AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Advertisements

AINEL: QUESTÕES AMBIENTAIS DE IVORÁ. Meio Ambiente e Uso dos Recursos Naturais Aspectos da nossa região.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
Planeta Terra — 8.º ano. Qual é a fonte de energia dos ecossistemas? Para realizarmos qualquer actividade, necessitamos de energia. De onde vem essa energia?
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
O que é uma composteira?.
A alimentação das plantas.
Poluição dos solos na Área metropolitana do Porto
1 ECOLOGIA E DS.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Sistemas de agricultura: o paradoxo da conservação do solo
Poluição no Ar e Poluição do Solo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Hábitats Naturais Universidade de São Paulo
Esgotos Planeta Água: poluição
Ciências Naturais – 8.º ano
Diversidade Biológica
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Ciências Naturais – 8.º ano
Formação e uso do solo.
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Ciências Naturais – 5.o ano
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Diversidade na Biosfera
Ecossistemas brasileiros
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Problemas Ambientais Urbanos
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA MORALLES & BILL GERENCIAMENTO AMBIENTAL.
Quiz - lixo.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Aula: Impactos Antrópicos e Eutrofização
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
MEIO AMBIENTE É o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.
O ar.
Conceitos básicos da ecologia
Poluição da água.
Ecologia.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
AULA 01: FUNDAMENTOS AMBIENTAIS Prof. Rogério Frade da Silva Souza 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE.
POLUIÇÃO DA ÁGUA TIPOS: Por excesso de matéria orgânica - ESGOTO
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Composição do Solo.
Prof: Marcus Ferrassoli
Prof: Marcus Ferrassoli
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Transcrição da apresentação:

AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LGN0478 – Genética e Questões Socioambientais Luana Bresciani

Sumário O que é solo? Funções do solo Genética e o solo Impactos do homem no solo Micro-organismos e o solo Plantas e o solo Animais e o solo E o homem O que fazer Conclusão Referências Bibliográficas

1. O que é o solo? 30% da superfície da Terra; Interações bióticas e abióticas; Inter-relações entre rochas – relevo – organismos – clima – tempo; Ambiente complexo, dinâmico e instável; Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos. Fases sólida, líquida e gasosa; Ciclagem biogeoquímica dos nutrientes.

2. Funções do solo Substrato; Ciclagem Habitat Fluxo da água Principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O e nutrientes) e disseminação; Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos; Controle do fluxo da água e ação protetora da qualidade da água subterrânea; Habitat para a fauna do solo; Abrigar os seres vivos; Entre muitas e muitas funções. Reciclagem

3. Genética e o solo A genética no solo está muito relacionada com o estudo da diversidade dos micro-organismos presentes no solo (ciclagem de nutrientes, controle biológico, controle de pragas) visando a geração de biotecnologia! “A qualidade do solo pode ser definida como sua capacidade de sustentar a produtividade biológica e manter a qualidade ambiental” Fábio Bueno dos Reis. A importância do uso de ferramentas moleculares em estudos de diversidade está na melhor profundidade de exploração dos dados (dados baseados em ácidos nucleicos = DNA! www.cpac.embrapa.br/download/278/t AGRICULTURA Compactação – pastagem, maquinas (agua infiltra e causa erosão, impede crescimento de raiz), urbanização de espaços rurais Tira a vegetação (expoe o solo, suga nutrientes, homogeniza o ecossistema, reduz a resilencia dos organismos) Intoxidação – produtos agricolas, petroleo, monocultivo, SUSTENTABILIDADE??????? URBANO Não deixa o solo respirar, interrompe o ciclo da agua (poluição, aquecimento global, assoreamento) Seca vs enchente ============CICLO DE IMPACTO, QUE SE AGRAVA CADA VEZ MAIS (Ação e reação)

3. Impactos do homem no solo AGRICULTURA AGRICULTURA Compactação – pastagem, maquinas (agua infiltra e causa erosão, impede crescimento de raiz), urbanização de espaços rurais Tira a vegetação (expoe o solo, suga nutrientes, homogeniza o ecossistema, reduz a resilencia dos organismos) Intoxidação – produtos agricolas, petroleo, monocultivo, SUSTENTABILIDADE??????? URBANO Não deixa o solo respirar, interrompe o ciclo da agua (poluição, aquecimento global, assoreamento) Seca vs enchente ============CICLO DE IMPACTO, QUE SE AGRAVA CADA VEZ MAIS (Ação e reação)

3. Impactos humanos no solo URBANO AGRICULTURA Compactação – pastagem, maquinas (agua infiltra e causa erosão, impede crescimento de raiz), urbanização de espaços rurais Tira a vegetação (expoe o solo, suga nutrientes, homogeniza o ecossistema, reduz a resilencia dos organismos) Intoxidação – produtos agricolas, petroleo, monocultivo, SUSTENTABILIDADE??????? URBANO Não deixa o solo respirar, interrompe o ciclo da agua (poluição, aquecimento global, assoreamento) Seca vs enchente ============CICLO DE IMPACTO, QUE SE AGRAVA CADA VEZ MAIS (Ação e reação)

