FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Advertisements

A D O R A Ç Ã O Uma experiência real com Deus “Se Satanás vê que Deus está abençoando Seu povo e preparando-os para discernir-lhe os enganos, trabalha.
O Ancião da Igreja.
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Sede inesgotável da Palavra
Conhecereis a Verdade e ela vos libertará
Escola Bíblica Dominical Igreja Batista ElShadai DF – 2012 ESCRITURAS SAGRADAS Organizadora: Dagmar Miriam Wendt.
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO.
Seitas e Heresias Aula 2 Seitas – conceitos e características
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
01 O Espírito e a Palavra LIÇÃO de dezembro a 7 de janeiro
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Orientações ao professor
A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ
ENCONTRO MARAVILHOSO Atos
LIÇÃO 12 - SABEDORIA DIVINA PARA A TOMADA DE DECISÕES
Orientações ao professor
Aconselhamento Cristão
Orientações ao professor
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
Século XIX.
Aula 10 A Escritura na vida da Igreja
A carta de amor que Deus enviou aos homens
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
CONHECENDO O LIVRO DE ISAÍAS
Orientações ao professor
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
JOEL - O ANÚNCIO DO PENTECOSTES
Lição 02 O reino de Deus e a missão
LIÇÃO 8 A LEMBRANÇA DA ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
2ª Aula Prof. Jamir de Farias Borges
AMBIENTAÇÃO E ESQUEMAS Prefácio de Dom Mauro Montagnholi :
Implicações Práticas e Conclusões.
Ainda existe algo em que confiar?
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
Espiritismo para a Juventude - Aula 1
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos filipenses Aula 8: Fp. 3-4
Do grego αγιος (hagios), Santificar significa separar, consagrar, dedicar, purificar, tornar limpo.
SENHOR Pela Redenção.
Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
PREPARAR A CATEQUESE.
O DOM ESPIRITUAL DE LÍNGUAS 1 CORÍNTIOS 12
OS LIVROS APÓCRIFOS INTRODUÇÃO:
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Orientações ao professor
FENOMENOLOGIA.
Bençãos e expectativas
Orientações ao professor
Exortações contra os pervertedores da fé
Hermenêutica do Novo Testamento
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
Tradição - Usos e Costumes
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
Pastores que despertam interesse, mas deixam a obra sem terminar, podem ser deixados de lado.
O QUE É Ideologia de Gênero
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos coríntios
Promovendo a Fidelidade
Santidade e vida cristã
A organização da igreja em duplas de oração não tem como objetivo fazer com que alguém acredite que está livre de sua responsabilidade missionária.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS Templo Batista Bíblico

Fundamento histórico das Sagradas Escrituras Bibliologia: Fundamento histórico das Sagradas Escrituras

Autoridade das Sagradas Escrituras Bibliologia: Autoridade das Sagradas Escrituras

Introdução Por que cremos na Bíblia? Por que deixamos que ela determine nosso estilo de Bíblia? Por que afirmamos que Bíblia é a verdade?

Autoridade das Escrituras 1 - As fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja. CREDOS Resumos das verdades cristãs que foram produzidos nos primeiros séculos para declarar a essência da fé em época de confusão teológica.

CONFISSÕES HISSTÓRICAS Autoridade das Escrituras 1 - As fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja. CONFISSÕES HISSTÓRICAS Declarações da fé cristã pertencentes ao período da Reforma e pós-Reforma, por exemplo: os 39 artigos (1571) e a Confissão de Westminster (1647). Elas são bem mais completas que os Credos. São declarações partidárias.

Autoridade das Escrituras 1 - As fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja. OPINIÃO DA IGREJA Para muitos, o fato de Deus estar presente na igreja implica em que sua mente pode ser descoberta pela consulta à tendência principal da opinião cristã, “ a mente da igreja”.

Autoridade das Escrituras 1 - As fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja. EXPERIÊNCIA CRISTÃ Esta abordagem começa com a experiência humana atual de Deus e tenta identificar as doutrinas expressas mediante essa experiência. A questão é que dentro dessa experiência deve-se distinguir entre a verdade objetiva sobre Deus e nossas próprias opiniões subjetivas.

Autoridade das Escrituras 1 - As fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja. RACIOCÍNIO CRISTÃO Afirmam que a verdade cristã consiste naquilo que podemos demonstrar sobre Deus pelo raciocínio lógico. O problema é que a percepção da verdade por parte da humanidade caída, particularmente na esfera moral e espiritual, é profundamente limitada; a mente da criatura não pode medir o Criador.

Autoridade das Escrituras 1 - As fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja. VOZ INTERIOR Alguns afirmam que Deus fala diretamente nas profundezas de nossa consciência e que esta “voz interior” é a fonte final de autoridade. Alguns chamam esta “voz” de “inspiração do Espírito Santo”.

Autoridade das Escrituras 1 - As fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja. Cremos que nenhuma das fontes mencionadas podem nos levar a conhecer a mente de Deus. Cremos que nenhuma das fontes mencionadas têm autoridade plena como fonte da verdade cristã, mesmo quando oferecem contribuições para a compreensão da fé cristã.

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade a) As Escrituras são autoritativas, porque são inspiradas por Deus

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade b) As Escrituras são autoritativas, porque foram escritas por homens escolhidos por Deus, “Guiados” pelo Espírito Santo

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade c) As Escrituras são autoritativas, porque foram reconhecidas por aqueles que as receberam primeiro

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade d) As Escrituras são autoritativas, porque foram atestadas pelo Senhor Jesus Cristo, a segunda pessoa da Trindade

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade e) As Escrituras são autoritativas, porque foram recebidas, entregues e atestadas pelos profetas

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade f) As Escrituras são autoritativas, porque são a Palavra empregada pelo Espírito Santo

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade g) A autoridade da Bíblia é vista no fato de que sem o menor desvio, ela vindica e satisfaz cada alegação que faz

Autoridade das Escrituras Duradouro Imperial Santificador Revelador Exatidão Prevalecente Profecia Autoridade das Escrituras Poder

Autoridade das Escrituras 2 - As Escrituras Sagradas são a ÚNICA fonte confiável de autoridade Cremos nas Escrituras Sagradas como a única fonte de autoridade divina sobre a igreja. Cremos que as Escrituras Sagradas, como única fonte de autoridade, deve ter a primazia no estabelecimento das verdades, tanto teóricas quanto práticas, para a vida da igreja. Cremos que as fontes variadas de autoridade no contexto da fé cristã, ao longo da história da igreja, contribuem para a compreensão da formação teológica e da prática eclesiológica, porém, sem nunca poderem exercer o grau de autoridade divina que é atribuído exclusivamente às Escrituras Sagradas.