FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Advertisements

MAPAS CONCEITUAIS Profª Juliana Schivani
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
Relatórios.  O Relatório é um componente ActiveX chamado ActiveReport, que permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do.
OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,
Tópicos Especiais de Administração Rede de Negócios.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Unidade 03 – seção 01 Também conhecido como Curva ABC É usada para selecionar itens mais importantes de uma série; Permite a estratificação (divisão.
ESTATÍSTICA
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM – Unidade 2 Professor Marcelo Menezes Reis
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Gladius Acesso Treinamento.
ESTATÍSTICA AULA 03 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Cadastro de Plano de Trabalho Prestadora
ESTATÍSTICA (parte 3) Gráficos manuais e no Excel
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO
Elaboração de um projeto de pesquisa
Medidas de Dispersão para uma amostra
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Contas a Pagar.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NO EXCEL
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Sistemas de Informação Gerenciais
ESTATÍSTICA Aula 5.
TMEC011 – ESTATÍSTICA APLICADA
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Como Customizar Documentos no Gdoc do ASP
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
INFORMÁTICA TRT – PF – PRF WORD E EXCEL
Cadastro de Funcionário
Diagrama de Pareto.
Qualidade e Controle de Qualidade
Histórico Escolar O Histórico Escolar mantém os resultados das avaliações do aluno por período letivo Pesquisar Incluir Alterar Consultar Excluir Equivalências.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

9. Testes de Hipóteses Paramétricos
Tecnologias da Informação e Comunicação
Automatizando seus indicadores com Excel
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Conceitos Básicos do Excel. O Excel é um editor de planilhas eletrônicas para visualização, gerenciamento e análise de dados, mas também possui alguns.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Instrumentos de planejamento e qualidade
Responsável Técnico Victory Fernandes; CREA-Ba: 43019
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Pesquisa Científica
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTAS DA QUALIDADE FOLHA DE VERIFICAÇÃO; GRÁFICO DE PARETO.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO A Folha de Verificação é utilizada para permitir que um grupo registre e compile sistematicamente dados de fontes com experiência na área (históricos), ou observações, à medida que os eventos acontecem, para detectar e exibir padrões e tendências.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO

FOLHA DE VERIFICAÇÃO OBJETIVOS: Criar dados fáceis de entender que vêm de um processo simples e eficaz, que pode ser aplicado a quaisquer áreas de desempenho. Com cada observação, fornecer uma imagem mais clara dos fatos em contraposição às opiniões de cada membro do grupo. Promover a concordância na definição de cada condição ou evento onde cada pessoa tem de estar procurando e registrando a mesma coisa. Fazer com que os padrões dos dados se tornem óbvios rapidamente.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO Como fazer uma Folha de Verificação ? Chegue a um acordo quanto à definição dos eventos ou condições observados. Se estiver fazendo uma lista de eventos ou condições durante a realização das observações, chegue a um acordo sobre a definição geral do projeto. Por exemplo: Se estiver procurando razões para o atraso dos pagamentos de fornecedores, chegue a um acordo sobre a definição “atraso”. Agora se estiver trabalhando a partir de uma lista padrão de eventos ou condições, certifique-se de que há um acordo no significado e aplicação de cada um.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO Como fazer uma Folha de Verificação ? Por exemplo: Se estiver registrando chamados de vendas de várias regiões, certifique-se de que todo mundo saiba quais Estados ficam em cada região. Decida quem vai coletar os dados, durante que período, e de que fontes. Quem coleta os dados depende do projeto e de seus recursos. O período de coleta pode demorar horas ou até meses. Os dados podem vir de uma amostra ou de uma população completa.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO Como fazer uma Folha de Verificação ? Certifique-se de que os coletores de dados disponham do tempo e do conhecimento necessários pra coletar informações adequadas. Colete os dados durante um período suficiente para certificar-se de que os dados representem resultados “típicos” de um ciclo “típico” da sua empresa. Algumas vezes pode haver diferenças importantes dentro de uma população, que devem ser refletidos através da amostragem individual de cada subgrupo diferente. Este processo é chamado de estratificação.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO Exemplo: Colete dados de queixas de viajantes de negócios separadamente das queixas de outros tipos de viajantes. Colete dados sobre retalhos de plástico de cada máquina separadamente. É importante que as pessoas se sintam seguras em registrar ou mencionar pontos negativos, caso contrário, os dados serão filtrados. Planeje um formulário de Folha de Verificação que seja claro, completo e fácil de usar.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO Exercício: Criar uma folha de verificação para computar as não conformidades no processo de pintura de “bolas pretas”. Anotar todos os eventos fora do padrão. Criar uma nova folha de verificação para computar as não conformidades do mesmo processo de pintura de “bolas pretas”. Anotar todos os eventos (bolas pretas e bolas cinzas).

