REGISTRO GENEALÓGICO OVINOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE ANIMAL
Advertisements

1 - CLIQUE EM SERVIÇOS E MOVA O CURSOR ATÉ A INDICAÇÃO (SETA AMARELA) – [ALTERAÇÃO DE PEDIDO DE INSCRIÇÃO] 2 – DÊ UM CLIQUE COM O BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE.
PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA PECUÁRIA BOVINA BRASILEIRA
HTML: trabalhando com Fontes
EXTERIOR E JULGAMENTO ANIMAL DOCENTE: MARCOS CHIQUITELLI
Dorper, o surgimento da raça
GENÉTICA DO CICLO CURTO DE PRODUÇÃO Desenvolver genética capaz de “maximizar” a produção de carne de qualidade com o melhor custo benefício possível.
Patologias do Sistema Reprodutor Masculino
Pecuária Leiteira Aula 2 – Raças
Programa de Melhoramento Genético – EMBRAPA Gado de Corte
Reprodução Qualidade de Carcaça Temperamento Desenvolvimento Habilidade Materna Padrão Racial Aprumos Estrutura Óssea Pigmentação.
ILUSÃO DE ÓPTICA.
Efeito da colheita de sêmen por eletroejaculação na temperatura da bolsa escrotal em touros Nelore (Bos taurus indicus) Effect of semen collection by electroejaculation.
MGA caprinos. D ATAS PROVAS MGA P1: 09/abr P2: 21/mai Sub: 01/jun Exame: 15/jun.
P OSSE RESPONSÁVEL Maria e Izadora 5ªB. 1. A NTES DE ADQUIRIR UM ANIMAL, CONSIDERE QUE SEU TEMPO MÉDIO DE VIDA É DE 12 ANOS. P ERGUNTE À FAMÍLIA SE TODOS.
Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários CGAL/SDA Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários Rodrigo Barbosa Nazareno Engº. Agr. Fiscal Federal.
Síndrome de Down Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.Recebe.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Aprumos O aspecto geral dos membros de sustentação do cavalo.
Plataforma de Cotação - PME. Principais benefícios: Maior Autonomia Mobilidade 100% Online Seguro Facilidade Treinamento – Plataforma do Corretor O Cotador.
Registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Além Disso Deve-se Verificar se Já Houve Desconto de “Contribuição Sindical” no ano. Caso.
REVISÃO RFM 0012 Prof. Tirapelli.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
Base Nacional Comum Curricular
Caprinos Trabalho realizado por: Bárbara Basto Cathy Kruchem
Patrícia Bueno das Neves Médica Veterinária
Cliente do Restaurante Pedidos no Restaurante
Planejamento do Projeto Exemplo
Programas de qualidade – Formas de participação e avaliação
E-ITBI O e-ITBI é um sistema que permite a sistematização da emissão de guias de ITBI, por meio eletrônico, baseando-se em valores de mercado dos imóveis.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE POSTER PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS
Ressincronização de estro em ovinos com diagnóstico de gestação
Distribuição Binomial
GESTÃO. GESTÃO VISÃO DO TODO MERCADO LEGISLAÇÕES ASSOCIATIVISMO EMPRESA.
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Acreditação da Formação Médica Pré-Graduada
Composição fotográfica
SEÇÃO 2.4 LDD – PG 103 Disciplina: Contabilidade
Levantamentos e Pesquisas
DERRETEDEIRA DE CHOCOLATE SUAS COMPRAS EM UM ÚNICO LUGAR
DERRETEDEIRA DE CHOCOLATE SUAS COMPRAS EM UM ÚNICO LUGAR
DERRETEDEIRA DE CHOCOLATE SUAS COMPRAS EM UM ÚNICO LUGAR
Pecuária Prof. Cisso.
Patrícia Bueno das Neves Médica Veterinária
Principais Doenças em Pequenos Ruminantes parte III
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Fonte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Curso Superior de Tecnologia em BD
GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS
Geometria Plana: Estudo de Área de Figuras Planas
METODOLOGIA DA MATRIZ CONIF 2018
Prestadores de serviço
Leis Ambientais Córregos
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 7: Endereçamento IP.
233ª Edição Diretoria de Lojas – Nacional Pré-Auditoria Fixa
IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará. SUINOCULTURA Por: Diogo Alcântara.
AVALIAÇÃO POSTURAL.
MBA em Gestão de Projetos
Heredogramas Genética e Evolução. Limitação da lei de Mendel -Registros familiares incompletos -Não geram muitos descendentes -Erro paternidade -Manifestações.
Aquariofilia
Principais Raças de Ovinos do Brasil
Prof. Ma. Cássia Regina de Avelar Gomes
Estatística: Conceitos Básicos
NOVIDADES NELORE.
Labor Distribution Report (LDR)
Fulano da Silva (Orientador)
GENÉTICA FORENSE Determinação do limiar analítico para PowerPlex16 e Identifiler Paula Cristina Margotto Polícia Federal Brasília,
RAÇAS DE BÚFALOS. Origens Os Bubalus bubalis podem ser enquadrados como búfalos d’água (water buffalo) e do pântano (swamp buffalo), e estão distribuídos.
Resultados e Discussão
Transcrição da apresentação:

