CEEQ Câmara Especializada de Engenharia Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
C O N S U L T O R E S Masters Associados. C O N S U L T O R E S Masters Associados OBJETIVOS Apresentar por meio de um diagnóstico local a situação do.
APRESENTAÇÃO: EMPRESA DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA FOCADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. OBJETIVO PRINCIPAL É REDUZIR OS VALORES DAS CONTAS DE ÁGUA E ENERGIA.
A QUÍMICA E O MUNDO DO TRABALHO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Química e Biologia - DAQBI Prof a. Juliana Kloss
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
CEAGRIM Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
CAPACITAÇÃO DOS INSPETORES Porto Alegre, 11 de janeiro de 2017
Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
O escritório. O escritório Atendimento personalizado Foco em soluções e resultados O escritório Com atuação voltada à prestação de serviços de advocacia.
QuímicA 2017.
O MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO AMBIENTAL
Apresentação Este é um trabalho inédito sobre os efeitos nocivos da criminalidade sobre a indústria de SP. Os dados revelam como a alta lucratividade.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
O QUE É O O QUE É O.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Identidade Institucional no IFCE
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
ESTADO ACTUAL E PERFIL DE SAÍDA NA ÁREA DAS ENGENHARIAS
Mútua Sessão Solene de Assinatura da Lei 6.496/77 Sociedade civil sem fins lucrativos, instituída pela Lei Federal 6.496/77 CRIADA HÁ 38 ANOS POR RESOLUÇÃO.
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Análise histórica da indústria de etanol no Brasil
Açúcar e Álcool - LAN 1458 PLANO DE ENSINO
Ciência & Engenharia da Computação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
6º Seminário de Integração de Inspetores e Corpo Gerencial do CREA-SP
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
FLUXOGRAMA.
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Evolução e posição de OS&M
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Eng. Adriano Reis de Paula e Silva, Me.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Lei Federal n° de 12 de janeiro de 2009 Art. 1° O exercício.
AS FUNÇÕES DA PROFISSÃO CONTABILIDADE
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA E A SOCIEDADE
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
Williane Lopes Carneiro
Planejamento Estratégico em Logística
Comitê Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
Cargo: Engenheiro Industrial Junior (30793)
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Atividade: Elaboração de um plano para implementação de Boas Práticas
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Ações para a Acessibilidade
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
ROTEIRO – DINÂMICA Abertura Nivelamento Institucional (1)
Segurança do Trabalho antes e depois do eSocial.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Morada Nova - CE Profª Dayane de Andrade Lima.
CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA MECÂNICA E METALÚRGICA - CEEMM
Um Panorama Atual da Engenharia da Produção Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Aula Inaugural do Curso de Engenharia da Produção Faculdades de Taquara -FACCAT.
CREA – MG, BELO HORIZONTE – MG, 20/10/2015
Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
Transcrição da apresentação:

CEEQ Câmara Especializada de Engenharia Química Palestrante: Eng. Quím. José Guilherme Pascoal de Souza

APRESENTAÇÃO A Coordenação da Câmaras Especializada de Engenharia Química (CEEQ) dá um importante passo para melhorar a atuação da fiscalização do exercício profissional da modalidade Engenharia Química e, desta forma, consolidar a principal função do Sistema CONFEA/CREA. Este treinamento irá complementar a formação dos agentes de fiscalização, melhorando a qualidade dos serviços prestados, em que a atuação da fiscalização, além de dar segurança à sociedade, pode garantir que os serviços técnicos especializados sejam executados somente por profissionais habilitados.

APRESENTAÇÃO Como o treinamento dos agentes de Fiscalização é generalizado, abrangendo todas as modalidades de engenharia, faz-se necessário complementar as instruções para atender procedimentos específicos, requeridos pelo exercício das profissões afetas às Câmaras Especializadas de Engenharia Química – CEEQ.

OBJETIVOS DA FISCALIZAÇÃO O objetivo da fiscalização é verificar o exercício e atividades das profissões reguladas pela Lei n° 5.194, de 1966, nos seus níveis superior e médio, de forma a assegurar a prestação de serviços técnicos ou execução de obras com participação de profissional habilitado e em observância aos princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade. Fonte: CONFEA

OBJETIVOS DA FISCALIZAÇÃO ZELAR PELA DEFESA DA SOCIEDADE E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS OBSERVADOS OS PRINCÍPIOS ÉTICOS PROFISSIONAIS.

