PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Advertisements

Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico ( ) GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT Ciência 2010– 6.
Associação Portuguesa para o Empreendedorismo
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
ATUALIDADES Aula Especial 2. Fatos relevantes - Março 13/3 – grandes manifestações contra a permanência da presidente Dilma no governo 14/3 - governo.
BEST Porto Apresentação Recrutamento 2011/12. Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2011.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Projeto em Consórcio Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede III.
A afirmação da Europa.
Processo de Integração da Europa Ocidental
Instituto Politécnico de Lisboa
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
“Jovens Embaixadores de Évora“
Instituto Politécnico de Lisboa
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto dezembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa.
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Universidades Públicas Federais: Dilemas e Perspectivas
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
Estágio: legislação CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2017 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima.
UNIÃO EUROPÉIA.
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Estudar na Itália com CsF
Plano Tecnológico.
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
ESTÁGIOS 16/17.
International Fellowships Program = IFP Nova fase da n/vida Palavras-chave: Rigor Realismo Qualidade Espírito positivo Espírito crítico Inovação,
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
internacionalização das IES – UENP
Moçambique Acção Multidireccionada – 27.Abril.2007
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
Serviço de Psicologia e Orientação
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e
As transformações políticas, económicas, sociais e culturais do após guerra O Tratado de Versalhes, o novo mapa político da Europa e a criação da SDN.
Licenciatura.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
A persistência de duas Europas
A formação da globalização econômica.
PROGRAMA ERASMUS 2009/2010.
Como estudar em Portugal
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
CEM Around the Globe.
Prepara o teu projeto de mobilidade
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT)
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT)
Europa - População Capítulo 5
Designação do projeto | Projetos Internacionalização Osteotech Código do projeto |LISBOA FEDER Objetivo principal| Reforçar a competitividade.
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
International Association for the Exchange of Students for Technical Experience
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA)

Erasmus+ Objetivos Reforço das competências e a empregabilidade; Modernização da educação e formação. Dar oportunidades de aprendizagem no estrangeiro Apoiar parcerias entre instituições de ensino superior , e modernizar os sistemas de educação e formação Promover a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade

Erasmus + (2014-2020) Quais são as vantagens da participação dos Estudantes no Programa Erasmus+? É, sem dúvida, uma oportunidade única! O estudante Erasmus+ beneficiará de uma experiência muito gratificante a nível académico e pessoal, que se traduzirá: • Em grande crescimento pessoal e intelectual; • No conhecimento de novas culturas, línguas, novos métodos de trabalho e novas tecnologias; • Numa maior empregabilidade futura, não só em mercados estrangeiros, mas também nacionais; • Numa maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor; • Num alargar de horizontes, contribuindo, assim, para a construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.

Erasmus + (2014-2020) Estrutura Ação-chave 1 Mobilidade para Aprendizagem Ação-chave 2 Cooperação para a Inovação Ação-chave 3 Reforma das políticas

Erasmus+ KA1 –Tipo de Mobilidade de Estudantes Mobilidade de Estudantes no Ensino Superior Mobilidade para Estudos (SMS) Mobilidade para Estágios (SMP) Mobilidade em estágios para recém graduados

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Duração Em todos os ciclos de estudos; Até 12 meses por ciclo de estudos podendo combinar estudos com estágio (incluindo estágio recém graduado); Duração elegível: 3 a 12 meses em estudos (SMS); 2 a 12 meses em estágios (SMP ou recém graduado);

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes – Estudos, Estágios ou Estágios Recém-Graduados Consideram-se elegíveis para acolhimento, todos os países participantes no Programa Erasmus+ 28 países membros da U.E; Os países da EEE/EFTA (Noruega, Liechtenstein, Islândia) Os países candidatos à adesão à U.E: Turquia e Antiga República Jugoslava da Macedónia A escolha do destino de mobilidade (para estudos) está condicionada à lista de parceiros da ESELx, disponibilizada à data do inicio das candidaturas.