REGISTRO GENEALÓGICO OVINOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA 7 Período DISCIPLINA: Produção de Caprinos e Ovinos REGISTRO GENEALÓGICO OVINOS Patrícia Bueno das Neves Médica Veterinária

Registro Genealógico - Ovinos No Brasil, o registro genealógico de ovinos é responsabilidade da ARCO – Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, homologada pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Números de identificação da Cabanha , Número do próprio animal, Símbolos para identificar qual a categoria de registro.

Processo para registro na ARCO Comunicação de cobertura Comunicação do nascimento Inspeção cria ao pé – máximo 4 meses Confirmação a partir de 8 meses Envio de material para banco de DNA.

Todo processo deve ser informado e documentado 1) Comunicação de cobertura Até 90 dias após a cobertura, IA ou T.E.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POR LAPAROSCOPIA.

2) Comunicação de nascimento

Laboratórios

CONFIRMAÇÃO com base no DNA MATERIAL: enviar da MATRIZ- da CRIA – e do REPRODUTOR PELOS SEMEN SANGUE MUCOSA NASAL – EPENDORF – ESCOVINHA – ALCOOL 70%

COMPROVAÇÃO POR DNA Quais são os animais que farão os exames? Do total do lote que foi feito a reprodução no mesmo período de tempo. IA – 5% TE – 100% MONTA NATURAL – 3%

PROCEDIMETO PARA REGISTRAR COMO PO OU PC INSPEÇÃO - CRIA AO PÉ - Até 4 meses CONFIRMACAO – PARTIR DE 8 MESES PO – PURO DE ORIGEM PC – PURO POR CRUZA PROCEDIMETO PARA REGISTRAR COMO PO OU PC

INSPEÇÃO PO -- CRIA AO PÉ DA MÃE – ATE 4 MESES INSPEÇÃO ANIMAL PURO TOE – NÚMERO DE REGISTRO – IDENtiFICAÇÃO COM TATUGEM TOD – CÓDIGO DO REBANHO DO PRODUTOR VIRILHA ESQUERDA – TATUAGEM DA ARCO TOE Tatuagem Orelha esquerda TOD Tatuagem Orelha direita INSPEÇÃO PO -- CRIA AO PÉ DA MÃE – ATE 4 MESES

INSPEÇÃO ANIMAL CRUZADO INSPEÇÃO PC – Puro por cruza TOD – NUMERO DE REGISTRO – IDENFICACAO COM TATUGEM TOE - CODIGO DO REBANHO DO PRODUTOR VIRILHA ESQUERDA – TATUAGEM ARCO

CONFIRMAÇÃO – 8 MESES AVALIAR PADRAO RACIAL SIMETRIA DOS TESTICULOS CIRCUNFERENCIA ESCROTAL – MIN 28 CM APRUMOS PROGNATISMO PO – ARCO OD ABAIXO DO CODIGO DO REBANHO PC – RGB OE ABAIXO DO CODIGO DO REBANHO

Defeitos da raça Dorper  Animais extremamente grandes ou extremamente pequenos. Defeitos de aprumos e/ou de constituição (cifose, lordose ou escoliose). Prognatismo e/ou retroagnatismo. Criptorquidismo, monorquidismo, hipoplasia testicular, acentuada assimetria testicular ou bolsa escrotal bipartida (acima de 1,5 cm). Acentuada depressão na linha dorso-lombar. Olho azul (total ou manchado). Excesso de marrom em volta dos olhos ou nas áreas de cor preta Pelos grossos e duros na região do pescoço. Excesso de lã por todo o corpo. Macho que a partir dos 08 meses apresente a linha média horizontal dos testículos abaixo da linha dos jarretes.

EXERCICIOS FIXACAO Qual associação é responsável pelo registro dos ovinos no Brasil? Quais são os quatro passos para registrar um animal PO e PC? Qual material pode ser enviado para laboratório para análise de DNA afim de garantir o parentesco comunicado em documento? Como é feita a inspeção? Quais são as principais características avaliadas no animal para confirmação? Qual a porcentagem coletada de material do lote dos animais que foram reproduzidos por: IA. TE e monta natural?