TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Advertisements

VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
Sistema Multiutilizador
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
Acesso Remoto Rede de Comunicação de Dados Prof. Cristiano José Cecanho.
Máquinas Virtuais Professoras: Márcia Jani / Kathia.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows Processos Curso Técnico em Redes de Computadores Prof. Emerson Felipe.
DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.
Windows vs linux. Windows vs Linux nome do grupo:Luiz Bruno,Luiz Felipe,Dayllison,Renan turma:1 ano.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
- 39 Etec Cidade Tiradentes Curso técnico de Química Aplicativos informatizados (Informática)
Curso técnico de Administração Aplicativos informatizados (Informática)
1 - verifique a disponibilidade dos arquivos necessários para o início do processo de instalação do sistema A.g.i.l. em um terminal de atendimento. Arquivos.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
Uma maneira fácil e moderna para controle de NFe de Compra. Sistema Guardião NFe.
Curso: Sistema de Informação
Cluster Windows Server.
Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER
Portfólio de Serviços TI
Balanceamento do TSS 31/maio/2017.
IFAC1 Hardware e software.
Meios Físicos de Transmissão
My drivers.
PROPOSTA DE SERVIÇOS.
Departamento de Tecnologia da Informação
Cloud Computing: do Conceito à Prática 02/06/
Métodos de Validação de Arquivos para Armazenamento em Nuvens
Projeto Integrador II Seminário final
Soluções de alta disponibilidade em banco de dados
Cluster virtualizado com alta disponibilidade
Projeto Integrador II 2° Seminário de Andamento
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
IPS. IPS Histórico A infra-estrutura sobre a qual a internet cresceu não foi projetada com segurança como um requisito fundamental.
Introdução a CMS Prof.: Marcelo Torres Contatos:
Mobile Virtualization Services (MVS)
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
Prof. Arthur Albertin.
Interconexão de Redes Locais
Administração de Gerência de servidores
Administração de Banco de Dados
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
Componentes de Redes de Computadores
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
NOÇÕES DE HARDWARE.
Segurança em redes sem Fio Autenticação com o protocolo 802.1x
Redes de Computadores Alan Santos.
ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS
Desenvolvimento em Camadas
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistemas Operacionais Aula 3
Curso Técnico em Informática
Estrutura do Sistema Operacional
Qual minha responsabilidade?
Otimizando performance da rede corporativa.
Empresa de Inovação e Tecnologia
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Gerenciamento de backup e dumps do MySQL
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Vantagens e Restrições A tecnologia Frame Relay oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias: Custo de propriedade reduzido (equipamentos.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES VIRTUALIZAÇÃO TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES

Qual a definição de virtualização? É o processo de executar vários sistemas operacionais em uma única máquina. Ex.:

Origem da Virtualização A virtualização surgiu na década de 60, criada pela empresa IBM e usada em servidores de grande porte chamados de “MAINFRAMES”. Era utilizado o software VM/CMS para virtualizar.

Os tipos de virtualização Virtualização de hardware - consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Virtualização da apresentação - trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele. Virtualização de aplicativos - A técnica consiste em ter uma única cópia de determinado aplicativo, instalada em um servidor virtual, os usuários que desejarem ter acesso a tal aplicativo podem acessa-lo diretamente.

Virtualização A virtualização foi criada com o intuito de aproveitar o hardware de maneira eficiente, já que um computador utiliza apenas uma parte da sua capacidade de processamento.

Características da Virtualização A principal característica de um sistema virtualizado é a forma transparente com que o hardware nos é apresentado nas máquinas virtuais. E o isolamento de falhas de segurança no nível de hardware A independência de hardware, onde se pode migrar a máquina virtual para qualquer servidor físico.

Virtualização no dia-a-dia Podemos usar a virtualização para: Criar ambientes de testes; Manter cópias de segurança de um ou vários S.O.; Monitoramento de invasões.

Vantagens de um sistema virtualizado Economia de hardware; Economia de energia; Gerenciamento centralizado; Alterações totalmente reversíveis; Flexibilidade nos drives; Segurança (sistema de backup).

Economia de hardware A maior de todas as vantagens da vitualização talvez seja a economia de hardware. Existem servidores que usam apenas 15% da sua capacidade de processamento, podemos consolidar vários servidores virtuais de cargas baixas em apenas 1 servidor físico, iria aproveitar muito melhor o hardware.

Green computing Com a escassez de recursos naturais, a corrida por energia limpa torna-se inevitável. Quanto mais gastamos para “esquentar” um pc, mais gastamos para “resfriá-lo” Economia de energia

Economia de espaço Quando nos atentamos para mercado coorporativo, espaço físico costuma a pesar muito na aquisição de novos hardwares de servidores. A virtualização pode ser um meio de consolidação de vários servidores virtuais em um único físico, resultando numa grande economia de espaço.

Economia de tempo em migração Por estarem em uma mesma máquina física, as migrações de sistema, usuários, dados e etc, tornam-se muito mais fáceis, rápidas e dinâmicas já que estão numa mesma máquina física.

Exemplo

Salvar o estado da máquina É o recurso de salvar o estado de sua máquina e consequentemente retornar a ela quando há necessidade.

O que é hypervisor ou VMM? É a camada que fornece um ambiente( através de multiplexação de hardware) idêntico ao da máquina física e que conta com uma ou várias máquinas virtuais.

Existem dois tipos: Hypervisor do tipo I ou Bareon metal Hypervisor do tipo II ou Hosted

Hypervisor do tipo I ou Bareon metal A virtualização do tipo I normalmente é utilizada por servidores por proporcionar um desempenho muito próximo do desempenho nativo de uma máquina. Nesse caso o Hypervisor encontra-se entre o hardware e as máquinas virtuais.

Software de virtualização VMWare Hyper-V Proxmox

Hypervisor do tipo II ou Hosted A virtualização do tipo II é a virtualização mais comum e a que usamos normalmente em casa devido a facilidade de sua instalação e configuração. Agora o Hypervisor encontra-se entre o sistema operacional e as máquinas virtuais. O S.O. anfitrião é chamado de host enquanto as máquinas virtuais de S.O. Guest.

Software de virtualização VMWare (desktop) VirtualBox VirtualPC Parallels

PROXMOX

Dúvidas

Atividade