Respiração celular.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia Rosa de Araujo
Advertisements

RESPIRAÇÃO CELULAR Processo de obtenção de energia pela célula.
Respiração Celular.
Metabolismo Celular Metabolismo:
MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR
Biologia Celular Aula 9 e 10 Respiração Celular Aeróbia
Metabolismo dos Glicídeos Semi-extensivo Med-odonto
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
BIOSSÍNTESE CONSTRUÇÃO CONSUMO DE ATP DEGRADAÇÃO PRODUÇÃO DE ATP METABOLISMO: transformações químicas a nível celular.
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ/MG CURSO DE ENFERMAGEM
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Revisão Metabolismo Energético I
Introdução aos processos fermentativos – Primeira parte
Fosforilação oxidativa
F otossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose.
Citologia Prof. Marcelo.
2. RESPIRAÇÃO CELULAR Nas células, os alimentos orgânicos (ex.: glicose) são oxidados, liberando energia necessária às atividades vitais. Energia: armazenada.
Fermentação alcoólica
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
RESPIRAÇÃO CELULAR.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Fotossíntese.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Sônia Lopes.
Carboidratos Prof. Rafael Barbosa.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Nome: Amanda Almeida Bacelar
Respiração Aeróbica Glicólise
Os três domínios da vida
Metabolismo Energético
Transportes Celulares
Produção de energia através de vias catabólicas
E. E. Ernesto Solon Borges
CÉLULAS.
METABOLISMO ENERGÉTICO II Fermentação e Respiração
CICLO DE KREBS.
Transporte celular.
Respiração Celular Para quê fazer respiração?
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Metabolismo Energético
Professora: Luciana Ramalho
Respiração celular.
PRODUÇÃO DE ENERGIA GLICÓLISE Anaeróbica Quebra do açúcar
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Necessidades vitais dos seres vivos
Energia celular.
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Biologia Fisiologia Celular Parte I.
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Metabolismo Energético
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular.
FOTOSSÍNTESE.
Aminoácidos.
CARBOIDRATOS.
Imagem cedida pela Biblioteca
METABOLISMO Profa Roziana Cunha Cavalcanti Jordão – UPE e CATÒLICA.
Bioenergética II – Respiração Celular
Características Gerais Dos Seres Vivos.
BIOLOGIA.
SÍNTESE DE PROTEÍNAS DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Citoplasma.
Fotossíntese e Respiração Celular CLAUDIO GIOVANNINI.
CARBOIDRATOS.
Revisão - Biologia Metabolismo Energético
Transcrição da apresentação:

Respiração celular

Nos alimentamos diariamente de inúmeros compostos orgânicos como: Importância da respiração celular Nos alimentamos diariamente de inúmeros compostos orgânicos como: Carboidratos Proteínas Lipídios Que podem servir como fonte de energia para as células. O que elas fazem então? Elas convertem a energia presente nessas moléculas de carboidratos, assim como proteínas e lipídios, em um único tipo de molécula de energia, chamada de ATP. Dessa forma, ao invés de ter de lidar com vários tipos de moléculas como carboidratos, proteínas e lipídios, a célula lida só com uma, que é a ATP. Mas seria muito complicado pra célula se ela usasse diretamente essas fontes para conseguir energia, pois precisariam de muitas enzimas em seu interior para poder quebrar as moléculas desses compostos e transformar em energia. As células, sozinhas, teriam que ter uma quantidade enorme de enzimas pra isso e seria um processo lento demais pra quantidade de energia que as células precisam

Importância da respiração celular E o que é ATP? A ATP é um molécula formada por uma molécula de Adenina ligado à uma molécula de Ribose que, por sua vez, é ligada em três Fosfatos. Quando o organismo quer armazenar energia, ele converte carboidrato em lipídios (gordura). O ATP é produzido para fornecer energia para célula imediatamente e não para armazenar energia. Quando essas ligações são rompidas, acontece a liberação de energia para a célula realizar seu trabalho. Energia!

Importância da respiração celular Como podem ver, a função da Respiração Celular é transformar energia contida em compostos orgânicos em ATP para este fornecer energia para a célula.

Como funciona a respiração celular?

É melhor entender algumas coisas antes: Como funciona a respiração celular É melhor entender algumas coisas antes: As células conseguem energia quando oxidam (queimam) as moléculas de glicose A glicose é o combustível mais comum para as células: C6 H12 O6 Fórmula química da Glicose, com seis átomos de carbono (C6), doze átomos de hidrogênio (H12) e seis átomos de oxigênio (O6).

