Sona e Mancala: A matemática do mundo CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição Sona e Mancala: A matemática do mundo Práticas de Ensino de Matemática Ensino no Ensino Fundamental Orientação Prof. Dr. Claudio F. André Jorge Costa Silva Filho Matricula: 11099511 Santo André – SP 3° Quadrimestre de 2015
Sona e Mancala: A matemática do mundo CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática Ensino no Ensino Fundamental Sona e Mancala: A matemática do mundo Discente Jorge Costa Silva Filho Matricula: 11099511 Santo André – SP 3° Quadrimestre de 2015 Orientação Prof. Dr. Claudio F. André
Você utiliza de conceitos matemáticos que os africanos utilizam no seu dia a dia? 3
4
Sona e Mancala: A matemática do Mundo 5
Sona e Mancala: A matemática do Mundo Objetivo: Apresentar uma visão diferente da ciência. Proposta: Trabalhar com a Lei: 10639/03, apresentar o Sona e o jogo Awalé. Conteúdos: Raciocínio Lógico; MDC; Circunferência e circulos. 6
A Lei 10693/03 Incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a Lei Lei n° 10.639, de janeiro de 2003 Incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a OBRIGATORIEDADE da temática “ História e Cultura Afro-Brasileira” http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm 7
Introdução: Utilizar jogos Africanos Resgatar valores africanos presentes na Matemática Possibilitam atividades multidisciplinares Vygostsky: Livres para determinar suas ações; Autoconfiança; Curiosidade; Pensamento; concentração. 8
Sona 9
Sona 10
Sona https://www.youtube.com/watch?v=4-RU_n6WLKQ 11
Sona 12
Estação neolítica de Ain Ghazal (Jordânia), 7900 anos Família Mancala O nome Mancala deriva-se da palavra arábe - nagaala - cujo significado é mover, e a descrição dada a família composta por mais de duzentos jogos de tabuleiros, que simulam a semeadura Estação neolítica de Ain Ghazal (Jordânia), 7900 anos
Mancala - Awalé 14
Regras do jogo Awaré
Circunferência 16
Matemáticos Paulus Guerdes 17
Matemáticos Ubiratan D’Ambrosio 18
Matemáticos Ron Englash 19
Então se queremos achar melhores maneiras de fazer este tipo de trabalho, não precisamos procurar mais longe que na África para achar esses robustos algoritmos de auto-organização.. “Ron Englash”
OBRIGADO
Referências SANTOS, Celso José dos; ANDRADE, Prof. Dr. Doherty; GARCIA, Profa. Ms. Tânia Marli Rocha. JOGOS AFRICANOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SEMEANDO COM A FAMÍLIA MANCALA. 2008. 34 f. Curso de Matemática, Secretaria de Estado da EducaÇÃo SuperintendÊncia da EducaÇÃo Universidade Estadual de MaringÁ Programa de Desenvolvimento Educacional, Universidade Estadual de MaringÁ, Maringá, 2008 PEREIRA, Rinaldo Pevidor; CUNHA JÚNIOR, Prof. Dr. Henrique Antunes. O Jogo Africano Mancala e o Ensino de Matemática em face da Lei n 10.639/03. 2011. 156 f. Curso de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Referências Disponível em: http://www.redeangola.info/multimedia/arte-de-contar-historias-em-desenhos/ Acessado 27/04/2016