TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Advertisements

Docente: Kátia Cristine de Carvalho
1. Desmaio/Síncope Perda súbita, temporária ou repentina da consciência Redução abrupta da irrigação cerebral Principais causas: Fome / Hipoglicemia /
RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
Primeiros Socorros Para crianças. Introdução Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH.
Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
SLIDE HEMATO
Socorros de Urgência A Saúde do Atleta/Aluno/Cliente - Praticante
ACIDENTES COM ANIMAIS.
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
Aspectos éticos e legais em urgências
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE – FAEMA.
SISMMAR – Reajuste Contratual
Princípios de Ouro do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
DESMAIO.
Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
ARBOVIROSES: Estratificação de Risco e Fluxo Assistencial
INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
Responsabilidades e Segurança Profa. Dra. Cláudia Forjaz
Primeiros Socorros SBV.
Formações Falécio Lda..
Instituto Técnico de Negócios de Nampula
MARTELETE PNEUMÁTICO.
EXTINTORES DE INCÊNDIO
Atendimento inicial de emergência Prof: Chizzo SAMU.
Oficina de Proteção Infantil
5º Meeting das instituições de Assistência aos Servidores Públicos
- Cozinha para todos - Estudo de uma receita
Acção de Formação de Primeiros Socorros
Solicitação de Migração Comprovante Provisório
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Primeiros Socorros Emergências PARADA CARDIORESPIRATÓRIA (PCR) DESFIBRILADORES EXTERNOS AUTOMÁTICOS (DEA) AFOGAMENTO.
Socorros de Urgência Aplicados à Educação Física Prof. Espec. em Urgência e Emergência Gilberto de Jesus.
Primeiros socorros no desporto
4 Sinais que seu corpo envia para indicar que algo não está bem.
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
CAP PM ANTÔNIO JÚLIO NASCIMENTO SILVA. 1)O TRAUMA, OS DESASTRES OU CATÁSTROFES E A NATUREZA HUMANA; 2)ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS = UM DOS MAIORES.
Sinalização nas Operações com Equipamentos de Guindar.
PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações.
Estatística: Conceitos Básicos
1 Introdução CURSO DE SOCORRISTA
Educação Física Primeiros Socorros.
Emergências Obstétricas e Hipertensivas
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
Profa Renata Guzzo Souza Belinelo
Educação Física Primeiros Socorros.
O que fazer em casos de: Queda, Intoxicação, Desmaio, Convulsões, e Hemorragia. Alice Ventura; Alinny Frauany; Francisco de Assis; Kelúria Brito; Pamela.
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
PRIMEIROS SOCORROS DISCIPLINA /2013. PRIMEIROS SOCORROS - OBJETIVO IDENTIFICAR E UTILIZAR AS PRIMEIRAS AÇOES E CONCEITOS RELATIVOS A PRIMEIRO SOCORROS;
SUPORTE BÁSICO DE VIDA: Atendimento Inicial à vítima de trauma Professora Especialista: Moniki Barbosa.
Código de Defesa do Consumidor dos direitos básicos do consumidor; da qualidade de produtos e serviços; da prevenção e da reparação dos danos. ETEC – ZONA.
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Primeiro socorros suporte básico BLS. Conjunto de medidas e procedimentos técnicos que tem o objetivo de manter a viabilidade dos órgãos vitais até que.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS Dos primeiros socorros Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação.
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS

INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de medidas preventivas ou pela simples mudança de hábitos de vida. No entanto, a possibilidade destes ocorrerem é sempre uma realidade presente.

INTRODUÇÃO Assim, a forma mais eficaz de eliminar ou reduzir nas vítimas as sequelas que resultam destes incidentes, é através do socorro prestado nos primeiros minutos que sucedem ao incidente. A eficácia deste primeiro socorro será tanto maior quanto maior for a formação do socorrista.

ATENDIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS O que é? É o atendimento imediato e provisório prestado em caso de acidente ou enfermidade imprevista. Geralmente é prestado no local, até que se possa utilizar recursos para o tratamento definitivo.

Objetivos dos Primeiros Socorros: Preservar a vida; Reduzir o sofrimento; Prevenir complicações; Proporcionar transporte adequado, possibilitando melhores condições para receber o tratamento definitivo

CONCEITOS Em primeiros socorros NEGLIGÊNCIA: Não prestar nenhum tipo de socorro a uma vítima. IMPRUDÊNCIA: Prestar socorro de forma totalmente insegura e desatenciosa (não usar luva, não avaliar os riscos, etc. IMPERÍCIA: Não ter conhecimento básico necessário ao menos pra saber o que não se deve fazer.

