Sessão de Esclarecimento para Encarregados de Educação/Pais Saídas após o 9ºAno de Escolaridade. 26 de janeiro de 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Advertisements

Escola Secundária de Monserrate
PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
9ºANO E AGORA? Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama SPO.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.
Inserção de Pessoas Com Deficiência no mercado de trabalho.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
Motivação para o curso | Métodos de estudo | Provas de avaliação 10.º ANO: uma nova etapa! ESCOLA SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA.
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA Uma escola de todos Para todos … Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras! SPO – Serviço de.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Projeto de Extensão Unisul
Curso de Filosofia - UFRN
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
RITO DE PASSAGEM #PartiuEnsinoMedio.
Oferta Formativa Ensino Secundário 2017 / 2018.
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Arquitetura e Urbanismo Biologia
ASPECTOS OPERACIONAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES
Devido ao aumento do tempo livre
1º sem 2º sem 3º sem 4º sem 5º sem 6º sem
Arménio Correia Currículum Vitae Dados Pessoais Formação Académica
PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Região Centro
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º MAT2110 Cálculo I para Química (6T)
Professora Ms. Mayara Abadia Contato:
Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço de Psicologia e Orientação
Documentos e Propostas legais
Ciência & Engenharia da Computação
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
OFERTA DE FORMAÇÃO |
Serviço de Psicologia e Orientação
School of Higher Education
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Perfil dos alunos Gestão curricular e
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É O PEDAGOGO.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
1º Dia 2º Dia Ciências Humanas e suas Tecnologias: Questões de 1 a 45 História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Como estudar em Portugal
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
Professor: Wilson José da Silva, Ph.D.
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Portugal Ana Almeida Professora Adjunta
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
1º FÓRUM NACIONAL DE SECRETARIADO / ASSESSORIA
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
Transcrição da apresentação:

Sessão de Esclarecimento para Encarregados de Educação/Pais Saídas após o 9ºAno de Escolaridade. 26 de janeiro de 2017

Programa de Orientação Escolar e Profissional – 9º Ano Atividade “A Festa” Inventário de Interesses SDS – Holland Atividade “Leilão dos Valores” Inventário de Valores de Super Inventário de Interesses Rothwell-Miller Atividade “O Conhecimento das Profissões” Provas de Raciocínio Diferencial Gráfico das Capacidades Palestra com Professores e alunos dos Cursos da nossa Escola Entrevista Final-Tomada de decisão

O Papel dos Pais/Encarregados de Educação - Os pais têm "um papel fundamental" no acompanhamento nesta fase de mudança na vida dos educandos". - Compreender que mesmo um curso profissional não invalida que os alunos sigam, depois, um percurso académico para um nível superior, mas sujeitos aos exames do cursos científicos-Humanísticos. - Importância das decisões tomadas no 9º ano para o futuro educativo dos filhos. - A influência da família e outros significativos na definição do projecto vocacional. - Os estereótipos de género associados às profissões e a sua influência na decisão vocacional. - Estarem informados sobre as opções após o 9º ano de modo a ajudarem os filhos na tomada de decisão ao nível do 9ºano.

9.º ANO!

OPÇÕES… ESCOLAS SECUNDÁRIAS ESCOLAS PROFISSSIONAIS ESCOLAS SECUNDÁRIAS DE ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL- IEFP CENTRO PARA A QUALIFICAÇÃO E O ENSINO PROFISSIONAL

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ESCOLAS SECUNDÁRIAS CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Cursos Científicos-Humanísticos Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades Artes Visuais Visam o prosseguimento de estudos de nível superior (Universidades, Institutos Superiores)

DE ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO Artes Visuais e Audiovisuais ESCOLAS SECUNDÁRIAS DE ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO Há 3 Áreas: Artes Visuais e Audiovisuais Dança Música

Cursos do Ensino Artístico Especializado Consistem numa formação especializada Pretendem desenvolver competências artísticas, tendo em vista uma carreira no domínio das artes Privilegiam a prática artística, interligando a formação, a produção e a inovação São orientados para o prosseguimento de estudos

Curso do Ensino Artístico Especializado Artes Visuais e Audiovisuais: Curso de Comunicação Audiovisual; Curso Design de Comunicação; Cursos de Design e Produto; Curso de Produção Artística; A funcionar em Lisboa e Porto. Escola Artística António Arroio, em Lisboa (http://www.antonioarroio.com/) Escola Artística Soares dos Reis, no Porto (http://www.essr.net/).