FOLHA DE VERIFICAÇÃO Exercício: Criar uma folha de verificação para computar as medidas não conformes no processo de forjamento de um eixo. As medidas são obtidas por paquímetro digital, a medida projetada é 20±0,1. Criar uma nova folha de verificação para computar as medidas no processo de forjamento de um eixo. As medidas são obtidas por paquímetro digital, a medida projetada é 20±0,1. Anotar as medidas como maior que a máxima, dentro da tolerância e menor que a mínima.

GRÁFICO DE PARETO Pareto foi um grande estudioso dos padrões de riqueza e saúde do século XIX, na Inglaterra. Em seu estudo, ele percebeu que grande parte das riquezas se concentrava nas mãos de uma minoria de pessoas. Descobriu a relação matemática que 80% da riqueza estava com 20% da população, logo os outros 80% da população tinha apenas 20% da riqueza.

GRÁFICO DE PARETO O gráfico de Pareto foi proposto por Juran, com base no princípio de Pareto, segundo o qual 80% dos efeitos derivam de 20% das causas. Esse princípio é conhecido também como 80/20. Exemplificando, significa que, se 80% das frutas colhidas em um pomar se apresentam sem qualidade, possivelmente essa falta de qualidade é causada por apenas 20% dos procedimentos que envolvem o plantio e a colheita. Do mesmo modo, se 80% das frutas são de excelente qualidade, 20% dos procedimentos são os grandes responsáveis por isso.

GRÁFICO DE PARETO Para construir o gráfico de Pareto, devemos organizar os dados de modo que os fatores, ou causas, sejam divididos em essenciais (ou vitais) e em secundários (ou triviais). Os quadros 4.5 e 4.6 mostram a compilação desses dados, respectivamente em números absolutos e porcentagens.

GRÁFICO DE PARETO

GRÁFICO DE PARETO A partir da organização dos dados obtidos, podemos calcular a frequência e a porcentagem acumuladas para o período, como se vê no Quadro 4.7.

GRÁFICO DE PARETO

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico: - Levantar dados Escorrimento de Tinta ///// //// Problema na Solda / Marca de Lixa /// Falta de Tinta ///// ///// /// Problema na Matéria Prima Pintura Fosca // Respingo de Solda Sujeira na Pintura ///// ///// ///// //// Falta de Aderência

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico: - Ordenar os dados Sujeira na Pintura ///// ///// ///// //// 19 Falta de Tinta ///// ///// /// 13 Escorrimento de Tinta ///// //// 9 Marca de Lixa /// 3 Pintura Fosca // 2 Respingo de Solda / 1 Falta de Aderência Problema na Matéria Prima Problema na Solda

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico: - Calcular Acumulativo Problema Qtde Acumulativo Sujeira na Pintura 19 Falta de Tinta 13 32 Escorrimento de Tinta 9 41 Marca de Lixa 3 44 Pintura Fosca 2 46 Respingo de Solda 1 47 Falta de Aderência 48 Problema na Matéria Prima 49 Problema na Solda 50

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico: - Calcular Porcentagem Problema Qtde Acumulativo % Sujeira na Pintura 19 38 Falta de Tinta 13 32 64 Escorrimento de Tinta 9 41 82 Marca de Lixa 3 44 88 Pintura Fosca 2 46 92 Respingo de Solda 1 47 94 Falta de Aderência 48 96 Problema na Matéria Prima 49 98 Problema na Solda 50 100

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico: - Desenhar o Gráfico

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Levantar dados

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Ordenar dados

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Calcular Acumulativo

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Calcular Porcentagem

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Selecionar coluna das quantidades; Pressionar Ctrl e Selecionar %; Inserir – Colunas – Colunas Agrupadas.

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Clicar com o Botão Direito do Mouse Alterar Tipo de Gráfico de Série...

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Selecionar Linhas com Marcadores

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Geralmente é necessário fazer algumas alterações no gráfico de linhas; Clicar com o botão direito do mouse e Formatar Série de Dados

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Selecionar a opção Eixo Secundário

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Geralmente acontece do Eixo da porcentagem aparecer valores maiores que 100, se acontecer deve ser alterado.

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Clicar com o botão direito no eixo e formatar eixo.

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Valor máximo selecionar fixo e alterar para 100

GRÁFICO DE PARETO Construção do gráfico no Excel: - Gerar o Gráfico Para finalizar pode ser incluído título para o gráfico e nomes para identificar as colunas