Instituto Politécnico de Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Advertisements

PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.
ATUALIDADES Aula Especial 2. Fatos relevantes - Março 13/3 – grandes manifestações contra a permanência da presidente Dilma no governo 14/3 - governo.
Região C ompetitiva, R esiliente, E mpreendedora e S ustentável com base na valorização do C onhecimento UNIÃO EUROPEIA Fundos.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Acesso ao Ensino Superior Alunos 6º Licenciatura em Ciências Biológicas.
Projeto em Consórcio Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede III.
Jornadas Técnicas para os beneficiários dos projetos aprovados na 1ª convocatória do Programa INTERREG V-A MAC de março de 2017-Las Palmas.
Instituto Politécnico de Lisboa
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
Prática da LDB nas instituições de ensino
“Jovens Embaixadores de Évora“
SESSÃO DE ESCLARECIMENTOS.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto dezembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa.
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Orçamento Plurianual da União Europeia
Estágios Não-Obrigatórios
Avanços nas últimas décadas
Universidades Públicas Federais: Dilemas e Perspectivas
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
} } } L T E X L T E X L T E X A A A Curso de Introdução à Edição em
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Regimes de Trabalho e Afastamento Docente
NÚCLEO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
UNIÃO EUROPÉIA.
Estudar na Itália com CsF
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
Orçamento Participativo Jovem Escolar
International Fellowships Program = IFP Nova fase da n/vida Palavras-chave: Rigor Realismo Qualidade Espírito positivo Espírito crítico Inovação,
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
internacionalização das IES – UENP
Moçambique Acção Multidireccionada – 27.Abril.2007
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Serviço de Psicologia e Orientação
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e
Licenciatura.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Políticas de Saúde e Integração de Cuidados
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
A persistência de duas Europas
A formação da globalização econômica.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PROGRAMA ERASMUS 2009/2010.
Como estudar em Portugal
Prepara o teu projeto de mobilidade
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Elaborado por: Professor Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT)
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT)
Estágio Supervisionado
Europa - População Capítulo 5
Designação do projeto | Projetos Internacionalização Osteotech Código do projeto |LISBOA FEDER Objetivo principal| Reforçar a competitividade.
International Association for the Exchange of Students for Technical Experience
Transcrição da apresentação:

Instituto Politécnico de Lisboa PROGRAMA ERASMUS + PROGRAMA DA UNIÃO EUROPEIA PARA A EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE E DESPORTO 2014-2020 Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT) novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA)

Erasmus+ Objetivos Orçamento de 14,7 mil milhões euros (+40%) Reforço das competências e a empregabilidade; Modernização da educação e formação. Período de duração : 7 anos (2014/2020) Orçamento de 14,7 mil milhões euros (+40%) Apoio ao estabelecimento de parcerias trans e internacionais

Erasmus + (2014-2020) AÇÕES DO PROGRAMA ERASMUS+ DIRETAMENTE RELACIONADAS COM A ESTRATÉGIA EUROPA 2020: ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA UM CRESCIMENTO INTELIGENTE, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO PARA A PRÓXIMA DÉCADA OBJETIVOS NO SETOR DA EDUCAÇÃO: - REDUÇÃO DA TAXA DE ABANDONO ESCOLAR PARA MENOS DE 10%; - AUMENTO DA TAXA DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR PARA MAIS DE 40%.

Mobilidade para Aprendizagem Cooperação para a Inovação Erasmus + (2014-2020) ERASMUS + Ação-chave 1 Mobilidade para Aprendizagem Ação-chave 2 Cooperação para a Inovação Ação-chave 3 Reforma das políticas

ERASMUS+ AÇÃO-CHAVE 1 (KA1) MOBILIDADE INDIVIDUAL PARA FINS DE APRENDIZAGEM Educação Escolar (inclui as antigas ações Comenius); Educação de Adultos (inclui as antigas ações Grundtivg); Ensino e Formação Profissional (inclui as antigas ações Leonardo da Vinci – FPI e PEFP); Ensino Superior – Mobilidade de estudantes e trabalhadores do Ensino Superior Erasmus Masters – Mestrados Conjuntos

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Mobilidade de Estudantes no Ensino Superior Mobilidade para Estudos (SMS) Mobilidade para Estágios (SMP) Mobilidade para estágios para recém graduados

Erasmus + KA1 –Mobilidade de Staff do Ensino Superior Mobilidade de Staff no Ensino Superior Mobilidade para missões de ensino (STA) Mobilidade para fins de formação (STT)