Curso do Ensino Artístico Especializado Área de Dança e Música: No domínio da música e da dança existem ofertas públicas Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – Aveiro - http://www.cmacg.pt/ Escola de Música do Conservatório Nacional (em Lisboa, com pólos na Amadora e em Loures:http://em- conservatorio-nacional.com/) Escola de Dança do Conservatório Nacional (http://www.edcn.pt/).

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Cursos Científico-Humanísticos Cursos Profissionais

ENSINO SECUNDÁRIO Científicos-Humanísticos Cursos Profissionais: Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Curso de Línguas e Humanidades Cursos Profissionais: Apoio à Gestão Desportiva Comércio Gestão de Equipamentos Informáticos Multimédia

Cursos Científico -Humanísticos ESCOLAS SECUNDÁRIAS Cursos Científico -Humanísticos

Curso de Ciências e Tecnologias Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 45 minutos) 10.º 11.º 12.º Geral Português 4 5 Língua Estrangeira I ou II a) - Filosofia Educação Física Subtotal 16 9 Específica Matemática A 6 Opções b) Física e Química A Biologia e Geologia Geometria Descritiva 6 a 7    - Opções c) Física Química Biologia Geologia Opções d) Antropologia Aplicações Informáticas B Ciência Política Clássicos da Literatura Direito Economia C Geografia C Grego Língua Estrangeira I, II ou III (*) Psicologia B 12 a 13 14 Educação Moral e Religiosa e) 2(e) TOTAL 34 a 36 (36 a 38) 23

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior ÁREA DE CIÊNCIAS - Biologia - Ciências Biomédicas - Microbiologia - Ciências Farmacêuticas - Biologia Molecular e Genética - Matemática - Química - Física Aplicada - Bioquímica - Ciências do Mar - etc. ÁREA DE DA SAÚDE/SOCIAL - Enfermagem - Enfermagem Veterinária Medicina - Medicina Veterinária - Medicina Dentaria - Fisioterapia - Radiologia - Neurologia - Neurofisiologia - Analises Clínicas e de Saúde Publica - Terapia da Fala - Saúde Ambiental - Medicina Nuclear - Terapêutica da Fala - Audiologia - Psicologia - Serviço Social - Educação Básica - Etc.

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior ÁREA DE CIÊNCIAS e Engenharias - Engenharia - Biotecnologia - Engenharia Biomédica - Engenharia Mecânica - Engenharia Civil - Engenharia Aeroespacial - Engenharia Informática - Engenharia Alimentar - Engenharia Química - Engenharia Física - Engenharia de Materiais - Engenharia do Ambiente - Engenharia de Computadores e Telemática - Etc. Consultar: www.dges.mctes.pt

Curso de Ciências Socioeconómicas Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 45 minutos) 10.º 11.º 12.º Geral Português 4 5 Língua Estrangeira I ou II a) - Filosofia Educação Física Subtotal 16 8 Específica Matemática A 6 Opções b) Economia A Geografia A História B 6 a 7 Opções c) Economia C Geografia C Sociologia Opções d) Antropologia Aplicações Informáticas B Ciência Política Clássicos da Literatura Direito Grego Língua Estrangeira I, II ou III (*) Psicologia B 12 a 13 14   Educação Moral e Religiosa h) 2 (e) TOTAL 34 a 36 (36 a 38) 23

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior Consultar: www.dges.mctes.pt Gestão Gestão e Administração Hoteleiras Gestão de Informática Gestão de Recursos Humanos Gestão de Atividades Turísticas Gestão e Administração Hoteleira Gestão de Empresas Gestão de Marketing Administração Pública Economia Contabilidade Contabilidade e Finanças Contabilidade e Auditoria Contabilidade e Administração Informática de Gestão Jornalismo Matemática Marketing Línguas e Relações Empresariais Negócios Internacionais Relações Públicas Secretariado Turismo Administração e Finanças Cinema Técnico Superior de Secretariado Etc.

