Os porquês de algumas disciplinas da grade

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Introdução à Estatística I
Transcrição da apresentação:

Os porquês de algumas disciplinas da grade Precisamos mesmo de cálculo e de estatística? Eduardo José Pinheiro Universidade Vila Velha

Contabilidade “É a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com fins lucrativos ou não”. (MARION, 2010)

Matemática “É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos”. (Guia do estudante, Ed. Abril, 2016)

Estatística “A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos para obter dados, organizá-los e deles tirar conclusões”. (TRIOLA, 1999)

QUEBRANDO O GELO Você sabe quantas pessoas há nesse auditório? Em que faculdade estudam? Cumprimentar o máximo de pessoas presentes levando-se em consideração os aspectos da matemática, estatística e contabilidade.

Grade, matriz ou organização curricular do curso de Ciências Contábeis 1º período 2º período 3º período Contabilidade Contabilidade II Contabilidade III Direito Direito Trabalhista Direto tributário Matemática Estatística I Estatística II Administração Matemática financeira Economia Português Métodos quantitativos Prática contábil Filosofia Sociologia Custos

Tudo que você sabe, tudo que você conhece deve ser uma rede para “aprisionar” outras informações, para enganchar outros conceitos.

Interdisciplinaridade Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”. (FAZENDA, 2008) “[...] interdisciplinaridade é definida como interação existente entre duas ou mais disciplinas”. (CERI, 1970)

Para assumir uma postura interdisciplinar é preciso: Pensar interligado Conhecer a organização curricular Buscar links entre as disciplinas Desenvolver competências e habilidades próprias da ciência estudada

Referências Centro para Pesquisa e Inovação do Ensino (CERI). Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Disponível em: http://ltc.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/Interdiscipliniraridade%20e%20trasndicipli naridade%20na%20forma%E7%E3o%20de%20professores%20Heloisa.pdf Acesso em 28 de agosto de 2016. FAZENDA, Ivani Catarina A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. MARION, José Carlos. Contabilidade básica. e.d. 6ª. Atlas, 1998. Portal guia do estudante, Matemática. Disponível em: < http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas- informatica/matematica-686595.shtml > Acesso em 28 de agosto de 2016. TRIOLA, Definição de estatística. Portal Webartigos. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-contabilometria-como-ferramenta-de- quantificacao-para-a-contabilidade/10138/ > Acesso em 28 de agosto de 2016.