PLANO DE ACÇÃO Informando uma ocorrência Ao informar sobre o acidente, faça-o de forma clara e objetiva. ONDE? Dê os detalhes exatos sobre o local da emergência; O QUE? Dê uma breve descrição do que aconteceu e possíveis detalhes sobre a via e as condições do veículo; QUANTAS PESSOAS ESTÃO FERIDAS? Dê o numero de feridos;

PLANO DE ACÇÃO Informando uma ocorrência QUE TIPO DE FERIMENTO? Se possível, dê detalhes dos ferimentos que representam risco de vida; se as vítimas estão presas no interior do veículo ou se está incendiando. AGUARDE INSTRUÇÕES: A chamada sempre será finalizada pelo operador do serviço. Responda a todas as informações e peça orientação de como agir.

Em situações de Emergências Passos a serem seguidos Observar/proteger insolar e sinalizar o local Avaliar o estado das vítimas Chamar resgate (Bombeiros, SNS, POLICIA,.….) Remover as vítimas que estejam em local instável

Em situações de Emergências Passos a serem seguidos Determinar as prioridades de atendimento Cuidar das lesões mais graves. Providenciar o transporte, se necessário e de forma adequada.

Normas de Conduta de um Socorrista Usar a calma, paciência e cortesia Apresentar-se Acompanhar a vítima sempre que necessário Respeitar a vítima e confidencialidade Trabalho de equipa com todos os intervenientes Executar correctamente as técnicas

Normas de Conduta de um Socorrista Solicitar o apoionecessário Determinar a segurançano local Avaliarcorrectamente as situações e os meios disponíveis Distribuir tarefas Direito da vítima à recusa Tratamento sem julgamento

São fontes de informação no local da cena:

AVALIAÇÃO PRIMÁRIA 1. Estado de consciência e sinais de respiração 2. Circulação, - pulso e grandes hemorragias – Massagem cardíaca e hemostasia. ( 30 compressões cardíacas) 3. Vias aéreas e coluna cervical, - abertura e limpeza 4. Respiração ( 02 ventilações)

Passos de Avaliação da vítima 1º Passo Observe visualmente a vítima e a área do acidente

Passos de Avaliação da vítima 2º Passo 2º Passo Verifique o estado de consciência da vítima. Identifique-se.

Passos de Avaliação da vítima 3º Passo Verifique as vias aéreas da vítima e estabilize sua coluna cervical.

Passos de Avaliação da vítima 3º Passo

Passos de Avaliação da vítima 4º Passo Verifique a respiração da vítima.

Passos de Avaliação da vítima 5º Passo Verifique a circulação da vítima.

Passos de Avaliação da vítima 6º Passo - Verifique hemorragias externas.

DESMAIO A perda súbita do conhecimento, vulgarmente conhecida por «desmaio» ou lipotimia, pode ter várias origens, bem como indicar vários quadros clínicos. Causas: crises de hipoglicemia(descida acentuada do açúcar no sangue), intoxicação, alterações cardíacas e até mesmo doenças neurológicas, o que pode acarretar convulsão.

DESMAIO SENSAÇÃO DE DESMAIO Características: Palidez; suores frios; falta de forças; pulso fraco. Sentar a vitima; Socorro: Colocar-lhe a cabeça entre as pernas; Molhar-lhe a testa com água fria; Dar-lhe a beber água açucarada ou chá; Manter-se próximo da vitima até esta estar recuperada.

NO CASO DE DESMAIO Como prestar socorro (O que fazer?) Deitar a vítima e elevar suas pernas; Se não for possível deitá-lo, sente-o e abaixe sua cabeça até a altura do joelho para aumentar a quantidade de sangue circulando; Verificar o pulso (batimentos cardíacos) No caso de desmaios seguidos de convulsões, coloque um travesseiro embaixo da cabeça da pessoa e vire a cabeça dela para o lado, para que ela não engasgue com a saliva

Deitar a vítima e elevar suas pernas

Quando ela acordar : Acalme-a, encaminhe-a ao pronto socorro. O que NÃO FAZER: Não dê nada à vitima, líquido ou sólido, até que recupere TOTALMENTE a consciência. Caso contrário poderá asfixiar-se; Não jogue água no rosto da vítima; Não bata no rosto da vítima.