Curso de Línguas e Humanidades Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal  (x 45 minutos) 10.º 11.º 12.º Geral Português 4 5 Língua Estrangeira I, II ou III (a) - Filosofia Educação Física Subtotal 16 9 Específica História A 6 Opções (b)   Geografia A Latim A Língua Estrangeira I, II ou III Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais 6 a 7 Opções (c) Filosofia A Geografia C Latim B Língua Estrangeira I, II ou III (*) Literaturas de Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia Opções (d) Antropologia Aplicações Informáticas B Ciência Política Clássicos da Literatura Direito Economia C Grego 12 a 13 14 Educação Moral e Religiosa (e) 2 (e) TOTAL 34 a 36 (36 a 38) 24

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior Direito Sociologia Historia Serviço Social Filosofia Relações Internacionais Geografia Geografia e Planeamento Jornalismo e Comunicação Ciência Politica Animação Cultural Animação Socioeducativa Animação e Produção Artística Antropologia Psicologia Ciências da Informação Ciências da Comunicação Ciências da Cultura Ciências da Educação Comunicação Social Comunicação Organizacional Educação Social Gerontológica Línguas e Relações Empresariais Línguas, Literaturas e Culturas Gerontologia Social Marketing Dança Cinema Educação Básica Educação e Comunicação Multimédia Educação Social Ensino de etc. Consultar: www.dges.mctes.pt

Curso de Artes Visuais Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 45 minutos) 10.º 11.º 12.º Geral Português 4 5 Língua Estrangeira I, II ou III a) - Filosofia Educação Física Subtotal 16 9 Específica Desenho A 6 Opções b) Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes 6 a 7 Opções c) Oficina de Artes Oficina Multimédia B Materiais e Tecnologias Opções d) Antropologia Aplicações Informáticas B Ciência Política Clássicos da Literatura Direito Economia C Filosofia A Geografia C Grego Língua Estrangeira I, II ou III (*) Psicologia B 12 a 13 14   Educação Moral e Religiosa e) 2 (e) TOTAL 34 a 36 (36 a 38) 23

Saídas Após o 12ºAno Cursos do Ensino Superior Arquitectura Arquitectura, área de especialização em Arquitectura de Interiores Arquitectura de Design Arquitectura de Design de Moda Arte e Design Arte e Multimédia Artes Plásticas Artes Visuais Artes Visuais e tecnologias Artes Plásticas -Pintura Belas Artes -Pintura Design Design de Comunicação Design de Equipamento Design Gráfico Design de Interiores Design de Marketing de Moda Design de Cerâmica e Vidro Design de Comunicação e Produção Audiovisual Ciências da Informação Cinema Psicologia Animação Cultural Ciências Policias Educação Básica Etc. Consultar: www.dges.mctes.pt

Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Cursos Profissionais - Tipo IV Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Técnico de Comércio Técnico de Multimédia

Certificação Escolar e Profissional de Nível IV Cursos Profissionais Destinatários:   - Alunos que concluíram o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente; Alunos que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho; não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos mas sujeitos aos mesmos exames do Cursos Científicos- Humanísticos. Certificação Escolar e Profissional de Nível IV Duração do curso: 3 anos Formação em contexto de trabalho: Estágio Diploma do 12º ano

Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Componentes de Formação Sociocultural Português Língua Estrangeira Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Física Científica Matemática Estudo do Movimento Psicologia Técnica Práticas de Atividades Físicas e Desportivas Organização e Gestão do Desporto Gestão de Programas e Projectos do Desporto Gestão de Instalações Desportivas Formação em Contexto de Trabalho

Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva O Técnico de Apoio à Gestão Desportiva é o profissional que colabora na gestão e manutenção de instalações e de equipamentos desportivos e que participa na concepção, desenvolvimento e avaliação de programas, actividades e eventos desportivos em diversos contextos organizacionais. As actividades principais desempenhadas por este Técnicos são: - Organizar e planear atividades e eventos desportivos tendo em conta a estratégia e a política comercial da organização, o público-alvo e o mercado; - Organizar e desenvolver atividades e eventos desportivos, utilizando os equipamentos, os espaços e as instalações adequadas, de acordo com a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e as motivações dos clientes; - Organizar e coordenar a manutenção dos equipamentos, dos espaços e das instalações desportivas; - Atender a reclamações e sugestões dos clientes, identificando as suas necessidades e expectativas; Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior Desporto e Recreação Escola Superior de Educação de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal Desporto, Actividade Física e Lazer Escola Superior de Educação de Beja do Instituto Politécnico de Beja Desporto, variante Condição Física Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém Desporto, variante de Natureza e Turismo Activo Desporto, variante de Desporto de Recreação Escola Superior de Educação de Viseu (Lamego) Instituto Politécnico de Viseu Desporto, variante de Gestão das Organizações Desportivas Desporto, variante de Psicologia do Desporto e Exercício Desporto, variante de Treino Desportivo Ciências do Desporto

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior OUTRAS ÁREAS Administração Pública Educação Básica Novas Tecnologias da Comunicação Técnicos Superiores de Justiça Ciências da Comunicação Cinema Marketing Psicologia Sociologia Ciência da Informação, Arquivística e Bibliotecária Estudos Artísticos Educação Social Artes do Espectáculo Comunicação e Cultura Dança Ciência da Informação Comunicação e Multimédia Animação Sociocultural Recreação, Lazer e Turismo Etc. Curso Técnico Superior Profissional-TeSP Certificação Profissional de Nível 5:

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior

Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos; COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS / DOMÍNIOS HORAS (a)(Ciclo de Formação) Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira 220 Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Área de Integração Educação Física 140 SUB-TOTAL 1000 Científica Matemática 300 Física e Química 200 500 Técnica Electricidade e Electrónica 312 Tecnologias Aplicadas 210 Sistemas Digitais 222 Automação e Computadores 436 Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 TOTAL 3100

PERFIL DE DESEMPENHO O Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos As actividades principais desempenhadas por este técnico são: Montar, instalar e utilizar sistemas informáticos; Planear e propor soluções informáticas; Fazer o diagnóstico e a correcção de falhas no funcionamento de sistemas informáticos; Identificar e compreender o funcionamento e a relação entre os componentes dos computadores e os seus periféricos; Instalar e configurar computadores, isolados ou em rede, dispositivos, periféricos e programas informáticos;

Utilizar aplicativos e utilitários informáticos; Seleccionar e instalar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do utilizador; Planificar, executar e actualizar páginas interactivas para a Internet; Instalar, configurar e administrar sistemas operativos de rede e aplicações (clientes e servidoras) de comunicação de dados (e-mail, Internet, ftp, etc....); Instalar, configurar e promover soluções de segurança informática.;

Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) (duração de 2 anos) Profissional de Nível 5: Sistemas Mecatrónicos e de produção Automação Robótica e Informática Industrial Desenvolvimento de Software Etc. Consultar: www.dges.mctes.pt www.ua.pt/ensino

Curso Profissional de Multimédia Componente de Formação Sociocultural Português Língua Estrangeira I ou II Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Física Componente de Formação Científica Matemática História da Cultura e das Artes Física Componente de Formação Técnica Sistemas de Informação Design, Comunicação e Audiovisuais Técnicas de Multimédia Projecto e Produção Multimédia Formação em Contexto de Trabalho

