Geografia Recursos alimentares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agricultura portuguesa
Advertisements

Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Planeta Terra — 8.º ano. Qual é a fonte de energia dos ecossistemas? Para realizarmos qualquer actividade, necessitamos de energia. De onde vem essa energia?
Leonardo Tisott Evolução da ciência na agricultura TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Europa: economia rural Aula 14 Apostila 4 3º EM 1Profª Juliana.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
Actividades Económicas
AGRICULTURA TRADICIONAL
Energias renováveis em Portugal
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Geo – Terra Graphien – Descrever
Agricultura itinerante sobre queimada
Características da agricultura no Brasil
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Agricultura Prof. Cisso.
Sistemas de agricultura: o paradoxo da conservação do solo
Ciências Naturais – 8.º ano
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diversidade Biológica
A Despesa Pública “ao aplicar a política de despesa pública o Estado persegue os princípios de equidade” Por: Aurélio Bucuane & Luís Matsinhe Algumas notas.
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
Urbanização e Agricultura
A sedentarização dos seres humanos
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
ESTRUTURAÇÃO DA INDÚSTRIA MINEIRA.
Ciências Naturais – 8.º ano
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Economia dos Recursos Naturais
Os sectores de actividade
A evolução tecnológica do controle de plantas daninhas
GEOGRAFIA Espaço Agrário Professor : Jeferson Barros Melo.
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
O projecto de melhoramento de agricultura no distrito de Gorongosa, é proposto por Armando, Dionexia, Judite e Sarita. Os sócios desse projecto estão.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Agricultura portuguesa
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
A distribuição da população a nível mundial
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Urbanização e Agricultura
Agricultura portuguesa
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Espaço Agrário Mundial
Revoluções e Estados liberais conservadores
Estudo sobre a agricultura santaclarense
Estudo sobre a agricultura santaclarense
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
A distribuição da população a nível mundial
Ecologia.
Agricultura portuguesa
AULA 01: FUNDAMENTOS AMBIENTAIS Prof. Rogério Frade da Silva Souza 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE.
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
Transcrição da apresentação:

Geografia Recursos alimentares

Noção dos recursos Os recursos naturais são o conjunto de bens que podem ser utilizados pelo homem para satisfazer as suas necessidades.

Recursos renováveis e não renováveis Os recursos naturais podem ser classificados em dois grupos: renováveis e e não renováveis. Recurso renovável: são os recursos que a natureza repõe continuamente. Recurso não renovável: são os recursos que se esgotam porque a natureza não os repõe.

Recursos alimentares A alimentação é a fonte de energia dos seres humanos e, por isso, o homem tem vindo a lutar para ter ao seu dispor os alimentos necessários a sua sobrevivência.

A agricultura Para obter alimentos, o homem caça, pesca e cultiva a terra, de onde extrai legumes, vegetais, frutas… Apenas 22% das terras no planeta são férteis, mas cerca de metade destas está coberta por florestas ou situa-se a grandes altitudes.

Factores que condicionam a actividade agrícola A produção agrícola no nosso planeta é muito irregular e é condicionada por factores físicos e humanos: Factores físicos: o clima; o relevo e os solos. Factores humanos: sociais; os culturais e os económicos. Tais como: desenvolvimento tecnológico, mercados e conflitos.

Factores físicos O clima é um factor muito importante no desenvolvimento da agricultura, porque há plantas que necessitam de mais ou menos calor e de mais ou menos água. Os climas temperados são os mais propícios à agricultura.

O relevo O relevo condiciona a actividade agrícola, uma vez que os terrenos montanhosos são difíceis de cultivar e os solos são pobres devido a erosão. Os solos se foram muito húmidos ou muito secos também não são bons para a agricultura. O homem foi desenvolvendo técnicas como as estufas e os socalcos para melhorar a produtividade atenuando as condições ambientais adversas.

Factores humanos Tecnologia: A agricultura depende da tecnologia disponível, ou seja, das máquinas que se podem usar para ao trabalhos. Se o trabalho for em grande parte feito por máquinas, obtém-se uma maior produtividade; por outro lado, os produtos químicos tornam o solo mais fértil e aumentam o rendimento.

