Higiene, saúde e segurança no trabalho Gestão de pessoas 16
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EFICIÊNCIA X EFICÁCIA Eficácia: realização de objetivos. Eficiência: melhor utilização dos recursos. 18 EficiênciaEficácia Ausência de desperdíciosCapacidade de realizar resultados Uso econômico de recursosGrau de realização dos objetivos Menor quantidade de recursos para produzir mais resultados Capacidade de resolver problemas
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HENRY MINTZBERG: PAPÉIS GERENCIAIS Papéis interpessoais Papéis de processamento de informação Papéis de decisão 19
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PAPÉIS INTERPESSOAIS Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas Figura de proa (imagem do chefe): representante ou relações públicas Ligação: “teia”, relação com os pares 20
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PAPÉIS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES Monitor: troca de informações (dentro e fora) Disseminador: circulação da informação (de fora para dentro) Porta-voz: fala oficial (de dentro para fora) 21
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PAPÉIS DE DECISÃO Empreendedor: planejador de mudanças Controlador de distúrbios: amenizar conflitos, crises entre grupos, promover a harmonia, equilíbrio “Psicólogo Organizacional” Administrador de recursos: Tempo, programar ao trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros Negociador: sindicatos, clientes, credores ou empregados 22
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COMPETÊNCIAS 23 Perspectiva Visão das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações Conhecimento Informação, atualização profissional, reciclagem constante Atitude Comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação
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COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Competências intelectuais: obtenção e análise concreta sobre a realidade e intuição, imaginação e criatividade (habilidade conceitual) Competências Interpessoais: Liderança, relação humana, comunicação, motivação (habilidade humana) Competência Técnica: atividade específica Competência Intrapessoal: introspecção;auto-análise, automotivação, autoconhecimento, organização e administração do próprio tempo 24
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MAESTRO 25
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CIRURGIÃO 26
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PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DECISÃO: Escolha para enfrentar um problema Processo decisório: sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. Colocada em prática, o ciclo se fecha e cria outra situação 27 Problema/no va situação DecisãoExecuçãoNova situação
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PRINCIPAIS TIPOS DE DECISÕES: Decisões programadas: resolução de problemas conhecidos. Ex. limite de crédito bancário Decisões não-programadas: resolver problemas que as decisões programadas não conseguem resolver. Ex.: fusão de empresas. 28
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29... até o próximo encontro!
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