É melhor entender algumas coisas antes: Como funciona a respiração celular É melhor entender algumas coisas antes: A respiração celular possui três etapas. Glicólise Ciclo de Krebs Cadeia respiratória Acontecem na mitocôndria

Glicólise – 1ª Etapa da Respiração celular Como funciona a respiração celular Glicólise – 1ª Etapa da Respiração celular A glicólise é uma sequência de inúmeras reações químicas (no total dez) que tem como objetivo quebrar as moléculas de glicose. A palavra vem do grego Glykos (que significa açúcar) + Lysis (quebra); quebra do açúcar. A Glicólise vai acontecer, dentro da célula, no hialoplasma (que é um fluído no interior das células onde as organelas ficam suspensas)

Glicólise Glicose Piruvato (6 Carbonos) (3 carbonos) Como funciona a respiração celular A Glicose chega nesse processo e é quebrada, seus átomos se separam. As moléculas de NAD+ tem uma importante capacidade de capturar elétrons de hidrogênio e o transportarem. É muito importante na terceira etapa de respiração celular para gerar uma grande quantidade de ATP. Glicose (6 Carbonos) Dessa quebra da Glicose, vão surgir três componentes menores Glicólise Surgem duas moléculas de ATP já de imediato nessa primeira etapa de respiração celular 2NADH 2ATP E temos o Piruvato, ou ácido pirúvico, que vai nos levar à segunda etapa da respiração celular. Piruvato (3 carbonos)

Como funciona a respiração celular A Glicólise – que é a primeira etapa da respiração celular – não precisa de oxigênio para acontecer, por isso é chamada de anaeróbica (nome que se dá quando não depende de oxigênio). A próxima etapa – o ciclo de Krebs – depende de oxigênio, por isso é considerada aeróbica (que depende de oxigênio). Quando não há oxigênio para ir para a próxima etapa, o Piruvato é - ainda no citoplasma - transformado em Etanol + CO2, chamado também de Ácido Lático. A esse processo de transformação do Piruvato em Ácido Lático (quando não há oxigênio), dá-se o nome de Fermentação.

CO2 CO2 Ciclo de Krebs – 2ª Etapa da Respiração Como funciona a respiração celular Ciclo de Krebs – 2ª Etapa da Respiração Os dois Piruvatos, que foram produzidos na glicólise, saem do citoplasma e são enviados para a mitocôndria CO2 C C C Piruvato CO2 C O Piruvato possui três carbonos, porém um deles é separado e transformado em CO2 quando entra na mitocôndria. C C Piruvato

Durante essa seqüência de reações são liberados: Como funciona a respiração celular Durante essa seqüência de reações são liberados: 2 CO2; 1 ATP; 4 NADH e 1 FADH2 Para cada Piruvato. Esse Acetil (2C) vai reagir com uma enzima presente na mitocôndria que é chamada de Coenzima A (CoA), formando Acetil-CoA e NADH Quando perde um de seus carbonos, o piruvato (3C) se transforma em Acetil (2C) NADH C C Acetil-CoA Piruvato Acetil O FADH2 possui a mesma função do NADH que é carregar elétrons ricos em em energia para a cadeia respiratória (última e terceira etapa). Coenzima A O Acetil-CoA entra numa sequência de reações que se chama Ciclo de Krebs

Cadeia Respiratória – 3ª Etapa da Respiração Como funciona a respiração celular Cadeia Respiratória – 3ª Etapa da Respiração A terceira e última etapa da respiração celular acontece na crista mitocondrial e depende principalmente das moléculas de NADH e FADH2 que carregam elétrons ricos em energia. É essa energia que vai ser usada para produzir uma enorme quantidade de ATP (32).

Como funciona a respiração celular Três dessas proteínas vão utilizar a energia desses elétrons energizados para bombear íons H+ para o espaço Intermembranoso. Os elétrons ricos em energia vão passar, atraídos pelo O2 por uma série de proteínas da cadeia respiratória. O único caminho dos H+ é passar pela enzima ATP Sintase, que se movimenta com a passagem de H+. Por difusão, os H+ tenderão a voltar para a matriz mitocondrial, porém, a membrana interna é impermeável ao H+ Quando os elétrons se encontrar com o O2 vai ser formado água. Sendo assim, oxigênio é o aceptor final de elétrons. Esse movimento realizado pela enzima ATP Sintase é responsável pela adição de um fosfato ao ADP formando ATP. NADH e FADH2 produzidos nas etapas anteriores vão liberar elétrons ricos em energia para proteínas da membrana. Isso explica o porque necessitamos tanto de oxigênio. Todas as células necessitam deste composto para a respiração. O bombeamento de H+ para o lado intermembranoso deixa esta região altamente ácida.

Saldo final após as três etapas: Como funciona a respiração celular Saldo final após as três etapas: Glicólise (hialoplasma): 2 ATPs Ciclo de Krebs (matriz): 2 ATPs Cadeia respiratória (cristas): 32 ATPs Total: 36 ATPs