A História do Jornal Juliana Magella (16), Juliana Piovesan(17) e Flávia Brady(7) Turma: 9M1; Professora: Karla Faria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Advertisements

Luana Mattos e Beatriz– 9M1
História da Revista no Brasil
História da Revista no Brasil. A primeira revista brasileira foi lançada no ano de em Salvador por Manuel Antônio da Silva, a revistachamava As.
Comunicadores do século XXI
Planejamento Canais de Mídia Social. Nome da sua empresa Pode colocar aqui informações gerais sobre sua empresa Aqui tbm se quiser.
Editores de Texto NTE-Estrela Ana Virgina Liane Maria.
Professor: Anderson Cidade Junior Pesquise em páginas que estejam de acordo com o seu país de origem Não existe diferença entre maiúsculas e minúsculas.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
A circulação de prosa de ficção no jornal Commercio do Amazonas Objetivo Diante da necessidade em reunir os chamados romances-folhetim em jornais amazonenses.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
O aprendiz de investigador
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
O aprendiz de investigador
Meios de Comunicação em massa.
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA RESENHA
(remover ou substituir) (remover ou substituir)
Programação II Introdução.
Como fazer Fichamento de texto ou livro
1ª MOSTRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Pinho, J.B. Jornalismo na Internet : planejamento e produção da informação on-line. São Paulo : Summus, Prof. Dr. Bruno Fuser Facom – UFJF
O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
Exercício Troca de Resenhas
WEBJORNALISMO Aula 1 – 2º Bimestre.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
REAÇÕES GIGANTES DA INTERNET
RESULTADOS E DISCUSSÃO
do primeiro autor. O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1; SOBRENOME, Autor.
Trabalho final Tema sugerido:
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CAPA, FOLHA DE ROSTO E SUMÁRIO
Pesquisa de Informação na Internet
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO (Nome completo - 1º autor), aluno do IF Farroupilha.
TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO (Nome completo - 1º autor), aluno do IF Farroupilha.
HIPERTEXTO.
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Camboriú,
História do Jornal Gazeta do Rio
Mídia, Mídia Digital e Pós Mídia Digital
Gêneros de Divulgação científica:
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Título (negrito, letra 80, centralizado)
49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Trabalhos científicos
Fulano da Silva (Orientador)
Editor de textos -Writer
Como personalizar o seu site do Microsoft SharePoint Online
CRIAR UM BLOG Prof. André Aparecido da Silva
(Nome completo - 1º autoria), aluno da UERN – curso ,
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior). (Nome completo - 1º autoria), aluno do IF Farroupilha.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE ARIAL OU TIMES, TAMANHO 60, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME,
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO FOLHETO.
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IF Farroupilha.
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
(Nome completo), vínculo institucional
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior). (Nome completo - 1º autoria), aluno do IF Farroupilha.
(Nome completo), vínculo institucional
Nome do Professor Orientador– Escola/ Instituição,
Catálogo público on-line
Fulano da Silva (Orientador)
FORMATAÇÃO.
PROJETO.
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Videira,
Template para elaboração do pôster
Transcrição da apresentação:

A História do Jornal Juliana Magella (16), Juliana Piovesan(17) e Flávia Brady(7) Turma: 9M1; Professora: Karla Faria

Configuração da 1ª página (XIX) Alguns jornais se organizavam em colunas (“O Tiro”), já outros em uma larga e única coluna(“Gazeta do Rio de Janeiro”). A primeira página do jornal tratava normalmente de assuntos que interessavam o público leitor. Havia menos matérias por cada página. Menos e maiores manchetes. Larguras das colunas eram mais padronizadas. Mais elementos não textuais. Mais espaços em brancos.

Exploração das notícias As notícias que eram consideradas mais importantes permaneciam na capa do jornal. Partes do jornal eram dedicadas a divulgação de eventos (como aberturas). Outras eram direcionadas à venda de produtos caseiros ou industriais. Além disso, na época em que a escravidão não tinha sido abolida, havia notícias direcionadas a procura de escravos que fugiam. Algumas publicações eram divididas em seções, como política, comércio e artes. Os jornais serviam como meios de críticas para os governos atuantes( na maioria das vezes através das charges ).

Cores e fotografias Diferentemente dos atuais, os jornais do século XIX não possuíam muitas imagens. Normalmente apresentavam um desenho próprio do jornal em questão. Além disso, o jornal era totalmente em preto e branco. As imagens apareciam normalmente em anúncios de escravos fugidos.

Capa Marcante As capas de jornal ao lado se referem a um fato importante para o Brasil: A Abolição da Escravatura. Essas notícias explicam detalhadamente o que acorreu e como ocorreu.

