Tendências do Estado Contemporâneo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Advertisements

Conceitos de Karl Marx.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
Escola Estadual Dr Marthinhos Marques Prof : Edna e Marilza Coordenadora : Eliana Aluna : Tailaine 9º Ano B Tema : Arte Contemporânea.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Aula 12 - Ordem da Revolução industrial Segunda metade do século XIX Europa Ocidental e EUA Expansão da Revolução Industrial (2° Rev. Industrial) (período.
A GUERRA FRIA 1.Conceito Conflito político, econômico, ideológico, cultural, militar entre os EUA e a URSS sem que tenha havido confronto direto entre.
LIBERALISMO E SOCIALISMO Disciplina: Sociologia Ensino Médio Prof: Cristina Abrunhosa.
A Formação da República Liberal
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
O Poderio Económico dos EUA
Comunicação Social Jornalismo
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Liberalismo Econômico
Revolução Russa.
António Pedro Dores, Jul 2016
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho
O Antigo Regime em Portugal
ANÁLISE DE POLÍTICAS SOCIAIS
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
Aula de Sociologia – Karl Marx
Definição dos Termos.
Estado Esporte e Lazer Sociedade
Profa. Nina Ranieri TGE II
Sociologia Política Prof. André Zanetic
Marx – Ideologia Sociologia.
Formação do mundo atual
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Prof: Rafael Dall’Agnol
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Os desafios da política no novo milênio
O CARÁTER DO NEOLIBERALISMO Prof
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Nacionalismo e socialismo no início do século XX
Tributação e desigualdade no século 21: o caso brasileiro
Disciplina: Debates Econômicos Contemporâneos Distribuição de Renda
O MOVIMENTO OPERÁRIO Acreditou-se que este movimento tinha o potencial de acabar com o sistema capitalista. IDEIAS SOCIALISTAS: Desigualdade social e concentração.
A PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS Prof
Teoria Marxista das Relações Internacionais
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
CAPITALISMO SOCIALISMO
Preparatório EsPCEx História Geral
A liberdade guiando o povo
Geraldo augusto da silva
Globalização e blocos econômicos
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
O ILUMINISMO E AS NOÇÕES DE LIBERDADE
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
O FIM DA GUERRA FRIA.
A CRISE DE 1929.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
PROF. Jaldo Jones Silva Fortes
Socialismo utópico e Socialismo Científico
A organização da vida social na visão de Karl Marx
LIBERALISMO.
Período Entreguerras: A era dos Contrastes
EUROPA, SÉC. XIX: A ERA DAS REVOLUÇÕES
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
Liberalismo Doutrina político-económica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. Surgiu na época.
Introdução à História.
Tendências do Estado Contemporâneo
Transcrição da apresentação:

Tendências do Estado Contemporâneo O Estado na Idade Moderna Revoluções liberais Liberalismo econômico: Teoria da “mão invisível” Liberalismo político: Direitos negativos e sua preservação Surgimento do movimento anarquista Existência de uma “sociedade natural”, auto regulada e pluralista, com as instâncias de decisão de poder descentralizadas (Phroudon, Bakunim, Tolstói). Existência de comunidades autônomas . Valorização do coletivismo. Defesa da “sociedade sem estado” na busca pelo comunismo, sem pregar a revolução do proletariado. Pregavam a “desobediência organizada” ao Estado e às suas instituições, na busca do modelo comunista.

Tendências do Estado Contemporâneo O Estado na Idade Moderna/Contemporânea O socialismo utópico Defesa do proletariado em detrimento do individualismo econômico (traduzido no liberalismo ou capitalismo). Busca da participação do operariado no lucro produzido pelas empresas. O socialismo científico (1830) O socialismo como doutrina e como ciência. Ganhou força após as revoluções de 1848 nas Europas Central e Oriental (Primavera dos Povos). Primeira grande crise do capitalismo. Primeiro grande confronto entre a classe burguesa e a classe operária. O Marxismo é a base intelectual do pensamento socialista. A teoria marxista entra no século XX dividida em três correntes específicas: Reformista (Inglaterra), Revolucionária (Lenin) e Centrista (Social Democracia).

