RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS POPULACIONAIS
Advertisements

Demografia.
Profº: Cristiano Santana
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
DISCENTES: ADRIANA SANTOS CLAUDIANE LOPES INDARA PORTO JACIARA SANTOS ORLEIDE ALVES SIMONE FREIRE DOCENTE: MAIANA RAMOS DISCIPLINA:GEOGRAFIA HUMANA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
COC 7- cap. 8 COC 7- cap. 8 GEOGRAFIA GEOGRAFIA Profª Rosangela Profª Rosangela.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
Crescimento Demográfico. Conceitos Crescimento vegetativo- taxa de natalidade – taxa de mortalidade Transição demográfica 1ª fase - pré-industrial, típica.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
DINÂMICA E ESTRUTURAS POPULACIONAIS
NEOMALTHUSIANISMO.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Geo – Terra Graphien – Descrever
A população brasileira
População Prof. Sandro Rogério.
ANGOLA Alessandra Ahmar, n°01, 8°B.
Perfil da morbimortalidade brasileira
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
Pirâmide etária.
Conceitos Demográficos e Formação da População Brasileira e Mundial
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
Crescimento Populacional:
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Conceitos Demográficos
INDICADORES DE SAÚDE.
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
Crescimento vegetativo ou natural
POPULAÇÃO REVISÃO.
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Demografia.
Demografia Prof. José Carlos Rabello.
INDICADORES DE SAÚDE E ESTATÍSTICAS VITAIS Epidemiologia II Professoras: Helia Kawa e Ilce Ferreira.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
SA1 – AS POPULAÇÕES E O ESPAÇO GEOGRÁFICO – 3º BIMESTRE
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
População e povoamento
ATUALIDADES: População Brasileira
AULA 20.
NEOMALTHUSIANISMO Instituto Federal Santa Catarina – câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Versão fevereiro de.
PROF MICHEL SIQUEIRA. Demografia:  ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana Recenseamento (ou Censo):  recolha de informações.
Crescimento da População Brasileira
Dinâmica Populacional "As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo." Alunos: Núbia, Talles, Gabriele.
Indicadores epidemiológicos
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Teorias Populacionais
Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Correção lista de exercícios.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
População do Brasil – Capítulo: 2
Transcrição da apresentação:

RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA COC 7/8- cap. 8/9 Profª Rosangela

POPULAÇÃO MUNDIAL É importante conhecer números relacionados à população, para planejar a produção de alimentos, tendo em vista as necessidades de formação de um exército, de trabalhadores, pois esses dados são cada vez mais relevantes o governo ter o conhecimento das taxas de natalidade e mortalidade de uma população, sua estrutura etária, a escolaridade, a renda per capita, a expectativa de vida, entre outros.

O órgão oficial do governo brasileiro responsável pelo planejamento, sistematização, organização e análise dos dados é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); O censo ou recenseamento demográfico, que é uma pesquisa sobre a população de um determinado país ou território e que possibilita a coleta de diversas informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, ENTRE OUTROS.

POPULAÇÃO ABSOLUTA: Número total de habitantes de um lugar. POPULOSO: área com elevada população absoluta CHINA - 1,313 bilhão(2004) ÍNDIA - 1,081 bilhão (2004) EUA – 297 milhões (2004) INDONÉSIA – 222 milhões (2004) BRASIL – 180 milhões (2004) Fonte: almanaque abril 2005

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: Relação entre população total e área ocupada (km²) = população relativa Crescimento vegetativo é a diferença entre o número de nascimentos e de óbitos em um período estabelecido, geralmente um ano. Daí: CV = TN – TM (Crescimento Vegetativo = Taxa de Natalidade – Taxa de Mortalidade

OUTRAS TAXAS MORTALIDADE INFANTIL Nº de crianças mortas antes de completar 1 ano de idade em grupo de mil (%0) FECUNDIDADE Nº de filhos por mulher em idade fértil EXPECTATIVA DE VIDA (LONGEVIDADE) Esperança de vida ao nascer em anos

Taxas de natalidade e mortalidade Taxa de natalidade (TN): é o número de nascimentos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local. Assim, temos que o cálculo da taxa de natalidade é: TN = N x 1000 _______________ P

Taxa de natalidade TN = 2750 x 1000 200000 *N é o número de nascimentos e P, a população total. Multiplica-se, no caso, por mil para obter os dados Exemplo: Em uma cidade, onde habitam 200 mil pessoas, houve em um ano uma incidência de 2750 nascimentos, além de 1830 óbitos. Calcule as taxas de natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo. Taxa de natalidade TN = 2750 x 1000 200000 TN = 13,75‰ – ou seja, nasceram cerca de 13 crianças para cada mil habitantes

Taxa de mortalidade TM = 1830 x 1000 200000 TM = 9,15‰ – ou seja, faleceram cerca de 9 pessoas para cada mil habitantes Crescimento vegetativo CV = TN – TM CV = 13,75 – 9,15 CV = 4,6‰ – ou seja, houve um aumento natural de pouco mais de 4 habitantes para cada mil pessoas residentes na cidade.

TEORIAS DEMOGRÁFICAS TEORIA DE MALTHUS: População cresceria em PG (1,2,4,8,16...) Alimentos cresceria em PA (1,2,3,4,5,6...) Consequências: Fome, pestes, guerras... Medidas: Evitar ter filhos, casamentos tardios, nº de filhos de acordo com renda. Por que Malthus falhou? Não levou em consideração a evolução técnico-científica da agricultura e o comportamento demográfico diferenciado nas cidades, as técnicas de produção aumentaram a produtividade.

TEORIA NEOMALTHUSIANA Explosão demográfica pós 1945 “o crescimento demográfico acelerado dificulta ou impede o desenvolvimento econômico” Com o objetivo de conter o avanço populacional, os neomalthusianos sugeriram várias propostas, principalmente a adoção de políticas sobre o controle de natalidade, que se tornaram populares com a denominação de planejamento familiar: avanços dos métodos contraceptivos, esterilização em massa de populações pobres, campanhas... Redução da natalidade não trouxe melhoria na qualidade de vida.

TEORIA REFORMISTA “Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação”. Segundo a teoria reformista, se não houvesse pobreza, as pessoas teriam acesso à educação, saúde, higiene, entre outras necessidades fundamentais, os reformistas atribuem sua origem à má divisão de renda na sociedade. Propostas: reformas sociais e econômicas, com distribuição de renda, educação, saúde, renda e outros. Resultados a longo prazo redução da natalidade e Crescimento econômico

Atenção queridos alunos... Oportunizo à vocês um resumo do conteúdo da prova de recuperação de Geografia, sendo um incentivo para estudar de maneira mais eficaz, portanto aproveitem!! Obs: Já havíamos conversado sobre o conteúdo da recuperação em sala, mas senti a necessidade de contribuir mais um pouco com seus estudos, por isso o resumo em slides/Power point. Segue uma dica ... O que os olhos não veem, não leem ...cai na prova!!! Portanto leiam, estudem!!