4. Micro-organismos e o solo Mato Grosso

5. Plantas e o solo E a agricultura? Substrato de crescimento Fonte nutricional Proteção do solo E a agricultura? Fertilizantes Poluição Esgotamento Destruição LUCRO LUCRO LUCRO Meio nutricional de crescimento - Nutrientes Proteção (raiz impede a erosao, não deixa exposto ao sol – esgotamento do solo (quebra de agregados, solo do deserto, caatinga) Adubação errada

6. Animais e o solo E a pecuária? Alimento Proteção Equilíbrio Corredor ecológico E a pecuária? Pangolim (grave perigo de extinção) Desmatamento Fluxo de carbono Emissão de metano Produtividade? Cadeia alimentar Corredor ecologico

7. E os humanos? Comer Beber Estudar Se vestir Consumir Trabalhar Poluição do solo das principais consequências é a infertilização do solo para plantação e a contaminação da água. A terra se torna improdutiva e não se tem como plantar nenhum outro tipo de plantação. Desfertilização do solo Saturação do solo Deposição ou infiltração no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes Contaminação do solo com metano e dióxido de carbono Perda das funções e qualidades do solo devido à introdução de poluentes Alteração da tipografia Perda da fauna Alteração da densidade e da consistência do solo Alteração da aptidão para drenagem natural Alteração do solo em profundidade Alterações da qualidade da água à superfície e em correntes Lixiviação de contaminantes de instalações, em particular lixiviados de aterros Fugas de Tanques Deposição com impregnação de líquidos poluentes Aplicação direta de resíduos da terra, como por exemplo lamas de esgoto Produção e migração de gás nos aterros conduzindo ao aumento de temperatura dos solos Contaminação dos solos através do movimento ascendente dos lixiviados por ação capilar, sob determinadas condições climatéricas

7. E os humanos? Desfertilização do solo Saturação do solo Deposição ou infiltração no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes Contaminação do solo com metano e dióxido de carbono Perda das funções e qualidades do solo devido à introdução de poluentes Alteração da tipografia Perda da fauna Alteração da densidade e da consistência do solo Alteração da aptidão para drenagem natural Alteração do solo em profundidade Alterações da qualidade da água à superfície e em correntes Lixiviação de contaminantes de instalações, em particular lixiviados de aterros Fugas de Tanques Deposição com impregnação de líquidos poluentes Aplicação direta de resíduos da terra, como por exemplo lamas de esgoto Produção e migração de gás nos aterros conduzindo ao aumento de temperatura dos solos Contaminação dos solos através do movimento ascendente dos lixiviados por ação capilar, sob determinadas condições climatéricas http://www.oeco.org.br/noticias/27778-esforco-internacional-mapeia-desmatamento-no-mundo/

7. E os humanos? Exercício físico Descanso Alimentação saudável Mente saudável Desfertilização do solo Saturação do solo Deposição ou infiltração no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes Contaminação do solo com metano e dióxido de carbono Perda das funções e qualidades do solo devido à introdução de poluentes Alteração da tipografia Perda da fauna Alteração da densidade e da consistência do solo Alteração da aptidão para drenagem natural Alteração do solo em profundidade Alterações da qualidade da água à superfície e em correntes Lixiviação de contaminantes de instalações, em particular lixiviados de aterros Fugas de Tanques Deposição com impregnação de líquidos poluentes Aplicação direta de resíduos da terra, como por exemplo lamas de esgoto Produção e migração de gás nos aterros conduzindo ao aumento de temperatura dos solos Contaminação dos solos através do movimento ascendente dos lixiviados por ação capilar, sob determinadas condições climatéricas

8. O que fazer? Pensamento coletivo Tratar o lixo e resíduos domésticos e industriais; Reciclagem; Proteger as florestas; Preferir materiais reciclados e produtos ecológicos. Pensamento coletivo Tratar lixos e resíduos domésticos e industriais; Colocar o lixo no local correto; Proteger as florestas; Utilizar materiais reciclados e preferir produtos ecológicos sempre que possível; Colaborar na reciclagem de vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo a separação dos lixos; Cultivar organicamente. Regra geral, a contaminação do solo torna-se um problema quando: Há uma fonte de contaminação Há vias de transferência de poluentes que viabilizam o aumento da área contaminada Há indivíduos e bens ameaçados com essa poluição O problema pode ser resolvido por: Remoção dos indivíduos ou bens ameaçados Remoção da fonte de poluição Bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área)

“O solo funciona como alicerce da vida terrestre” 9. Conclusão “O solo funciona como alicerce da vida terrestre”

10. Referências Bibliográficas Mundo Educação http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-producao-agricola.htm ONG Eco http://www.oeco.org.br/noticias/27778-esforco-internacional-mapeia-desmatamento-no-mundo/

Obrigada