Principais saídas profissionais Animador 2D e 3D Produtor Multimédia Ilustração Digital Pós-Produtor Vídeo Pós-Produtor Áudio Designer de soluções para os Media Designer de Produtos Multimédia Designer Web Principais locais para exercer a actividade Agências de Publicidade Departamentos de produção para Novos Media Produtoras de conteúdos para Tv e Web Agências de Produção Departamentos de Marketing e Comunicação Jornais - Edição Televisão - Edição Museus e Espaços culturais

Habilitações finais · Diploma de Certificação Profissional de nível 4 de acordo com o Quadro Nacional de Qualificação e Quadro Europeu de Qualificação, reconhecido em todos os Estados Membros (Portaria nº 782/2009). · Equivalência ao 12º ano de escolaridade. · Condições de candidatura ao ensino superior iguais às dos alunos diplomados pelas escolas secundárias.

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior Cursos Superiores Engenharia de Informática Engenharia Mecânica Engenharia de Materiais Engenharia Electrónica Tecnologias de Informação e Comunicação Tecnologias e Multimédia Informática de Gestão de Empresas Etc. Instalação Eléctricas e Automação Industrial Automação Robótica e Controlo Industrial Tecnologia Mecatrónica Curso Técnico Superior Profissional-TeSP Certificação Profissional de Nível 5: Sistemas Mecatrónicos e de produção Automação Robótica e Informática Industrial Desenvolvimento de Software

Curso Profissional de Técnico de Comércio Componente de formação sociocultural: Português Língua Estrangeira Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Física Componente de formação científica: Matemática Economia Componente de formação técnica: Comercializar e Vender Organizar e Gerir a Empresa Comunicar no Ponto de Venda Comunicar em Francês/Comunicar em Espanhol Formação em Contexto de Trabalho

Participar na concepção, organização e animação do ponto de venda; O Técnico de Comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objectivo a sua fidelização. As actividades principais desempenhadas por este técnico são: Desenvolver acções empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico; Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado; Participar na concepção, organização e animação do ponto de venda; Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura; Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades

ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTEVÃO Curso de Artes Visuais Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 45 minutos) 10.º 11.º 12.º Geral Português 4 5 Língua Estrangeira I, II ou III a) - Filosofia Educação Física Subtotal 16 9 Específica Desenho A 6 Opções b) Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes 6 a 7 Opções c) Oficina de Artes Oficina Multimédia B Materiais e Tecnologias Opções d) Antropologia Aplicações Informáticas B Ciência Política Clássicos da Literatura Direito Economia C Filosofia A Geografia C Grego Língua Estrangeira I, II ou III (*) Psicologia B 12 a 13 14   Educação Moral e Religiosa e) 2 (e) TOTAL 34 a 36 (36 a 38) 23

Saídas Após o 12ºano Cursos do Ensino Superior Arquitectura Arquitectura de Design Arquitectura de Design de Moda Arte e Design Artes Plásticas Artes Plásticas -Pintura Belas Artes -Pintura Design Design de Comunicação Design de Equipamento Design Gráfico Design de Interiores Design de Marketing de Moda Ciências da Informação Cinema Psicologia Animação Cultural Ciências Policias Educação Básica etc. Consultar: www.dges.mctes.pt

Informações sobre cursos do ensino secundário existentes noutras escolas Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS: Ciências e Tecnologias; Ciências Socioeconómicas; Línguas e Humanidades Cursos Profissionais: Técnico de Manutenção Industrial-Electromecânica; Técnico de Electrotecnia -Técnico de Comércio

ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTEVÃO Cursos Profissionais Design Industrial Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Fotografia Segurança e Salvamento em Meio Aquático Serviços Jurídicos Auxiliar Protésico * A oferta dos cursos depende da nova rede escolar para o ano letivo

