ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA E PROCESSAMENTO DO PESCADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Advertisements

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) / 7722.
Prezados pós-graduandos, Familiarize-se com as etapas do seu curso.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
Acesso ao Ensino Superior Alunos 6º Licenciatura em Ciências Biológicas.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Matão Prof. Dr. Danilo Luiz Flumignan Coordenador do Curso de Tecnologia.
de Federal de GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Curso de Filosofia - UFRN
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Especialização em Direito Previdenciário
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
ROTEIRO DE MATRÍCULA REGIONAL GOIÂNIA
Especialização em Políticas e Gestão em Serviço Social
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Graduação em Enfermagem - EAD
Introdução a Engenharia de Alimentos
Especialização em Administração Hospitalar
ASPECTOS OPERACIONAIS
Identidade Institucional no IFCE
Especialização em Gestão de Marketing em Mídias Digitais
COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?
Especialização em Coaching Profissional
Especialização em Auditoria Fiscal e Tributária
INDICAÇÃO CEE 53/2005 X INDICAÇÃO CEE 157/2016
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Um projeto de extensão sobre a alegria do cuidar!
Especialização em Auditoria Fiscal e Tributária
Parceria: Universidade de São Paulo e Secretaria de Estado da Educação.
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
Pesquisa Científica (Metodologia Científica). Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Disciplina Docente Responsável Data *
Especialização em Imposto sobre Circulação
Curso de Extensão: Licenciamento e Legislação Ambiental
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
Analise e desenvolvimento de sistemas
Açúcar e Álcool - LAN 1458 PLANO DE ENSINO
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Licenciatura.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Parceria: Universidade de São Paulo e Secretaria de Estado da Educação.
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
Especialização em Engenharia de Produção
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012
Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Especialização em Coaching Profissional
Curso de Ciências Biológicas
A formação do professor na UFMS
Estatística Básica com Recursos Computacionais
Sejam Bem Vindos.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
PESQUISA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ATENDIMENTO
Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES VIRTUAIS - SALVADOR TODAS AS DISCIPLINAS
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Curso de Ciências Biológicas
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
LADEBIO Coordenador: Prof. Dr. Fernando A.M.S. Pompeu
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
Consolidação de Turma fora do prazo
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Morada Nova - CE Profª Dayane de Andrade Lima.
Transcrição da apresentação:

ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA E PROCESSAMENTO DO PESCADO Mato Grosso é atualmente um dos estados brasileiros com maior produção de peixes criados em águas interiores. A piscicultura é, dentre todas as atividades agroindustriais, a que apresenta o maior e mais vigoroso crescimento no Estado, que almeja se tornar auto-suficiente em produção de pescado e, inclusive, alcançar o mercado internacional. A UFMT insere-se atualmente na cadeia produtiva de pescado por meio da colocação no mercado de mão de obra altamente especializada, além de contribuir, nos diversos setores, de produção, processamento e controle higiênico-sanitário do pescado, com informações originadas de pesquisas conduzidas por seus professores e alunos. Portanto, este curso de especialização lato sensu, é, sem sombra de dúvida, fundamental, não só para a inserção da Universidade como player na dinâmica do mercado de pescado, como para o próprio Estado de Mato Grosso, que receberá profissionais capacitados à atuar nos diversos setores desta cadeia produtiva, tornando-o cada vez mais competitivo.

ASSUNTOS ABORDADOS PRODUÇÃO, PROCESSAMENTO e COMERCIALIZAÇÃO Sistemas de produção Métodos de abate Construções aquícolas Estabelecimentos processadores Qualidade de água Qualidade da carne Nutrição e alimentação Higiene Reprodução Tecnologia Doenças Marketing

CARGA HORÁRIA A especialização terá duração de 24 meses, sendo 20 meses para cursar as disciplinas e 4 meses para monografia. A carga horária total do curso é de 440 horas. QUEM PODE SE INSCREVER? Profissionais com diploma de nível superior em Licenciatura ou Bacharelado preferencialmente em Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Nutrição, Ciência de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Oceanografia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Aquicultura e áreas afins. TEM QUE TER DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA PODER SE INSCREVER? Não. Para inscrição basta um documento da Instituição de Ensino que você está matriculado declarando que você tem condições de se formar até o dia da matrícula. Já para matrícula aí sim é preciso ter o diploma ou a declaração de que já colou grau. NÚMERO DE VAGAS Serão ofertadas 50 vagas a todos os profissionais portadores de diploma de nível superior nas áreas descritas acima. O funcionamento do curso está condicionado ao número mínimo de 30 alunos matriculados.

METODOLOGIA As aulas são todas presenciais sempre realizadas por professores da UFMT ou convidados especializados na cadeia produtiva do pescado. São 20 disciplinas no total, ministradas em módulos de aulas mensais (carga horária de 20 horas) durante o final de semana, nas dependências do bloco de salas de aula do prédio da Zootecnia, localizado na Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Para avaliar as capacidades e habilidades (teórico práticas) adquiridas pelos alunos, serão realizados no decorrer das disciplinas trabalhos práticos, provas individuais, seminários e análise ou estudo de casos, os quais serão atribuídos conceitos pelos professores responsáveis, considerando uma escala de 0 a 10 (zero a dez).   Para obter o certificado de conclusão do curso de Pós-graduação Lato sensu em Piscicultura e Processamento do Pescado, o aluno deverá atender às seguintes exigências: I - freqüência mínima de 75% da carga horária prevista em cada disciplina; II - obtenção de nota mínima “7,0” em cada disciplina, a partir dos critérios estabelecidos pelos docentes; III – obtenção de nota mínima “7,0” no trabalho individual de conclusão de curso.

COMO FUNCIONARÁ O CURSO APROVAÇÃO NAS 20 DISCIPLINAS PROCESSO SELETIVO INSCRIÇÃO (site da Fundação Uniselva) Inscrições DEFERIDAS (FASE 1) Análise do Curriculum vitae (FASE 2) + DOCUMENTAÇÃO (Entregue na UFMT) = MATRÍCULA APROVAÇÃO NAS 20 DISCIPLINAS 20 disciplinas Aulas presenciais ... 6º feira (18 às 22h) Sábado (08 às 18h) Domingo (08 às 18h) Mensalmente Carga horária: 20h AVALIAÇÃO (projeto prático, redação, teste de conhecimento, entre outros. Fica a critério do professor. Para aprovação, obtenção de nota mínima de 7,0) FREQUÊNCIA (mínima de 75% da carga horária) CONTEÚDO (Ministrado por docentes especializados. Aulas expositivas, leituras, projetos, exercícios, aulas práticas) DEFESA DA MONOGRAFIA (para aprovação, obtenção de nota mínima de 7,0)