TEXTO ARGUMENTATIVO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
Quer tirar nota 1000 na redação do Enem? Entenda os 5 critérios de avaliação usados pela banca Aula de Redação: Critérios do ENEM
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
1 Nome Completo do Primeiro Autor ; 2 Nome Completo do Segundo Autor; 3 Nome Completo do Terceiro Autor; 2 Nome Completo do Quarto Autor; 5 Nome Completo.
Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver uma tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Texto Dissertativo Argumentativo
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significava composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
LÓGICA? É LÓGICO!!!!.
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO ESCOLAR
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Figura 1: Localização dos campi do Instituto Federal do Maranhão.
Elaboração de um projeto de pesquisa
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Apresentação de um Tema - Orientações
AULA 4 DE REDAÇÃO.
Como apresentar um trabalho
As vertentes da lógica:
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
Atender aos requisitos do texto
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
TÍTULO: Subtítulo Campus xxxxxxxx-IFTO – 6 a 8 de novembro – 2015
Organização Programática 2º Ciclo
TÍTULO: Subtítulo Campus xxxxxxxx-IFTO – 6 a 8 de novembro – 2015
TÍTULO: Subtítulo #id_submissão
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
GÊNERO ENTREVISTA.
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
3º ANO/2017 Cristiane Pissutti.
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Origem: Grécia Antiga (séc.V a.C.) Faz parte da arte retórica
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
Primeiro AUTOR1; Segundo Autor2
TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Trabalhos científicos
Trabalho de Conclusão de Curso I
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
Leitura dos Resultados EXEMPLO
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
COMO INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO
Linguagem e Comunicação
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
Aspectos de coesão textual
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Texto argumentativo: artigo de opinião
TÍTULO: Subtítulo Campus xxxxxxxx-IFTO – 6 a 8 de novembro – 2015
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
{ ARGUMENTAÇÃO A opinião (tornada) pública AS SEQUENCIAS E OS GENEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS Modulo 6 – Capítulo 16 Ministrado pelo Professor J. Bosco.
AULA SHOW DE REDAÇÃO Profa. Dra. Keyle Monteiro – (98) AMANHÃ, DIA 4/5, SÁBADO NA AÇÃO SOCIAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PELA PASSAGEM DOS 15 ANOS.
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Ethos, Phatos e Logos: a retórica de Aristóteles. Prof. Dra. Ariana Regina Storer. Linguagem e Comunicação Jurídica.
Transcrição da apresentação:

TEXTO ARGUMENTATIVO

O que é argumentar? Argumentar é expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma a persuadir o ouvinte/leitor É necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convincente, baseado na verdade, e que influencie o outro, levando-o a pensar/agir em conformidade com os nossos objectivos. Argumentar é persuadir racionalmente. Persuasão racional – faz-se apelo à razão Persuasão emocional (muito usada na publicidade) – apela-se a desejos, sentimentos, medos, emoções, frustrações

O que é um texto argumentativo? Texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor, ao qual se apresenta um ponto de vista – uma tese – cuja veracidade se demonstra e prova: Começando por apresentar a tese, a partir da qual se desenvolve o raciocínio, a argumentação, constituída por um conjunto de argumentos logicamente encadeados, sustentados em provas e, normalmente, ilustrados e credibilizados por exemplos.

O que é um argumento? É uma quantidade de informação ou de dados organizados (premissas) que sustentam o ponto de vista e conduzem à conclusão da veracidade da tese que se pretende defender.

Quando construímos um texto argumentativo? Na vida escolar, na vida profissional, no exercício da nossa cidadania, necessitamos com frequência de elaborar textos argumentativos: A dissertação, o comentário, o artigo opinião, o artigo de apreciação crítica (de cinema, de música...); Intervenção num debate ou numa reunião, uma campanha (por ex. para a associação de estudantes), um discurso político, uma alegação judicial.

Argumentar é o mesmo que persuadir? Argumentar é persuadir racionalmente, mas nem toda a persuasão é racional: Há a persuasão emocional, muito usada, por exemplo, em publicidade. (Quando um anúncio publicitário nos convence a comprar um determinado produto, não pelas qualidades desse produto que responde a necessidades nossas, mas porque, ao associar essa marca a um determinado padrão de vida, nos leva a crer que adquirindo aquele artigo passaremos a usufruir desse padrão de vida). A diferença entre a persuasão racional e a emocional reside no facto de, na primeira, se fazer apelo à razão, enquanto na segunda, se apelar a desejos, sentimentos, medos, emoções, frustrações.

Como se constrói um texto argumentativo? Estrutura Introdução - Parágrafo inicial no qual se apresenta a proposição (tese, opinião, declaração). Deve ser apresentada de modo afirmativo, claro e bem definido, sem referir ainda quaisquer razões ou provas. Desenvolvimento análise/explicitação da proposição apresentada; apresentação dos argumentos que provam a verdade da proposição: factos, exemplos, citações, testemunhos, dados estatísticos. Conclusão Parágrafo final, no qual se conclui com uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento.

Escolha e ordenação dos argumentos Para uma correcta construção argumentativa, é fundamental a escolha dos argumentos que suportam a demonstração da verdade da tese. Eles devem ser pertinentes e coerentes, apresentados de forma lógica e articulada. Assim deve-se: encontrar os argumentos adequados; recorrer, sempre que possível e desejável, à exemplificação, à citação, à analogia, às relações causa-efeito; organizar os argumentos por ordem crescente de importância, do menos para o mais importante.

Adequação do texto ao objectivo e ao destinatário A construção de um texto argumentativo deve ter em conta a sua finalidade e também o leitor/ouvinte ao qual se destina (para informar, convencer, emocionar). Deve, pois: usar um registo adequado à situação e ao destinatário; utilizar referências de conteúdo que o destinatário possui, de forma a que este o possa interpretar correctamente.

Articulação e progressão do discurso O texto deve apresentar-se como um todo coeso e articulado, através do estabelecimento de uma rede de relações lógicas entre as palavras, as frases, os períodos e os parágrafos que o constituem. Deve, além disso, recorrer a processos de substituição, usando palavras ou expressões no lugar de outras usadas anteriormente. Deve igualmente corresponder à construção de um raciocínio que se vai desenvolvendo gradualmente.

Estas características são conseguidas através da correcta utilização e combinação dos elementos linguísticos do texto: correcta estruturação e ordenação das frases; uso correcto dos conectores do discurso; respeito pelas regras de concordância; uso adequado dos pronomes que evitam as repetições do nome; utilização de um vocabulário variado, com recurso a sinónimos, antónimos, hiperónimos e hipónimos.

Conectores do discurso A progressão e articulação do texto é conseguida sobretudo através do uso de conectores ou articuladores do discurso que vão fazendo progredir o texto de uma forma coerente e articulada. Para cumprir o seu objectivo - persuadir - o texto argumentativo deve apresentar-se como uma construção lógica, na qual o raciocínio é apresentado de forma progressiva e articulada. Para isso, é fundamental boa utilização dos articuladores ou conectores do discurso - advérbios, locuções adverbiais, conjunções, locuções conjuncionais e mesmo orações completas. Alguns desses articuladores, utilizados em qualquer tipo texto, são recorrentes no texto argumentativo.