Escola Secundária Homem Cristo CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS: Ciências e Tecnologias; Línguas e Humanidades Cursos Profissionais: Técnico de Turismo; Técnico de Apoio Psicossocial Técnico Auxiliar de Saúde. Técnico de Apoio à Infância

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Disciplinas Número total de horas Formação Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira 220 Área de Integração 220 Educação Física 140 Tecnologia da Informação e Comunicação 100 Formação Científica Psicologia 200 Sociologia 200 Matemática 100 Formação Técnica Área de Expressões 480 Comunicação e Intervenção Social 300 Animação Sociocultural 220 Psicopatologia Geral 180 Formação em Contexto de Trabalho 420

Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde Disciplinas Número total de horas Formação Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira 220 Área de Integração 220 Educação Física 140 Tecnologia da Informação e Comunicação 100 Formação Científica Física e Química 200 Matemática 200 Biologia 150 Formação Técnica Saúde 355 Gestão e Organização de Serviços de Saúde 200 Comunicação e Relações Interpessoais 175 Higiene, Segurança e Cuidados Gerais 450 Formação em Contexto de Trabalho 420

Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (http://www. efta Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (http://www.efta.edu.pt/ ) Curso de Técnico de Restauração ( Variante de Cozinha -Pastelaria ou Mesa - Bar) Curso Técnico de Turismo Curso Técnico de Recepção Escola Profissional de Aveiro (http://www.epaveiro.edu.pt/) Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (http://www.epadrv.edu.pt/ )

Conservatório de Música da Jobra O Conservatório de Música), com sede no edifício do Centro Cultural da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, nasceu no ano de 1986 como Escola Particular de Ensino Livre, e em 3 de Agosto de 1994, foi reconhecido como escola de Ensino Oficial Artístico. Cursos Profissionais (duração de 3 anos) Artes do E– Interpretação Intérprete de Dança CoArtes do Espectáculo – Interpretação Intérprete de Dança Contemporânea Produção e Tecnologias da Música Instrumentista de Sopro e Percussão Instrumentista de Cordas e Teclasdução e Tecnologias da Música Instrumentista de Sopro e Percussão Instrumentista de Cordas e Teclas

www.guiadoestudante.pt www.forumestudante.pt http://www.dges.mctes.pt www.anq.gov.pt www.catalogo.anq.gov.pt www.novasoportunidades.gov.pt www.novasoportunidades.gov.pt/mundodasprofissoes http://www.designthefutures.pt

Psicóloga: Paula Sousa Esperamos que o Programa de Orientação Escolar e Profissional organizado pela Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Esgueira, seja uma oportunidade para os vossos educandos desenvolverem o seu projecto de vida /escolar adequado aos seus interesses vocacionais, às suas capacidades aos seus valores profissionais e às suas características pessoais…!!! E que nos próximos anos letivos continuem a desenvolver competências no âmbito da tomada de decisão, com a procura de mais informações sobre si próprio, sobre os cursos de nível superior e sobre o mundo do trabalho. Promovam nos seus educandos e filhos a participação nas Férias de Verão das Universidades ( Aveiro, Coimbra, Porto, Braga e outras), ou em atividades de Ocupação de Jovens do IPDJ, de modo a desenvolveram as suas capacidades, os seus interesses e promover a construção do seus projectos vocacionais e profissionais. Psicóloga: Paula Sousa

Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Na tomada de decisão por um curso do Ensino Secundário, Curso Cientifico-Humanístico, ou por um Curso Profissional, ou por um de Ensino artístico Especializado, ou outro curso… Os alunos devem ter em conta: .Os seus interesses .As suas capacidades .As suas disciplinas preferidas .As profissões preferidas .O plano de estudo de cada curso .As saídas profissionais .As saídas após o 12º ano .O jovem que é… Os Encarregados de Educação /Pais devem estar informados de modo a ajudarem e apoiarem os seus Educandos/Filhos nesta escolha, que é muito importante para o seu futuro. Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima