Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas

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Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoraria da atenção à saúde do hipertenso e do diabético em Santa Vitória do Palmar, RS Sidiane Rodrigues Alves

Hipertensão Arterial Sistêmica Introdução Hipertensão Arterial Sistêmica Sis -HIPERDIA Diabetes Mellitus

Introdução O contexto laboral vivenciado diariamente está enfraquecido, frente a isso emerge a expectativa de direcionar as ações de saúde aos portadores de HAS e/ou DM através do Programa HIPERDIA, o qual ainda não foi implementado nas UBS. O objetivo deste projeto é intervir em prol da melhoraria da atenção de saúde prestada aos hipertensos e diabéticos nas UBS de abrangência da ESFIII

Introdução HIERDIA ESFIII SVP

Objetivo Geral Melhorar a atenção aos hipertensos e diabéticos tipo2 nas UBS de abrangência da ESFIII.

Objetivos Específicos Implementar o Programa Sis - HIPERDIA nas UBS da área de abrangência; Ampliar a cobertura do programa HIPERDIA na área de abrangência da ESFIII;

Objetivos Específicos Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa. Implantação de dinâmicas nos grupos de HIPERDIA; Realizar atividades de educação em saúde junto à comunidade.

Metas Rastrear 90% dos usuários da área de abrangência, portadores de HAS, que tenham 18 anos ou mais de idade; Rastrear diabetes mellitus em todos pacientes com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg;

Metas Cadastrar no HIPERDIA 100% dos hipertensos e/ou diabéticos diagnosticados que pertença a área de abrangência; Capacitar 100% dos profissionais no atendimento ao paciente hipertenso e diabético, conforme protocolos do Ministério da Saúde.

Metodologia “O método é a própria alma do conteúdo”. (Lênin)

Metodologia Objetivos Indicadores Logística Ações

Relatório dos Resultados da Intervenção Os resultados serão descritos conforme o respectivo indicador.

4.3 Resultados 1°Indicador

2°Indicador Mês 1 (16%) Mês 2 (50%) Mês 3 ( 104,3%) Mês 4 (110, 9%)

3°Indicador

4°Indicador Mês 1 (81,4%) Mês 2 (60%) Mês 3 (57%) Mês 4 (55,3%)

5°Indicador Mês (100%) Mês 2 (97,8%) Mês 3 (97,5%) Mês 4 (97,8%)

6°Indicador Mês 1 (81,4%) Mês 2 (74,8%) Mês 3 (65,2%) Mês 4 (64,7%)

7°Indicador

8°Indicador Mês 1 (51,2 %) Mês 2 (59,3%) Mês 3 (60,1%) Mês 4 (60%)

9°Indicador Mês 1 (95,3%) Mês 2 (98,5%) Mês 3 (99%) Mês 4 (98,8%)

10°Indicador

11°Indicador

Discussão Otimização do processo de trabalho Qualificação e complexidade do atendimento Ampliação da cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos

Discussão Antes da intervenção

“[. ] não tem remédio, não venho mais, vou pegar na cidade [. ]”; “[ “[...] não tem remédio, não venho mais, vou pegar na cidade [...]”; “[...] vão dizer que a gente não pode comer sal e açúcar [...]”; “[...] não pode come nada [...]”; “[...] tu sabe guria, que aquele remédio não ta me fazendo bem [...]”; “[...] ando cansada, com dor nas pernas [...]”.

Discussão Após a intervenção

“[...] o que ela vai fazer hoje [...]”; “[...] como tava bom o passeio, será que elas vão fazer outro? [...]”; “[...] que bom que tu veio na nossa reunião, é muito boa [...]”.

As ações da intervenção hoje já fazem parte da rotina de atendimento das UBS da ESFIII, essa incorporação traz novos resultados a cada dia, estimulando a equipe a modificar e melhorar outras linhas de assistência.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção

“Você pode sonhar, criar e construir a idéia mais maravilhosa do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer o sonho virar realidade.” Walt Disney