Soldagem na indústria automotiva

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Transcrição da apresentação:

Soldagem na indústria automotiva Helio Padilha

Introdução A indústria automobilística, no início século XX, com o propósito de dinamizar seu processo de produção, introduziu o conceito de linha de montagem, com o intuito de gerar uma sistematização que possibilitasse a mecanização destes processos com maior agilidade, o que passou a atender a uma demanda crescente.

Introdução Gradativamente, os trabalhos manuais foram dando lugar a processos robóticos com maior controle de gerenciamento. Atualmente, devido ao aumento da quantidade de controladores para robôs e da evolução no sistema de programação, elevou-se o nível de complexidade nas tarefas realizadas, gerando métodos cada vez mais rápidos de programação e reprogramação, diminuindo assim, o tempo de parada da linha de produção e gerando uma maior produtividade, com menores custos para a indústria.

Introdução O trabalho com solda exige muita habilidade manual do soldador e de acordo com o processo executado pode oferecer riscos ergonômicos, como o realizado em ambientes insalubres por longos períodos e exigir grande precisão dimensional ou qualidade de acabamento diferenciado e monitorado. Trabalhar com dimensões muito pequenas pode exigir grande repetibilidade.

Introdução A possibilidade de superar todas essas dificuldades com maestria torna o processo de automação extremamente vantajoso, uma vez que um robô é capaz de executar o mesmo processo muitas vezes durante horas em locais com temperaturas nocivas para os seres humanos ou submersos com constante risco de explosão, sem oferecer risco direto à integridade física do operador

Principais processos Atualmente, mais de 50 diferentes processos de soldagem têm utilização industrial e a soldagem é o mais importante método para a união permanente de metais. A quantidade de métodos se justifica pela necessidade de uma boa soldabilidade e pelo desenvolvimento de novos tipos de aços e outras ligas metálicas

Principais processos

MIG/MAG A soldagem a arco com proteção gasosa é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento destas com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu, consumível, e a peça de trabalho. No Brasil, o processo é conhecido como Metal Inert Gas (MIG), quando a proteção é inerte ou rica em gases inertes ou Metal Active Gas (MAG), quando o gás usado é ativo ou contém misturas ricas em gases ativos. O processo MAG é utilizado apenas em soldagem de materiais ferrosos, enquanto que o processo MIG pode ser usado tanto na soldagem de ferrosos quanto de não ferrosos.

TIG Já a soldagem a arco com eletrodo de tungstênio (TIG) e proteção gasosa, nada mais é que um processo no qual a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento e fusão destas por meio de um arco elétrico fixado entre um eletrodo de tungstênio e as peças a se unir. A proteção da poça de fusão e do arco é feita por uma nuvem de gás inerte e sua soldagem pode ou não ser feita com metal de adição.

Resistência elétrica A soldagem por resistência compreende na união de peças metálicas que é produzida em superfícies sobrepostas pelo calor gerado na junta através de resistência à passagem de uma corrente elétrica e pela aplicação de pressão. Na soldagem por pontos a solda é obtida na região das peças colocadas entre um par de eletrodos, e várias soldas podem ser obtidas simultaneamente pela utilização de múltiplos pares de eletrodos.

Laser A solda laser é uma técnica relativamente nova que vem sendo utilizada cada vez mais pelas montadoras de automóveis. As vantagens dessa técnica residem no aumento da resistência da ligação e novas possibilidades para o design. A solda laser é um processo que produz a fusão dos materiais com o calor obtido da aplicação de um feixe luminoso concentrado que é aplicado em cima das superfícies a serem unidas.

MIG Brazing Consiste na união de aços comuns, galvanizados e aluminizados, utilizando um processo de aquecimento à arco elétrico (MIG), adicionando um metal de adição a base de cobre, não ocorrendo a fusão dos metais base. A incidência de calor é inferior ao processo de soldagem MIG convencional, permitindo uma união através da difusão molecular entre o metal de adição e os metais base, daí o nome MIG BRAZING (Brasagem à Arco). O processo MIG BRAZING com Bronze Alumínio é muito utilizado na indústria automobilística mundial, no fechamento externo de carrocerias em aço aluminizado e em locais onde se exige acabamento de alta qualidade.

Soldagem de pinos A soldagem de pinos, conhecida em inglês pelo nome de "Stud Welding" (SW), é um processo de soldagem a arco elétrico que une pinos ou peças semelhantes por meio de aquecimento e fusão do metal de base a partir da ponta do pino, seguido de imediata pressão, para melhor união e solidificação. Energia elétrica e força são transmitidas através de um porta-pinos colocado num dispositivo de elevação envolto por um anel de cerâmica, com as funções de proteger contra respingos e contaminação atmosférica, e de conter o metal líquido.