Coleta de lixo e limpeza pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lixo e Reciclagem Ivone Riquele UniGaia-Brasil.org brasil.org.
Advertisements

Higiene pessoal Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a-dia,
QUEM SOMOS  Através do Projeto Coworking Ambiental, criamos o projeto Negócio Consciente, formado por uma equipe de profissionais autônomos composta.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU)
Como contribuir com a reciclagem na sua própria casa.
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
CAPÍTULO 7 O LIXO.
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
PARA GERAÇÃO DE ENERGIA
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
O SISTEMA DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO BAIRRO DE MATA ESCURA, EM SALVADOR-BAHIA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS Danilo Gonçalves.
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Domésticos.
Produção de Energia a partir de Resíduos Sólidos
A tecnologia em prol da ecologia
LIXOZERO.
COLETA DE LIXO E LIMPEZA( VARRIÇÕES)
Prof. Paulo Modesto Filho
“É PRECISO SABER VIVER”...
Centro Educacional Usinas ou estação de reciclagens: Como funciona? São auto-sustentáveis? Gera renda? Grupo: Hilary nº 7 Maria E. Borges nº20 Maria.
Serviços Urbanos Coleta lixo e limpeza pública
LIXÃO x ATERRO SANITÁRIO
Coleta Seletiva e Reciclagem
Poluição no Ar e Poluição do Solo
PRESTAçãO DE CONTAS RESIDUOS sólidos RECICLADOS
Professora: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga
Ciências Naturais – 8.º ano
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS - LEI 12305/2010
Programa municipal de coleta Seletiva
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
DISPOSIÇÃO FINAL DO LIXO ACONDICIONAMENTO E COLETA DO LIXO
Levantamentos e Pesquisas
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Resíduos Sólidos e Perigosos
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
HOJE IREI EXPLICAR COMO QUE SE DEVE SEPARAR O LIXO PARA A RECICLAGEM.
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA MORALLES & BILL GERENCIAMENTO AMBIENTAL.
Como Descartar Resíduos Biológicos
LAVRITA ENGENHARIA DIVISÃO EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
WEBQUEST LIXO ELETRÔNICO.
RESÍDUOS HOSPITALARES
Técnicas de Transmissão
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
MEIO AMBIENTE É o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.
Consumo- Sustentável Alunas:Maria Gabryella,Flávia Souza Turma:23:10.
RECICLAGEM: VAMOS PRATICAR?
Reciclagem – um ato sustentável
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
SLU Alocação no orçamento: 7 a 15% 50% : Coleta e transporte do lixo
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
SLU Alocação no orçamento: 7 a 15% 50% : Coleta e transporte do lixo
Composteiras em madeira e tela Composteira de apartamento
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Caminhos do lixo.
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Resultados 2011 e planejamento 2012
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
Papa cobra expansão da coleta seletiva e educação ambiental
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ELETRO-ELETRÔNICOS
é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos empresas e população
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
 Não? Tudo Bem!  O periférico é todo e qualquer.
Transcrição da apresentação:

Coleta de lixo e limpeza pública Beatriz C.H. Ferreira – n° 2 Laura Parente Porfírio – n° 11 Letícia Jang Rodrigues – n° 12

Índice Capa ----- slide 1 Índice ----- slide 2 Coleta de lixo ----- slide 3 Varrição de ruas ----- slide 4 Limpeza pública ----- slide 5 Como os cidadãos devem ajudar a cuidar da questão? ----- slide 6 Recolhimento de lixo eletrônico ----- slide 7 Tipos de lixos eletrônicos ----- slide 8 Bibliografia ----- slide 9

Coleta de lixo A cidade gera, em média, 20 mil toneladas de lixo diariamente. Só de resíduos domiciliares são coletados cerca de 12 mil toneladas/dia. Os trabalhos de coleta de resíduos domiciliares, seletivo e hospitalares são executados pelas duas concessionárias Ecourbis e Loga. Diariamente é percorrida uma área de 1.523 km² e estima-se que mais de 11 milhões de pessoas são beneficiadas pela coleta. Cerca de 3,2 mil pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos e são utilizados 500 veículos.

Varrição de Ruas A prefeitura de cada cidade é responsável pela varrição das ruas. A cidade de São Paulo foi dividida em duas áreas e dois consórcios atuam na realização dos serviços de varrição e complementares, que compreende a remoção de entulho, lavagem de vias e monumentos, conservação de logradouros, capinação e pintura de guias. Também é de responsabilidade desses consórcios, serviços como a operação de Eco pontos, limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo, remoção de inservíveis, e a limpeza, higienização e manutenção das lixeiras da cidade. São cerca de 13 mil pessoas e 660 veículos para a realização desses trabalhos, também conhecidos como serviços indivisíveis de limpeza urbana, em cerca de 7.800 quilômetros de vias por dia em São Paulo. Apenas no serviço de varrição, são coletadas 288 toneladas de resíduos por dia.

Limpeza pública O acúmulo de lixo nas ruas é um dos principais problemas enfrentados pelos próprios moradores. Muitas vezes o lixo não é recolhido, causando mau cheiro, entupimento de bueiros e atraindo insetos e outros animais que podem transmitir doenças. A prefeitura de cada cidade é responsável pela limpeza pública, com os seguintes itens: coleta de resíduos sólidos e recicláveis, coleta de resíduos hospitalares, varrição manual das ruas, limpeza de feiras livres. Em cidades litorâneas, a responsabilidade de limpeza e manutenção das areias e praias também é das prefeituras.

Como os cidadãos devem ajudar a cuidar dessa questão? A população também tem um papel importante na hora de garantir a limpeza da própria cidade. Pequenas atitudes como evitar jogar lixo no chão, não deixar entulhos e nem móveis abandonados e separar lixo orgânico do reciclável podem facilitar muito a manutenção da limpeza das ruas, bairros e cidades.

Recolhimento de lixo eletrônico A Coleta dos Materiais Eletroeletrônicos tem um destino correto para os equipamentos velhos que contém substâncias tóxicas. Se descartado em lugares inadequados, esses resíduos podem causar problemas à saúde e poluir o meio ambiente. Os resíduos recolhidos são armazenados na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, depois são encaminhados para a desmontagem, triagem e destinação ambientalmente adequada dos componentes processados.

Tipos de lixos eletrônicos Computadores Monitores Teclados Mouses Impressoras Televisores Aparelhos Eletrônicos em geral Geladeiras Fogões Máquinas de lavar

Bibliografia http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/coleta_de_lixo/ index.php?p=4634 http://www.sampexdesentupidora.com.br/blog/saneamento-basico/o-que- e-limpeza-urbana/ http://www.urbam.com.br/sitenovo/servicos/limpeza-publica/recolhimento- de-lixo-eletronico.aspx Livro Jornadas.geo http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/zeladoria/varricao_de_ruas/index.php?p=6981