OBJETIVOS DO TREINAMENTO OTIMIZAR o serviço de fiscalização; Ampliar a área de atuação da fiscalização no âmbito da Engenharia Modalidade Química; Contribuir para o planejamento de ações de fiscalização; Dar mais qualidade e confiabilidade nas informações processuais; Esclarecer e orientar sobre a legislação que regula o exercício profissional.

A ENGENHARIA MODALIDADE QUÍMICA

COMPOSIÇÃO DA ENGENHARIA MODALIDADE QUÍMICA A Engenharia modalidade Química é composta por engenheiros químicos, de alimentos, de materiais, de operação, de petróleo, têxteis, bem como os tecnólogos, técnicos de nível médio dessas áreas e os demais profissionais constantes na Tabela de Títulos da Resolução CONFEA nº 473/2002.

A ENGENHARIA DA MODALIDADE QUÍMICA é o ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia, física e matemática para PROJETAR e OPERAR plantas industriais que convertem matérias-primas em produtos por meio de PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS.

MAS O QUE SÃO PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS? Qualquer conjunto de etapas que envolvam modificações de composição química ou que envolvam certas alterações físicas no material que está sendo preparado, processado, separado ou purificado. OPERAÇÃO UNITÁRIA: Etapa básica de um processo industrial

MAS O QUE SÃO PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS? PRODUTOS E RESÍDUOS RECURSOS INSUMOS MAO DE OBRA PROCESSO: Tratamento de água Produtos carboquímicos Indústria de cerâmica Indústria do açúcar e do amido Indústria do Fósforo

MAS O QUE SÃO PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS? OPERAÇÃO UNITÁRIA: Transporte de fluidos, filtração, fluidização, evaporação, condensação, destilação, extração, adsorção, secagem, peneiramento, etc.

AOS ENGENHEIROS desta modalidade cabe a escolha das etapas apropriadas, na ordem apropriada, para formular um processo capaz de concretizar uma operação da manufatura química.

PRINCIPAIS CAMPOS DE ATUAÇÃO

Transporte de produtos perigosos PRINCIPAIS CAMPOS DE ATUAÇÃO Papel e celulose Cimento Plástico Tintas Transporte de produtos perigosos

PRINCIPAIS CAMPOS DE ATUAÇÃO Indústria de adesivo, tinta e solvente; Indústria de detergente; Indústria coureiro-calçadista; Fertilizante; Química fina; Biotecnologia; Energia, gás natural e biocombustíveis; Tratamento de água; Tratamento de resíduos; Controle de poluição; Setor público; Instituições de pesquisa e desenvolvimento de produto ou processo; Consultoria e Assessoria em projetos industriais. PRINCIPAIS CAMPOS DE ATUAÇÃO

ESTRATÉGIAS DE FISCALIZAÇÃO PLANEJAMENTO DA FISCALIZAÇÃO O QUE FISCALIZAR? QUEM/ONDE FISCALIZAR? COMO FISCALIZAR? QUAL A META? ATENTE AO PLANO DE FISCALIZAÇÃO DA CEEQ DO CREA-SP

ESTRATÉGIAS DE FISCALIZAÇÃO INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS Razão Social, contrato social, CNPJ Código Nacional de Atividades Econômicas – CNAE Recursos humanos (Quadro Técnico) Licenciamentos, volume de produção, faturamento, etc.

ESTRATÉGIAS DE FISCALIZAÇÃO INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS Matérias Primas utilizadas Produtos Fabricados Descrição do processo produtivo ou fluxograma Principais equipamentos Utilizar planilha de diagnósticos aplicável à fiscalização

PLANILHA DE DIAGNÓSTICOS

PLANILHA DE DIAGNÓSTICOS

PLANILHA DE DIAGNÓSTICOS

PREENCHIMENTO DO FORMULARIO

PREENCHIMENTO DO FORMULARIO

PREENCHIMENTO DO FORMULARIO

PREENCHIMENTO DO FORMULARIO

METAS POR GRE

PREENCHIMENTO DO FORMULARIO

facebook.com/creasaopaulo 0800 171811 www.creasp.org.br facebook.com/creasaopaulo 0800 171811 Imagens: Freepik