Folhetim do século XIX Narrativa literária, seriada dentro dos gêneros prosa de ficção e romance. Possui duas características essenciais: quanto ao formato, é publicada de forma parcial e sequenciada em periódicos como nos jornais e revistas. Quanto ao conteúdo: apresenta narrativa ágil, profusão de eventos e ganchos intencionalmente voltados para prender a atenção do leitor.

Configuração da 1ª página (XXI) Na primeira faixa horizontal está o nome do jornal. Nas colunas verticais estão distribuídas as chamadas para as notícias. A manchete, que é o título principal da edição, aparece em fontes maiores, em negrito e centralizada. Em geral, na parte superior da página. Apresenta fotografias e charges.

Exploração das notícias O jornal procura manter manter os princípios fundamentais do jornalismo: imparcialidade, abrangência e atualidade. Na capa estão as informações mais importantes para chamar a atenção do leitor (manchete e chamadas). Na primeira página o leitor se depara com o resumo de notícias de diferentes seções (Ex: política, economia, esportes etc).

Cores e Fotografias Fotografias e charges, junto com as cores e formatos da fonte, são os elementos visuais da capa. O estilo do jornal pode variar entre o mais sóbrio e o mais exuberante. A escolha das cores e fotografias contribuem para a construção do estilo do jornal.

Estilo sóbrio : cria efeito de seriedade, ordem e equilíbrio.

Estilo exuberante: cria efeito descontração e informalidade.

Capa marcante de um jornal brasileiro com um tema de relevância

Linha do Tempo 1808 1903 1980 2003 2017

Características do jornal online O jornal online é como uma forma do jornal impresso nos meios digitais. Ele possui as seguintes características específicas: Instantaneidade: ele é mais atual do que o jornal impresso. Perenidade: o material produzido online é fácil de ser guardado indefinidamente, já que pode-se guardar grande informação em um espaço pequeno. Interatividade: há vários caminhos para ler as notícias e pode-se enviar comentários. Multimediação: há várias mídias na internet: como imagens, áudio, texto, hipertexto e vídeos. Hipertextualidade: é uma referência em um documento hipertextual para outro documento ou recursos ( citações de leitura ). Pesquisa rápida: o leitor pode pesquisar os assuntos que o interessam e ir diretamente para eles.

Como o jornal impresso se adaptou ao on-line O jornal impresso é mais detalhado e organizado. O jornal online atualiza as notícias com maior agilidade e dispõe de recursos gráficos mais avançados. Para tentar se adaptar ao novo modelo crescente, o jornal impresso passou a buscar novas tecnologias de impressão para melhorar a apresentação gráfica. Ele também passou a publicar maior número de textos produzidos por profissionais renomados no assunto comentado.

O Jornal Impresso e Online Atualmente O jornal impresso é o considerado “tradicional” já que começou no Brasil em 1808 (Gazeta). Porém, está perdendo, ao longo do tempo, o seu lugar para o jornal online. Este é mais eficiente e acessível do que o impresso. O papel do jornal online atualmente é informar o leitor de forma mais prática e dinâmica sobre as notícias. Isso se encaixa muito bem na correria e falta de tempo cada vez mais presente nos dias atuais. Embora tenham suas diferenças quanto à dinamicidade, interatividade e multimediação, ambos têm o objetivo de atualizar o leitor sobre as notícias.

Bibliografia https://pt.wikipedia.org/wiki/Folhetim http://oglobo.globo.com/cultura/livros/jornais-do-inicio-do-seculo-xix-traziam-retratos-da-sociedade-polemizavam-sobre-monarquia-15526877 https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_online https://caminhosdojornalismo.wordpress.com/2011/05/30/o-jornal-impresso-no-brasil/ http://acervo.folha.uol.com.br/ https://seuhistory.com/404 http://acervo.oglobo.globo.com/ https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/9/9b/Folha_SP.jpg http://gildicellialencar.blog.uol.com.br/images/OG1julho.jpg https://4.bp.blogspot.com/-lUYAc765tWg/Vvu8QvEzwQI/AAAAAAACKEY/AspACm79knAsJ8RI4Uqzmlpe5xshB3Wig/s1600/capa%2Bagazeta.jpg http://i12.photobucket.com/albums/a212/ELAINECRISTINA/capa_610.jpg https://img.buzzfeed.com/buzzfeed-static/static/ http://2.bp.blogspot.com/_Ff4EAyFfrls/RtAcgM0TE8I/AAAAAAAAAZE/m_VXaVIrcrE/s400/O+Globo+mensalão.jpg http://www.estemundopossivel.com.br/upfiles/fckeditor/image/CAPA%20O%20GLOBO%20LAVA-JATO.jpg