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes – Critérios de elegibilidade - Possuir nacionalidade portuguesa, ou de qualquer estado membro da União Europeia ou estar matriculado em qualquer estabelecimento de ensino superior, em Portugal; - Estar formalmente inscrito num curso de estudos a tempo inteiro, desde o bacharelato até ao doutoramento, conducente a diploma ou grau académico; - Ter condições de matricula no 2º ano do Curso (licenciatura); - Não ter efectuado uma mobilidade ERASMUS+ superior a 12 meses durante o mesmo ciclo de estudos; - Não estar abrangido em simultâneo, por outros programas de actividades enquadradas no âmbito da União Europeia; - Escolher uma instituição localizada num Estado-membro da União Europeia, no Espaço Económico Europeu ou num país em adesão à União Europeia, que tenha um acordo interinstitucional ERASMUS estabelecido com a ESELx, na mesma área científica (mobilidade para estudos); - Assinar um acordo de reconhecimento académico de forma a garantir que os estudos efectuados no estrangeiro são plenamente reconhecidos por ambas as instituições de ensino; - Realizar a mobilidade por um período mínimo de três meses (estudos) ou dois meses (estágio) e um período máximo de doze meses, entre 1 de Julho de 2017 e 30 de Setembro de 2018.

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes – Formula de Seriação Cf= 2Mp+Nc 3 Em que : Cf = classificação final Mp = média ponderada arredondada às centésimas das classificações das UC concluídas à data da candidatura Nc = numero de créditos ECTS concluídos à data da candidatura Em caso de empate : Ser bolseiro do SAS; Motivação para a mobilidade aferida em eventual entrevista;

ESTÁGIO e ESTÁGIO RECÉM GRADUADO (SMP) Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Tabela de Bolsas (referencia no ano académico de 2016-2017) Estudantes para Estudos e Estágios   De Portugal Continental para: País de Destino Valor da Bolsa Mensal Para ESTUDOS (SMS)   Valor da Bolsa Mensal ESTÁGIO e ESTÁGIO RECÉM GRADUADO (SMP)  Grupo I Países do programa com custo de vida elevado Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Noruega, Suécia, Reino Unido 300 € 400 €  Grupo 2 Países do Programa com custo de vida médio Bélgica, Croácia, República Checa, Chipre, Alemanha, Grécia, Islândia, Luxemburgo, Holanda, Eslovénia, Espanha, Turquia 250 € 350 € Grupo 3 Países do Programa com custo de vida mais barato Bulgária, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Roménia, Eslováquia, Antiga Rep. Jugoslava da Macedónia 200 €

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Contrato e Transferência da Bolsa Haverá lugar à assinatura obrigatória do Contrato Erasmus+ (após entrega de toda a documentação obrigatória, incluindo Learning Agreement e 1º momento de avaliação linguística – OLS) Pagamento da Bolsa Erasmus+: 70% (inicio da mobilidade) 30% (fim da mobilidade – após entrega do certificado do período de estudos, 2º momento de avaliação linguística – OLS e submissão do Relatório Final online)

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Matrícula e Propinas A matrícula, enquanto aluno da ESELx, é obrigatória e decorrerá dentro dos prazos definidos. É uma condição do Programa Erasmus+ não haver direito ao pagamento de propinas na instituição de acolhimento. As propinas normais são pagas na instituição de origem – ESELx-, dentro dos prazos estabelecidos.

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Reconhecimento Académico O pleno reconhecimento académico é uma condição sine qua non da mobilidade estudantil no âmbito do programa Erasmus+. O pleno reconhecimento académico depende da conclusão, com aproveitamento do plano de estudos, assinado à partida (ou as suas alterações), após definição com o elemento académico para tal designado.

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Preparação Linguística O Online Linguistic Support (OLS) apoia a aprendizagem de línguas por parte dos estudantes de mobilidade Erasmus+. O OLS oferece aos participantes em mobilidade Erasmus+ terão avaliar as suas competências na língua estrangeira (Checo, Dinamarquês, Alemão, Grego, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Holandês, Polaco, Sueco) que utilizarão para estudar, trabalhar noutro país (avaliação online obrigatória no início e fim do período de mobilidade). Além disso, os participantes poderão fazer um curso de línguas online para melhorarem os seus conhecimentos (opcional).

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Candidaturas 2017-2018 De 5 de dezembro de 2016 a 27 de janeiro de 2017 (Informações, formulários de candidaturas e lista de instituições parceiras no site da ESELx)

Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) CONTATOS Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) cruivo@sp.ipl.pt, cmarques@sp.ipl.pt, msaraiva@sp.ipl.pt grima@sp.ipl.pt Tel. 210 464 762/63/64