ASPECTOS OPERACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Advertisements

PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
DIRETORIA DE REGULAÇÃO, INDICADORES INSTITUCIONAIS E AVALIAÇÃO - DRIIA 1.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
PROFESSOR Este material reune as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. Identifique nas sua escola os projetos.
SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
Acesso ao Ensino Superior Alunos 6º Licenciatura em Ciências Biológicas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Estudos de Caso. 1. Ao chegar na escola, o aplicador constata que na turma há 6 alunos a mais que o previsto. Nesse contexto, como o aplicador deverá.
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2017
Curso de Filosofia - UFRN
SEMINÁRIO ENADE 2017.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
ENADE 2017.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 Proposta
RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles?
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
ROTEIRO DE MATRÍCULA REGIONAL GOIÂNIA
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Avanços nas últimas décadas
Introdução a Engenharia de Alimentos
ASPECTOS OPERACIONAIS
Importante Usar o Navegador Google Chrome. Objetivo do Sistema Pesquisar RA do aluno SCE Sistema Cadastro Escola SC Sistema Concluinte Transporte Escolar.
UNILAB DRIIA Coordenação do Curso de História ENADE 2017
Arquitetura e Urbanismo Biologia
UNIDADE DE ACESSO À MERCADOS INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - UAMIT
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
NÚCLEO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Fórum de Coordenadores
Orientações aos Alunos
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Inscrição de Prestadora Prestadora realizando o processo
Curso - Avaliação e Aprendizagem
DADOS CADASTRAIS DOS ALUNOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
III Etapa – REDIJAÊ Números do Redijaê Número de Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio : Número de Estudantes que acessaram o Redijaê, na 1ª Etapa:
Cadastro de Funcionário
ENADE 2017 Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes
SINAES ENADE.
Advocacia Geral da União
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
ENADE 2016 Tutorial de criação de senha para resposta ao Questionário do Estudante.
FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Como estudar em Portugal
Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação de Curso
Curso de Ciências Biológicas
Sejam Bem Vindos.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Curso de Ciências Biológicas
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Fórum de Coordenadores do Cursos de Graduação
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS
Principais Resultados do Censo 2012
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS OPERACIONAIS 2017 ASPECTOS OPERACIONAIS

Novidades do ENADE 2017 Novo sistema do ENADE Edital do ENADE – substitui o Manual do ENADE Será criada uma pagina do ENADE (similar a do ENEM) Cadastro realizado pelo aluno: obrigatório Informações a serem inseridas pelo coordenador foram reduzidas. Não precisa enquadrar o curso para inscrição dos irregulares.

Cursos participantes do ENADE 2017 Bacharelado: Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Eng. Civil; Eng. Elétrica; Eng. de Alimentos; Eng. de Computação; Eng. de Produção; Eng. Mecânica; Eng. Química; Eng. Ambiental; Eng. Florestal; Engenharia (outras). Licenciatura / Bacharelado: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; Química. Licenciatura: Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; Pedagogia. Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação

Quem deve ser inscrito no ENADE? Estudantes IRREGULARES Estudantes INGRESSANTES Estudantes CONCLUINTES

Estudantes Irregulares Estudantes concluintes habilitados ao Enade de anos anteriores que: Não compareceram à prova e Não obtiveram dispensa oficial do MEC Não preencheram o questionário do estudante Não foram inscritos Estudantes ingressantes no ano em que seu curso participou do Enade e que NÃO FORAM INSCRITOS.

Destaque Ainda que o estudante tenha participado do Enade em anos anteriores na condição de concluinte, MAS NÃO DIPLOMOU, e em 2017 é concluinte, deve-se proceder a sua inscrição.

Estudantes Ingressantes Estudantes que iniciaram o curso em 2017 e que tenham cumprido até 25% da carga horária total do curso até o dia 25/8/2017.

Estudantes Concluintes Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária total do curso até o dia 25/8/2017. Estão dispensados os concluintes que colarem grau até o dia 25/8/2017.