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Quem se pode candidatar? Pessoal docente e não-docente em funções nas instituições de ensino superior (independentemente do tipo de contrato e da sua duração) Quem formaliza a candidatura? Instituições de Ensino Superior titulares de uma ECHE (Carta Erasmus Universitária Europeia). As missões de Ensino e Formação serão elegíveis durante o ano de 2017 (1 janeiro a 31 dezembro) mas deverão obrigatoriamente ser contratualizadas até 30 de novembro de 2017.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Critérios de seleção e seriação para docentes Na ESCS e de acordo com o nº2 do Artº21, do Regulamento de Mobilidade Académica do IPL publicado no DR, 2ª série, nº154 de 12 de agosto de 2014 e do nº2, do art.º 12º do Regulamento de Mobilidade Académica da ESCS, aprovado em 14 de novembro de 2014, os candidatos serão selecionados de acordo com a seguinte ordem de preferência: 1º - Regime de contratação; 2º - Menor número de participações no Programa; 3º - Tempo de serviço na ESCS.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Critérios de seleção e seriação para não-docentes Na ESCS e de acordo com o nº2 do Artº21, do Regulamento de Mobilidade Académica do IPL publicado no DR, 2ª série, nº154 de 12 de agosto de 2014 e do nº3, do art.º 12º do Regulamento de Mobilidade Académica da ESCS, aprovado em 14 de novembro de 2014, os candidatos serão selecionados de acordo com a seguinte ordem de preferência: 1º - Menor número de participações no Programa 2º - Disponibilidade do serviço; 3º - Conhecimento de uma língua que permita a comunicação.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Mobilidade staff - Duração (não inclui participação em conferências): STA & STT- Períodos de ensino de 2 dias a 2 meses (excluindo os dias de viagem); STA – 8 horas em atividades letivas/por semana;

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Escolha da Instituição de Acolhimento Tendo em conta o objetivo da atividade de ensino ou formação a realizar, o participante deverá escolher a instituição que mais lhe convier, baseado na lista de acordos interinstitucionais existentes. Com o apoio do GRIMA, deverá iniciar os contatos com a instituição de acolhimento, no sentido de definir o programa de atividades da sua mobilidade.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Autorização de Deslocação ao Estrangeiro É obrigatório preencher o Modelo de Pedido de Autorização de Deslocação, disponibilizado no site e a submeter à aprovação da Presidência da ESCS e do Presidente do IPL. Ficha de Docente/Não-Docente O participante deverá preencher a Ficha de docente/Não-docente, sendo necessária a assinatura da mesma pelo Coordenador Erasmus+, pela Instituição de acolhimento e pelo docente beneficiário. É também obrigatório juntar uma cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão Único. Programa da Missão de Ensino/Formação Neste documento deverão constar, para além de elementos de identificação, informação sobre a Missão de Ensino/Formação, os seus objetivos, como a sua duração, o número de estudantes que poderão dela beneficiar, caso aplicável, , o conteúdo do programa de ensino, os resultados esperados e o valor acrescentado para as instituições envolvidas.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Viagem, Alojamento e Saúde As questões relacionadas com a viagem e o alojamento são opções da responsabilidade do participante, contando sempre que necessário com o apoio do GRIMA. Ao partir para o estrangeiro, o participante deverá ainda fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença – CESD (www.adse.pt), ou efectuar um seguro de saúde privado

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior BOLSA DE MOBILIDADE As bolsas de mobilidade Erasmus+ destinam-se a cobrir os custos adicionais da mobilidade, isto é, as despesas de viagem e de subsistência. A Bolsa de Mobilidade a atribuir ao participante tem como referência a tabela de valores das bolsas de mobilidade da Agência Nacional para o Programa Erasmus+ e integra duas componentes: * Apoio individual (despesas de subsistência); * Despesas de deslocação (viagem). São permitidas mobilidades com bolsa “Zero”. Outros financiamentos: A subvenção atribuída pode ser complementada com outros financiamentos de organismos púbicos ou privados, a nível local, regional ou nacional

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Apoio Individual (Subsistência): Dinamarca, Irlanda, Holanda, Suécia e Reino Unido: 120€/dia Bélgica, Bulgária, República Checa, Grécia, França, Itália, Chipre, Luxemburgo, Hungria, Áustria, Polónia, Roménia, Finlândia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Suíça e Turquia: 105€/dia Alemanha, Espanha, Letónia, Malta, Eslováquia, Macedónia: 90€/dia Estónia, Croácia, Lituânia, Eslovénia: 75€/dia Valores praticados em Portugal e decididos pela A.N Erasmus+

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Viagens (subvenção por “bandas”): Distâncias entre 100 e 499km: 180 € Distâncias entre 500 e 1999 km: 275 € Distâncias entre 2000 e 2999 km: 360 € Distâncias entre 3000 e 3999 km: 530 € Distâncias entre 4000 e 7999 km: 820 € Distâncias maiores que 8000 km: 1.100 € As distâncias são apuradas pelo GRIMA, através de uma ferramenta de calculo oficial fornecida pela A.N Erasmus+

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Documentos justificativos obrigatórios: Declaração comprovativa da realização da missão na instituição de acolhimento, incluindo: O local e datas da missão; O número de horas de trabalho (docentes); Os objectivos atingidos. Relatórios Finais Online Todos os docentes/não-docentes que realizam uma Missão de Ensino/Formação devem preencher o Relatório Final online, o mais tardar, 15 dias após o seu regresso. Estes relatórios são enviados por email, diretamente pela Comissão Europeia. Poderão ainda ser solicitados inquéritos de qualidade, instrumentos internos de avaliação do período de mobilidade.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Candidaturas até 31 de dezembro de 2016, no GRIMA Documentação e informações adicionais no site da ESCS em:

CONTATOS Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) grima@sp.ipl.pt cruivo@sp.ipl.pt/cmarques@sp.ipl.pt/msaraiva@sp.ipl.pt Tel. 210 464 762/63/64