Estudando quimica .com Tema : salto quântico (fogos de artificios)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espectros, Radiações e Energia
Advertisements

Monitor de Vídeo.
Química no cotidiano FOGOS DE ARTIFÍCIOS.
Excitação eletrônica Absorção de Energia Emissão de Energia.
PRINCÍPIO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
Universidade Federal de Itajubá
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada de ELETROSFERA A eletrosfera é dividida em 7 partes chamada CAMADAS ELETRÔNICAS ou NÍVEIS DE ENERGIA.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
Tipos de Energia Nomes: Christhian Sacramento Luiza Amâncio Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
Química Geral e Orgânica PROFESSOR: Msc. Diogo Chaves Gama Aires 1° Período 2017.
Processos de eletrização
Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012.
Leis das reações químicas e Teoria atômica Clássica
Interações Interatômicas
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Professor Bruno Nascimento
Frente 1: Modelos atômicos
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Propriedades da Matéria
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Átomo e Modelos Atómicos
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Química MODELOS ATÔMICOS.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor.
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
2.2. O modelo atómico de Bohr
Iluminação Alternativa com LEDS
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
2.2 Modelo de Bohr.
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
De onde vem as cores dos fogos de artifício ?.
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Cobre - Cu Número atômico 29 Densidade _ ___8,9
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Teoria da Relatividade e da Física Quântica.
Evolução dos Modelos Atômicos
Professor Antenor Araújo
Indução Eletromagnética
Modelos atômicos.
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
Qual seu conceito de átomo agora?
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
RADIOATIVIDADE.
Cronologia histórica dos modelos atômicos
O mundo Da Imagem AGRUPAMENTO ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL
Evolução do Modelo Atómico CFQ – 9º Ano de Escolaridade.
Transcrição da apresentação:

Estudando quimica .com Tema : salto quântico (fogos de artificios)

ENTENDA O QUE É UM SALTO QUÂNTICO É quando os elétrons se aceleram, afastando os elétrons do núcleo. Na Física Quântica, quando uma partícula que está num determinado nível energético ganha uma quantidade de exatamente igual a diferença de energia para um nível mais alto, ela salta para esse nível. Esse salto é chamado de Salto Quântico. Curiosamente quando o elétron salta de uma órbita para outra, ele não pode ser encontrado entre as órbitas no momento do salto. Nesse momento, o elétron está possivelmente numa outra dimensão invisível aos nossos olhos. O físico Niels Bohr, prêmio nobel de física comprovou matematicamente que o elétron não pode estar entre os níveis de energia no momento do salto. A existência de universos paralelos é hoje uma teoria consistente inicialmente fundamentada pelo cientista Hugh Everett. Possivelmente quando o elétron salta de uma órbita para outra ele está em outra dimensão. Num universo paralelo.

Os fótons (luz) saem criando ondas mais curtas, aproximando a luz do violeta, ultravioleta - cor imperceptível aos olhos humanos, raios X, gama, raio-x, dentre outros A razão de os elétrons mais próximos do núcleo necessitarem de mais energia  acontece devido à atração entre a parte positiva do átomo (prótons do núcleo) e a parte negativa (elétrons da nuvem eletrônica). Quanto mais próximo o elétron do próton, mais ele é atraído pelo núcleo, criando um efeito de blindagem contra os saltos quânticos e assim "exigindo" maior energia para que os saltos sejam realizados e o elétron se afaste do núcleo. Em uma temperatura de 1.000 graus centígrados, os elétrons abandonam suas órbitas, em número sempre crescente, e se essa temperatura atingir 100.000 graus centígrados, todos os elétrons se desprendem do núcleo, que não resiste à repulsão entre suas partículas formadoras e explode em entrechoques de altíssimas temperaturas.   Fotóns são particulas luminosas. O salto quântico é um princípio utilizado nas ciências  modernas como a nanotecnologia, a microeletrônica, mecatrônica, etc. O processo criativo também está associado a um salto quântico na mente. Uma brusca mudança de percepção. *** Nossa campanha para o III Simpósio de Saúde Quântica e Qualidade de Vida aponta que nos dias 13, 14 e 15 São Paulo irá dar um Salto Quântico. Um salto de consciência, de qualidade de vida, de inteligência quântica e conhecimento para a co-criação de um novo mundo.

Como são feitos os fogos de artifícios

Alguns materiais podem emitir luz quando excitados Alguns materiais podem emitir luz quando excitados. Isso ocorre quando os elétrons dos átomos absorvem energia e passam para níveis externos (maior energia), e ao retornar para os níveis de origem (menor energia), liberam a energia absorvida na forma de um fóton de luz. Temos então a luminescência, como o fenômeno é chamado. A luminescência é usada, por exemplo, na produção dos fogos de artifício. Para entender a química presente nestes dispositivos precisamos entender um pouco da estrutura dos mesmos. Os foguetes contêm um cartucho de papel no formato de cilindro recheado de carga explosiva. Esta carga diz respeito ao propelente, o responsável por disparar os fogos.

Vejamos alguns dos compostos responsáveis pela coloração dos fogos: A pólvora negra é um dos propelentes mais utilizados, possui em sua composição uma mistura de salitre (nitrato de potássio), enxofre e carvão. Perclorato de potássio (KCLO4) também pode ser usado como propelente. Para deixar os fogos de artifício coloridos, os fabricantes misturam à pólvora sais de diferentes elementos para que, quando detonados, produzam cores diferentes. Agora você já sabe dos segredos que compõem a linda explosão de cores admirada em momentos especiais, como por exemplo, nas festas de Réveillon. Vejamos alguns dos compostos responsáveis pela coloração dos fogos: Laranja: os sais de cálcio são responsáveis por esta coloração em foguetes. Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio ou carbonato de Lítio. Amarelo: obtido pela queima de Sódio. Prata: o espetáculo da “chuva de Prata” é produzido pela queima de pó de titânio, de alumínio ou magnésio. Dourado: o metal ferro presente nos fogos de artifício confere o tom de Ouro. Azul: o aquecimento do metal cobre nos faz visualizar a cor azul. Roxo: a mistura de Estrôncio e Cobre dá origem a essa bela cor. Verde: a queima de Bário faz surgir o verde incandescente.

REFERÊNCIAS :BRASIL ESCOLA , ENTENDA O QUE É UM SALTO QUÂNTICO EDITADO POR :DAVID RHUAM,JHONATAN SIMOES , MATHEUS SANTOS,LEONARDO CHAVES , ANDERLON,JOÃO