Contagem Aula 2, ciclo 6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
Advertisements

Prof. André Luiz da Costa Carvalho RELACIONAMENTOS BINÁRIOS, ATRIBUTOS E CHAVES.
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL CONTAGEM Uma pessoa pode escolher 4 sabores de pizza e 3 sorvetes. Pergunta-se: de quantas maneiras pode fazer as suas escolhas?
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Segundo encontro do terceiro ciclo
1) Defina sequências numéricas.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Contagem – Permutações e Combinações
Segunda Chance para Aprender
Contagem – Permutações e Combinações
Segundo encontro do segundo ciclo
Podemos fazer 120 paisagens diferentes.
Contagem Aula 2, ciclo 3.
PROBLEMA 01: De quantas maneiras diferentes cinco pessoas podem fazer uma fila para entrar no ônibus? Para resolver esse problema, escolhemos a pessoa.
Contagem Aula 2, ciclo 4.
Lógica de Programação I
Fatorial de um número natural
Fundamentos de Contagem
Exercícios.
Segundo encontro do sexto ciclo
Contagem Aula 2, ciclo 4.
Algoritmo de Euclides para o cálculo do mdc
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Combinações simples • Escolher • Conjuntos.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Adm.Industrial P.O. Aula 04 Aplicações Rafael Ferrara.
Sistemas de Controle III N8SC3
Propriedades das Proporções
EGP, CPC, 2004/05 Problema e Algoritmos de Colocação de Professores
PROBABILIDADE Profª Juliana Schivani Estagiário Wellington Muniz
Congruência semântica
Equações do 2º Grau ax2 + bx + c = 0, a ≠ 0.
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS SOCIAIS: Curso Básico
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 13
Introdução à análise combinatória
Degenerescência, ciclagem e eficiência do Simplex
Aplicações adicionais da derivada
TEORIA DOS NÚMEROS Aluno: Mauricío George – Princípio da Boa Ordenação
Professor : Neilton Satel
Aplicações adicionais da derivada
Aula 02 – Produtos Notáveis
Exercícios Complementares
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAUS (Aula 6)
PROBABILIDADE Profª Juliana Schivani
Cálculo combinatório.
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Estruturas de Decisão
Combinação simples.
PROBLEMAS DO 1º GRAU E PORCENTAGEM
Ferramenta Solver (MS Excel)
Problemas de Transporte (Redes)
ANÁLISE COMBINATÓRIA Princípio Fundamental Da Contagem
Expressões algébricas
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
Uma indústria de carros fabricam dois modelos de carros
Princípios de Contagem Analise combinatória
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Planejamento Financeiro e Orçamentário
2ª ordem não-homogêneas
Funções de Duas ou Mais Variáveis
Distribuição Binomial
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Contagem Aula 2, ciclo 6

Combinações Completas Dado um conjunto de n objetos (distintos), o número de maneiras de escolher r dentre eles, onde podemos escolher várias vezes o mesmo elemento e de forma que a ordem em que os r elementos são escolhidos não é importante, é chamado de número de combinações completas de n escolhe r, sendo denotado por CRn,r .

Exemplos Exemplo 1. Uma loja possui duas caixas, cada uma com um grande número de bolinhas. Uma caixa tem somente bolinhas azuis e a outra tem somente bolinhas verdes, sendo que as bolinhas de uma mesma caixa são todas idênticas. Queremos comprar 6 bolinhas para montar um saquinho de presentes. De quantas maneiras isso pode ser feito, observando-se que a ordem em que as bolinhas são colocadas no saquinho é irrelevante?

Exemplos Exemplo 1. Uma loja possui duas caixas, cada uma com um grande número de bolinhas. Uma caixa tem somente bolinhas azuis e a outra tem somente bolinhas verdes, sendo que as bolinhas de uma mesma caixa são todas idênticas. Queremos comprar 6 bolinhas para montar um saquinho de presentes. De quantas maneiras isso pode ser feito, observando-se que a ordem em que as bolinhas são colocadas no saquinho é irrelevante? Existem apenas dois tipos de objetos distintos, dentre os quais temos que escolher 6, neste caso vamos denotar CR 2,6

Exemplo 1. Denotando por x1 a quantidade de bolinhas verdes e por x2 a quantidade de bolinhas azuis, temos que x1 + x2 = 6 Assim, nesse caso, basta escolhermos x1 que x2 estará completamente determinado por x2 = 6 − x1. Como x1 ∈ {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6}, ele pode assumir apenas 7 valores, o que nos da apenas 7 soluções, a saber: {(0, 6), (1, 5), (2, 4), (3, 3), (4, 3), (5, 1), (6, 0)}.

