FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR Disciplina: Operação Unitária LIOFILIZAÇÃO Professora: Bruna Chaves de Amorim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Advertisements

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
Referências MACHADO, Andrea Horta, MORTIMER, Eduardo Fleury. Química volume único. São Paulo: Scipione, Reações químicas espontâneas não espontâneas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
AUTOCLAVE FORNO PASTEUR MICROBIOLOGIA ERICK ALMEIDA SANTOS.
Liofilização Física Industrial Discentes: Juliana Oliveira, Stanley Miller, Vinicius Mascarenhas, Vivian Pinheiro Yuri Monção Docente: Wilsione Carneiro.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
Cumeno.
AULA 14 – MUDANÇAS DE FASES
FÍSICA Calorimetria Aulas de Conceito de calorimetria Mudança de fase
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Site: Capítulo 22 Estudo dos Gases.
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Esgotos Planeta Água: poluição
Professor Bruno Nascimento
ATIVIDADE DE ÁGUA ( A W ) É A ÁGUA NÃO LIGADA QUIMICAMENTE, DISPONÍVEL PARA REAÇÕES QUÍMICAS E BIOLÓGIAS ENTRE OS CONSTITUINTES. QUANTITATIVAMENTE É.
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Ciências da Natureza e suas
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Mon Ville Água Oxigenada.
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais – Aula 01
CONTAINER.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
SECAGEM Remoção da água, por evaporação, de sólidos ou soluções, levando à imobilização de reagentes químicos e consequente interrupção da atividade biológica.
SAL....
Ciências da Natureza e suas EXPERIÊNCIA DE TYNDALL (regelo)
FABRICATION OF LI 2 TIO 3 PEBBLES BY A FREEZE DRYING PROCESS ALEX GALVÃO RODRIGO SOWA.
A ÁGUA OXIGENADA Colaboração: Carlos Magno Barreto.
Introdução à Química: Matéria Prof. Altair Eugênio Honorato.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DE CONDICIONAMENTO DE AR. São os processos psicrométricos: 1.Mistura Adiabática de duas quantidades de Ar Úmido; 2.Aquecimento.
AGLOMERANTES PROF. TALLES MELLO.
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
Universidade de Mogi das Cruzes
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS  Objetivo geral dos processos de conservação : evitar as alterações nos alimentos, oferecendo ao indivíduo, alimentos.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Conceitos básicos da ecologia
FLUÊNCIA EM CERÂMICOS.
Troca de calor e mudança de fase
Introdução à Química: Matéria Prof.: Winícius Rodrigues.
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
Preparação do aerogel hidrofóbico RESULTADOS E DISCUSSÕES
A influência da água no cozimento dos alimentos.
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
A influência da água no cozimento dos alimentos
Matéria Eduardo Custodio Teixeira. Matéria Eduardo Custodio Teixeira.
Termologia e Calorimetria
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Metodologia para o Ensino de Química e Física Alunos:
Conceitos Básicos de Refrigeração
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Processos de Transmissão de Calor. Aquecedor Solar de Água  Você sabe o que é um aquecedor solar?  Não confunda com sistema de energia solar!
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos.
LINHA DE PRODUÇÃO II Alisson Fernando Pereira Bruna Albertino Guilherme Morais Hector F. de Souza Pedro Pulga Welington Soares de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR Disciplina: Operação Unitária LIOFILIZAÇÃO Professora: Bruna Chaves de Amorim Acadêmicos: Ademir Flavio Costa Andressa Mariano Bianca Hudson Gesiane Cotta Joice Trevenzoli July Mendes Jhonatan Pereira Thiago Augusto MATIPÓ 2017

Liofilização Há muito tempo que os cientistas procuravam um meio apropriado à dessecação de certos produtos de origem biológica, os quais, na sua maioria, são total ou parcialmente destruídos quando submetidos aos processos convencionais utilizados para esse fim.

Era um sistema inédito de dessecação, baseado no congelamento do material a secar e na vaporização subsequente à custa de vazio, fazendo a condensação dos vapores libertados durante a operação em recipientes colocados em tubos de DEWAR, contendo ar líquido ou neve carbônica misturados com acetona.

A secagem por congelamento também conhecida como Liofilização ou freeze-drying é usada principalmente para remover água de produtos sensíveis, a maioria biológicos, sem danificá-los.

Esta técnica, especialmente indicada para dessecar produtos facilmente alteráveis, permite a secagem de um corpo após a sua prévia congelação, removendo-se, em seguida, a água congelada por sublimação à custa de um vazio intenso, sem que, em qualquer momento da operação, o gelo formado retorne ao estado líquido.

O liofilizador apresenta duas câmaras principais, uma onde tem prateleiras e é onde irá o produto que será liofilizado e a outra possui serpentinas de refrigeração que é para onde a água irá quando abaixar a pressão.

O produto congelado é então exposto a uma baixa pressão, que faz com que o gelo gradativamente seja sublimado, transformando- o em vapor.

Exemplos de produtos liofilizados são: antibióticos, bactérias, soros, vacinas, medicamentos para diagnóstico, produtos contendo proteínas e biotecnológicos, células e tecidos e produtos químicos.

O produto a ser desidratado é congelado sob pressão atmosférica. Depois, em uma fase de secagem inicial, definida como secagem primária, a água é removida por sublimação; na segunda fase, secagem secundária, ela é removida por dessorção.

Vantagens e desvantagens da Liofilização De maneira geral, a Liofilização oferece algumas vantagens, podendo se destacar dentre elas, as seguintes: * A baixa temperatura a que se opera evita qualquer alteração química das substâncias decomponíveis pelo calor; * A perda de constituintes voláteis está reduzida ao mínimo.

* Os produtos liofilizados apresentam uma estrutura esponjosa, o que contribui para sua rápida dissolução, assegurando-se, assim, a reprodução fiel do produto original uma vez posto o liofilizado em contato com a fase líquida primitiva;

* Durante a secagem o desenvolvimento de microorganismos e as reações enzimáticas são inibidas pelas baixas temperaturas a que se opera; *A tendência que certos produtos têm para coagularem quando dessecados por outras técnicas está grandemente reduzida utilizando este processo;

Devido à estas e outras vantagens podemos perceber como o Liofilização desempenha um papel de maior importância na Tecnologia Farmacêutica, sendo já bastante numerosos os medicamentos preparados recorrendo à sua utilização.

Apesar desta técnica está revolucionando a Indústria Farmacêutica, também possui algumas desvantagens, dentre elas podemos citar: * Equipamento muito caro. Pois é difícil atingir a temperatura de liofilização, precisa-se de uma bomba de vácuo muito potente;

* Custo energético muito caro; * Processo muito demorado; Mesmo com algumas desvantagens a Liofilização é vista em destaque devido suas incontestáveis vantagens.

Conclusão: A Liofilização consiste, essencialmente, em desidratar pelo vácuo um produto congelado, através da sublimação do gelo formado. O ponto fundamental do processo está em evitar que o gelo funda durante a operação, voltando para o estado líquido.

Desta forma percebemos que os produtos submetidos à Liofilização estão aumentando a cada dia. Conclui-se então que a Liofilização desempenha um papel de grande importância para Tecnologia Farmacêutica,

Obrigado!!!