Tendências do Estado Contemporâneo O Estado na Idade Contemporânea A crítica do socialismo científico ao utópico, de acordo com Marx e Engels, residia no fato de que o segundo, embora criticasse o modelo econômico do capitalismo, não apresentava uma alternativa a esse modelo. “O poder político do Estado moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa” O pensamento de Rosa de Luxemburgo e a criação da Social Democracia na Polônia: O colapso do capitalismo era resultado da concorrência infindável dos grandes impérios capitalistas.

Tendências do Estado Contemporâneo As transformações do Estado no Século XX A teoria das Elites (Robert Michells e Gaetano Mosca) A elite intelectualizada, por ter mais cultura e acesso aos meios de informação, devem comandar as massas. As desigualdades são inerentes nas sociedades, inclusive a desigualdade política. A democracia só funciona para escolher esses líderes que comandarão (meritocracia). Schumpeter: A democracia direta não é possível porque nem todos na sociedade estão no mesmo estágio de desenvolvimento cultural. Ela não é um fim em si mesmo, mas um método para a escolha dos representantes.

Tendências do Estado Contemporâneo As transformações do Estado no Século XX A teoria pluralista da democracia (Robert Dahl) “O Estado é considerado um elemento neutro, cuja função é promover a conciliação dos interesses que interagem na sociedade segundo a lógica do mercado. Assim, a multiplicidade de centros de poder complementa a existência das minorias concorrentes”. O pluralismo, no entanto, ainda é o governo das minorias e da meritocracia. “Para os pluralistas o poder está disperso em toda a sociedade, é não- hierárquico e estruturado de forma competitiva. Havendo pluralidade de pontos de pressão, surgem várias formulações concorrentes de linhas políticas e vários centros de tomadas de decisão”.

Tendências do Estado Contemporâneo As transformações do Estado no Século XX O Neo Marxismo (Poulantzas e Miliband) Crítica direta ao pluralismo ao defenderem que as relações de classes são relações de poder, e que essa alternância de classes no poder justificaria a existência do Estado. O Estado é produto da luta de classes. Junção da idéia de democracia e socialismo. Não haveria socialismo sem a defesa da democracia.

Tendências do Estado Contemporâneo As transformações do Estado no Século XX O Bem Estar, Keynesianismo e a Social Democracia Inicia-se na Grã-Bretanha. Ganha forças após a crise do capitalismo com o Crack de 1929. Keynes e o intervencionismo estatal na economia para combater as desigualdades (Política Anticíclica). Revolução Mexicana (1917) República de Weimar (1919) New Deal (1933/40) Gestão democrática da economia na promoção de um modelo social para todos. O Estado é provedor dos serviços sociais e regulador do mercado.

Tendências do Estado Contemporâneo As transformações do Estado no Século XX O ressurgimento do Capitalismo no pós guerra Acirramento da disputa capitalismo X socialismo no período da guerra fria. Fortalecimento dos EUA como uma economia de mercado e tentativa de imposição desse modelo econômico ao maior número de países possíveis. Nesse sentido a democracia é vilipendiada, pois o que mais importava era a instalação e fortalecimento do modelo econômico, e não a manutenção do sistema democrático. Coroação do modelo com as reformas liberais de Tatcher (Inglaterra) e Reagan (EUA) e Pinochett (Chile).

Tendências do Estado Contemporâneo As transformações do Estado no Século XX O Surgimento do Neo Liberalismo (Hayeck) Doutrina econômica em que a absoluta liberdade de mercado deve ser preservada. Desmonte do Estado e pouca interferência dos órgãos estatais no desenvolvimento da economia. Prevalecimento do pensamento da Escola de Chicago (Milton Friedman) Coroamento do modelo com o Consenso de Washington (Década de 1980) e o prevalecimento do FMI na reestruturação das economias periféricas.

Tendências do Estado Contemporâneo Os desafios do Estado no Século XXI Como conciliar austeridade econômica / crescimento / desenvolvimento econômico e desenvolvimento social? Qual o papel do Estado na regulação das economias? Há limites? Rediscussão do modelo neoliberal nos seus pontos essenciais: - Disciplina fiscal - Redução dos gastos públicos - Reforma tributária - Juros de mercado - Taxa de Câmbio - Privatização de estatais - Desregulamentação e mudanças nas leis trabalhistas - Direito à Propriedade intelectual