INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado.

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INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado

TEORIA DO CONSUMIDOR Algumas aplicações práticas: Serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja demanda potencial é desconhecida; Fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivos ao consumidor; Fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas econômicos

TEORIA DO CONSUMIDOR TEORIA DO VALOR-UTILIDADE “As pessoas demandam mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, que podem ser medidos em utilidade.”

VARIAÇÃO DA UTILIDADE TOTAL DE ACORDO COM O CONSUMO

VARIAÇÃO DA UTILIDADE MARGINAL CONFORME A QUANTIDADE CONSUMIDA

TEORIA DO CONSUMIDOR LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE “Na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria, a Utilidade Marginal dessa mercadoria diminui.”

TEORIA DO CONSUMIDOR UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL n U n = Σ Umg(i) i = 1

TEORIA DO CONSUMIDOR

Excedente do consumo p = R$ 1,50

TEORIA DO CONSUMIDOR popo 0 q o quantidade consumida Preço marginal de reserva

TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Quantidade consumida para a qual Preço Mg de Reserva = Preço de Mercado

TEORIA DO CONSUMIDOR EXCEDENTE DO CONSUMIDOR

TEORIA DO CONSUMIDOR A Z B C D E.X.Y

TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA “Representação gráfica de um conjunto de cestas de consumo indiferentes para o consumidor, ou seja, cestas que trazem a mesma satisfação.”

TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA Propriedades Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice- versa; Tem sempre inclinação negativa; Duas curvas de indiferença nunca se cruzam.

TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO “A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.”

TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO

TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Gasto Total < Renda Px Px Q x + Py Py Qy Qy < R

TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00

TEORIA DO CONSUMIDOR LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA A B C D E F Y q a P a + q v P v = R

TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Fatores que causam o deslocamento da Restrição Orçamentária: Preço de x Preço de y Renda

TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Alimentação Vestuário.A.B.E.C oIooIo 1I11I1 2I22I2 3I33I3