Exemplo 2. Uma sorveteria vende 6 sabores de sorvete Exemplo 2. Uma sorveteria vende 6 sabores de sorvete. De quantas formas podemos comprar uma taça de sorvete com duas bolas, considerando que a ordem em que as bolas são posicionadas na taça não é importante?

Exemplo 2. Uma sorveteria vende 6 sabores de sorvete Exemplo 2. Uma sorveteria vende 6 sabores de sorvete. De quantas formas podemos comprar uma taça de sorvete com duas bolas, considerando que a ordem em que as bolas são posicionadas na taça não é importante? Da definição, temos que o número de maneiras de montar a taça é CR 6,2 Ou (i) as bolas são de sabores diferentes ou (ii) as duas bolas são do mesmo sabor. No caso (i), podemos montar a taça de C6,2 = 6 · 5/2 = 15 maneiras No caso (ii), onde as duas bolas são do mesmo sabor temos 6 maneiras. O total de maneiras de montar a taça é 15 + 6 = 21.

Nos exemplos anteriores resolvemos dois casos parecidos de maneiras diferentes, porém agora veremos uma formula que engloba a solução de combinações completas:

Exercícios Exercício 1. Uma fábrica de automóveis dispõe de 3 cores para pintar 6 carros idênticos, cada um com uma única cor. De quantos modos isso pode ser feito?

Exercício 2. De quantas maneiras podemos comprar dez picolés de uma loja que os oferece em três sabores? Assuma que a loja possui pelo menos dez picolés de cada tipo em estoque.

Exercício 3. Quantas são as soluções inteiras e positivas de x + y + z = 7?

Supondo que ela dê as bolas para 3 alunos distintos? Exercício 4. Uma professora tem 3 bolas de gude para distribuir para 5 meninos (digamos, Alfredo, Bernardo, Carlos, Diogo e Eduardo). De quantos modos ela pode fazer essa distribuição: Supondo que ela dê as bolas para 3 alunos distintos? Supondo que os contemplados possam ganhar mais de uma bola? (Por exemplo, Carlos pode receber todas as bolas.)

Exercício 5. Uma indústria fabrica 5 tipos de balas, que são vendidas em caixas de 20 balas, de um só tipo ou sortidas. Quantos tipos diferentes de caixa podem ser fabricados?

Exemplo 3. Uma pessoa dispõe de balas de hortelã, de caramelo e de coco, e pretende montar saquinhos com 13 balas cada, de modo que, em cada saquinho, haja no mínimo três balas de hortelã e duas balas de caramelo. Um saquinho diferencia-se do outro pelo número de balas de cada tipo. De quantas maneiras distintas a pessoa pode montar o saquinho?

Exemplo 3. Uma pessoa dispõe de balas de hortelã, de caramelo e de coco, e pretende montar saquinhos com 13 balas cada, de modo que, em cada saquinho, haja no mínimo três balas de hortelã e duas balas de caramelo. Um saquinho diferencia-se do outro pelo número de balas de cada tipo. De quantas maneiras distintas a pessoa pode montar o saquinho? x1 + x2 + x3 = 13. Nesse problema temos uma restrição adicional sobre os valores de x1 e x2, a saber: x1 ≥ 3 e x2 ≥ 2. Para lidar com tais restrições, operamos as mudanças de variáveis y1 = x1 − 3, y2 = x2 − 2 e y3 = x3.

(y1 + 3) + (y2 + 2) + y3 = 13 ou y1 + y2 + y3 = 8 Exemplo 3. y1 = x1 − 3, y2 = x2 − 2 e y3 = x3. Isolando os valores de x1, x2 e x3 e substituindo-os em x1 + x2 + x3 = 13. Obtemos: (y1 + 3) + (y2 + 2) + y3 = 13 ou y1 + y2 + y3 = 8 Agora temos ainda 3 opções, mas precisamos apenas de 8 objetos, portanto a solução é:

Exercício 6. De quantas maneiras podemos comprar 12 picolés de uma loja que os oferece em 4 sabores, digamos morango, framboesa, uva e chocolate, sabendo que a loja possui em seu estoque apenas 5 picolés de morango. Assuma que a loja possui pelo menos 12 picolés de cada um dos outros três sabores. Solução. Considere uma maneira de comprar os picolés.