Como identificar os Irregulares? Novidade: INEP disponibilizará uma lista sugestiva de alunos irregulares (somente de concluintes nas duas últimas edições do ENADE) Coordenador deve conferir a lista e

Como identificar os Concluintes? Novidade: INEP disponibilizará uma lista sugestiva de alunos concluintes, com base nos dados do Censo da Educação Superior. Coordenador deve conferir a lista e, para cada aluno da lista, deve:

Como identificar os Concluintes? No SIGAA, obter o RELATÓRIO DE ALUNOS COM PERCENTUAL DE CH CUMPRIDA

Destaque A IES deve informar os seguintes dados dos estudantes dos cursos habilitados ao Enade 2017: CPF Ano de conclusão do ensino médio Turno de frequência ao curso.

Destaque O estudante DEVE acessar o sistema ENADE e confirmar (ou atualizar) seu cadastro. Nesse momento, deve informar se tem alguma necessidade de atendimento especial, como: Tradutor-intérprete de LIBRAS Prova em Braille Prova ampliada Estar amamentando, etc

Acesso ao Sistema ENADE Entre no site: http://enade.inep.gov.br

O sistema enviará uma mensagem com a senha provisória, para o seu e-mail. ATENÇÃO: O CPF e o e-mail informados devem constar do Cadastro do curso no e-MEC. Em caso de necessidade de atualização, entrar em contato com a PROEG (diden-proeg@ufpa.br) ou com a DIAVI/PROPLAN (enade@ufpa.br). 2º Passo: acesse novamente o site http://enade.inep.gov.br. Click em “Autenticação via SSIServices” (seta vermelha).

Preencha o Login (seu CPF) e a Senha (provisória) Preencha o Login (seu CPF) e a Senha (provisória). Click em “Acessar” (seta).

O sistema identifica que é uma senha temporária e disponibiliza o recurso para “Alterar Senha”.

Preencha os campos solicitados, lembrando que a nova senha ter de 6 a 20 caracteres, e deve conter: números, caracteres especiais (p.ex. *&@#), letras minúsculas e letras maiúsculas. Click em “Alterar senha”.

Pronto. Sua senha foi alterada e seu acesso liberado ao Sistema ENADE. ATENÇÃO: O acesso ao Sistema ENADE será sempre pelo link “Autenticação via SSIServices”.

Enquadramento do Curso O enquadramento do curso no Exame é de fundamental importância, à medida que: Define a área de conhecimento (a prova) por meio da qual os estudantes serão avaliados; Tem impacto direto no cálculo do conceito Enade e demais índices decorrentes do resultado da avaliação do desempenho acadêmico.

Enquadramento do Curso DIAVI/PROPLAN: responsável pelo enquadramento Para inscrição dos estudantes Concluintes: LETRAS: devem ser enquadrados considerando as especificidades das Diretrizes de Prova publicadas no sítio do INEP. Letras Portugues Letras Ingles Letras Portugues e Espanhol Letras Portugues e Inglês

Enquadramento do Curso Para inscrição de estudantes Concluintes: ENGENHARIA: todos os cursos de Engenharia que não se enquadram nas áreas discriminadas especificamente devem ser enquadrados na área Engenharia. DEMAIS CURSOS: devem ser enquadrados em suas respectivas áreas.

Diretrizes para a Prova Baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais Componente Específico – Física Habilidades e Competências

Cronograma

Cronograma

O papel do Coordenador Conhecer o Edital ENADE 2017; Inscrever os estudantes (irregulares, ingressantes e concluintes) no prazo previsto; Orientar quanto a necessidade do estudante realizar o cadastro no sistema ENADE e preencher o questionário; Sensibilizar e motivar o estudante à participar do ENADE de forma responsável; Acompanhar a realização do cadastro do estudante. Preencher o questionário do coordenador.

Responsabilidades do Aluno Conhecer o Edital ENADE; Verificar sua inscrição no ENADE (irregulares e ingressantes); Realizar seu cadastro no sistema ENADE; Solicitar atendimento especial, se necessário; Preencher o questionário do estudante; Participar do ENADE de forma responsável e com compromisso;

OBRIGADA! Maria Lúcia Harada cpa.ufpa@gmail.com enade@ufpa.br