Produtividade agrícola Produtividade agrícola é a Relação entre a produção e o número de trabalhadores. PA = Produção: Mão de obra = Kg / agricultor

Rendimento agrícola Rendimento agrícola é a Relação entre a produção e a superfície cultivada. RA = Produção: Superfície = Kg / ha

Desenvolvimento económico Factores humanos Desenvolvimento económico Nos países em desenvolvimento com menores recursos, a agricultura é tradicional, com baixo investimento no sector, as técnicas utilizadas são rudimentares. As condições naturais são determinantes mas limitam as opções, por vezes a limitação é ainda maior quando existem conflitos humanos. Nos países desenvolvidos, em regiões com maior poder económico, investe-se mais na actividade agrícola, a tecnologia moderna permite contornar obstáculos criados pelo meio natural e /ou potencializar as possibilidades oferecidas pela Natureza e também a estabilidade política e a diversificação dos mercados são propícios ao aperfeiçoamento das técnicas agrícolas .

Estabilidade politica e social É muito importante, pois numa região onde existem guerras ou outros conflitos a actividade agrícola diminui e as populações tem tendência a fugir, abandonando os campos e as culturas.

Angola

Tipos de agricultura A actividade agrícola tem sofrido evoluções significativas, principalmente a nível tecnológico. Mas ainda coexistem ate hoje dois tipos de agricultura: a tradicional e a moderna.

Tipos de agricultura Agricultura tradicional: tipo de agricultura cujo objectivo é a subsistência da família; faz-se com técnicas rudimentares e em regime de policultura. Agricultura moderna: tipo de agricultura cujo objectivo é abastecer o mercado; faz-se com máquinas e em regime de monocultura,

Distribuição da agricultura moderna e tradicional no mundo

contrastres entre a agricultura moderna e a tradicional

Noções Monocultura: cultivo predominante de uma só cultura. Policultura: cultivo de várias espécies agrícolas (associação de culturas). Sistema extensivo: o terreno apenas está ocupado uma parte do ano, rotação de culturas-evita o esgotamento do solo. Sistema intensivo: o terreno está ocupado permanentemente por culturas agrícolas. Minifúndio: propriedade agrícola de pequenas dimensões. Latifúndio: propriedade agrícola de grandes dimensões.

Relação com o nível de desenvolvimento A agricultura tradicional pratica-se essencialmente nos países em desenvolvimento, enquanto a agricultura moderna é praticada em países desenvolvidos, em alguns lugares coexistem as duas: por ex. em algumas regiões da Europa

O impacte económico e social da actividade agrícola Nos países desenvolvidos a mecanização permite elevada produtividade e rendimento, originando excedentes. A agricultura moderna dispensa o trabalho manual, provocando o desemprego.

O impacte económico e social da actividade agrícola Nos países em desenvolvimento a agricultura tradicional com baixo rendimento e produtividade não permite a subsistência dos agricultores e família e por isso abandonam os campos para viverem na cidade.

O impacte ambiental da actividade agrícola A pressão originada pela necessidade de produzir muito e a baixo preço leva os agricultores a utilizarem adubos e tecnologias sem terem em conta as consequências para o ambiente. Os produtos químicos poluem os solos, as aguas superficiais e subterrâneas. A mecanização excessiva e a monocultura intensiva provocam o esgotamento dos solos, tornando-os menos produtivos

Agricultura moderna A agricultura moderna usa produtos químicos que poluem o solo, as águas superficiais e subterrâneas. A mecanização em si é um processo positivo, mas, quando excessiva ou inadequada, pode acarretar consequências negativas para o meio, como a compactação dos solos e a erosão. Quanto à monocultura, representa um empobrecimento da paisagem, está na origem do esgotamento dos solos e, ao favorecer variedades de espécies de alto rendimento, contribui para o empobrecimento do património genético. Ruralidades, Agosto de 2000 ( adaptado)

Agricultura biológica Face aos problemas existentes de uma agricultura moderna e intensiva, em que muitas vezes a quantidade se sobrepõe á qualidade, surgiu a agricultura biológica. A agricultura biológica baseia-se em processos naturais e ecológicos.

Os alimentos transgénicos Actualmente, grande parte dos produtos sofreu alterações genéticas. Os cientistas conseguiram isolar genes de um determinado ser vivo e transpô-lo para outro: é a troca de genes entre espécies diferentes, designados por OGM.

A politica agrícola comum - PAC A PAC começou por promover a produção agrícola para satisfazer as necessidades das populações. Mas os incentivos conduziram a excedentes de produção e tornou-se difícil o seu escoamento. Surge a nova PAC em 1993, tendo como objectivo acabar com os excedentes, assim como com os apoios á produção.

Agrupamento de escolas de Pedrógão Grande Geografia 9º Ano