PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO-PROPADM/UFS Seminários Preparatórios Turma 2017
O PROPADM Iniciou as atividades em agosto de 2011. (1ª. Turma). Regido pela Resolução No. 63/2014 (Dezembro/2014).
Área de Concentração: Gestão de Negócios Duas Linhas de Pesquisa: 1)Pequenas Empresas e Empreendedorismo 2) Inovação e Tecnologia
1 sala de aula - Sala 33 com um computador INFRAESTRUTURA BÁSICA 2 salas para os Grupos de Pesquisa: 47 e 48, equipadas com computadores 1 sala de aula - Sala 33 com um computador 1 laboratório de informática (em conjunto com o NUPEC) 1 Secretaria que funciona nos dois 2 períodos (manhã e tarde)
ACESSO A BIBLIOTECA E BANCO DE DADOS Inscrição na Biblioteca Central - BICEN Periódicos - Acesso gratuito ao Periódicos Capes- ver site da Capes- www.capes.org.br QUALIS- revistas por extrato- A1, A2, B1,B2, B3,B4, B5 e Eventos Qualis em Administração. Fazer o cadastro nas revistas importante do país que tenham acesso gratuito. Acesso ao site da ANPAD - www.anpad.org.br
Contatos www.posgraduacao.ufs.br/propadm Secretária Coordenador Carla Brasil sec.propadm@gmail.com 31946354 Coordenador Jefferson D. A. Sales profsales@hotmail.com www.posgraduacao.ufs.br/propadm
Estrutura curricular 28 (vinte e oito) créditos de disciplinas obrigatórias. 2 (2) créditos de Estágio de Docência. Proficiência em Língua Inglesa. Aprovação no Exame de Qualificação. Aprovação na Defesa de Dissertação. Para a matrícula na disciplina Dissertação no quarto semestre o aluno deve ter sido aprovado no Exame de Qualificação, ofertada no terceiro semestre e deve ter concluído os créditos. Assim como deve ter realizado a atividade de Estágio Docência que é obrigatória para todos os alunos (Bolsistas e Não Bolsistas).
DISCIPLINAS DO CURRÍCULO BÁSICO E DAS LINHAS DE PESQUISA TIPO Cds CH DISCIPLINAS DO CURRÍCULO BÁSICO E DAS LINHAS DE PESQUISA Metodologia da Pesquisa Obrigatória para todos 04 60 horas Teoria das Organizações Métodos Quantitativos Empreendedorismo Gestão da Inovação ELETIVAS: PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORISMO DISCIPLINA Cds CH Estratégia em Pequenas Empresas 04 60 horas Redes de Pequenas Empresas Tópicos Especiais em Pequenas Empresas e Empreendedorismo ELETIVAS: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕES DISCIPLINA Cds CH Gestão do Conhecimento e Tecnologias Colaborativas 04 60 horas Tecnologia da Informação nas Organizações Tópicos Especiais em Inovação, Tecnologia e Organização Gestão da Inovação de Serviços ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS Cds CH Estágio de Docência 02 30 horas Seminário de Qualificação - Proficiência em Língua Inglesa Dissertação
Em 2017.1 Seg Ter Quarta Qui Sexta Manhã 9:00hs Seg Ter Quarta Qui Sexta Manhã 9:00hs Teoria das Organizações Profa. Florence Heber Tecnologia da Informação nas Organizações Profa. Conceição Luft Tarde 14:00hs Empreendedorismo Profa. Iracema Aragão Estratégia em Pequenas Empresas Profa. Ludmilla Maeyer
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E NOTAS NAS DISCIPLINAS A-Excelente, equivalente a um aproveitamento entre 90% a 100%; B-Bom, equivalente a um aproveitamento entre 80% a 89%; C-Regular, equivalente a um aproveitamento entre 70% a 79%; D-Insuficiente, correspondendo a um aproveitamento inferior a 70%; E-Freqüência Insuficiente, correspondendo a uma frequência inferior a 75%. FREQUENCIA MÍNIMA: 75% (setenta e cinco por cento). APROVADO COM CONCEITO: A - B ou C PONTUALIDADE- depois de 15 minutos de atraso recebe falta.
TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS É vedado o trancamento de disciplinas que comprometam a integralização dos 30 créditos necessários a matrícula no Seminário de Qualificação, ofertada no terceiro semestre. O trancamento de disciplinas só poderá ser feito com autorização do orientador(a) e anuência do Colegiado. Em caso de trancamento de disciplina, o discente bolsista perderá a bolsa. O trancamento das disciplinas deverá obedecer ao calendário da POSGRAP/COPGD/UFS e do PROPADM Durante o período de trancamento, não estará suspensa a contagem do tempo para determinação do prazo de duração do curso. O discente só poderá solicitar trancamento de matrícula por um período letivo.
PRAZOS PARA TERMINAR A DISSERTAÇÃO 24 meses-prazo oficial da Capes. Esta turma está iniciando em Março de 2017, completa 24 meses em Fevereiro de 2019. Atenção: janeiro/fevereiro são meses de férias de muitos professores, é difícil compor uma banca com membros externos. O prazo para entregar a dissertação é de até no máximo 30 dias antes!!-28 janeiro de 2019. Para a matrícula na atividade “Dissertação” o aluno(a) deve ter sido aprovado no Seminário de Qualificação no terceiro período e ter finalizado as disciplinas, ou seja integralizado 30 créditos.
Ser reprovado duas vezes no exame de qualificação DESLIGAMENTO DO PROGRAMA: O discente será desligado quando: Deixar de efetuar a matrícula em um período Não se matricular na disciplina Seminário de Dissertação no 3º. Período e em Dissertação no 4º. Período. Ultrapassar o prazo de duração do curso, de 24 meses (pedir prorrogação). Obtiver dois conceitos insuficientes (D ou E) em disciplinas no mesmo período letivo ou em períodos letivos diferentes. Ser reprovado duas vezes no exame de qualificação Obtiver o conceito reprovado na defesa da dissertação Não apresentar a comprovação da proficiência em língua inglesa até 30 dias antes da data de finalização do terceiro período. Por decisão do Colegiado do Curso, ouvindo o orientador em casos específicos. Por cometer atos que impliquem na infração de normas éticas, tais como plágio e outras faltas graves.
BOLSAS: Não temos garantias de concessão de Bolsas BOLSAS: Não temos garantias de concessão de Bolsas. Quando o Programa ganha Bolsas elas são outorgadas por ordem de classificação. Essas Bolsas são provenientes de órgãos como CAPES, CNPq, Fapitec etc. Participação em Eventos: existe apoio financeiro para apresentação em eventos Qualis para artigos em co-autoria com professor (a) do programa. (ano de crise) REPRESENTANTE DISCENTE: a ser escolhido por votação entre os alunos. A Comissão de Bolsas segue a Instrução Normativa 01 do PROPADM A Comissão de Bolsas é formada pelo Coordenador (a) do curso, por representantes dos professores e pelo representante discente.
LP1: PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORISMO Profa. Dra. Ludmilla Meyer Montenegro Profa. Dra. Maria Elena Leon Olave Profa. Dra. Iracema Aragão LP2: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Profa. Dra. Débora Eleonora Pereira da Silva Profa. Dra. Florence Cavalcanti Heber Pedreira Prof. Dr. Jefferson David Araujo Sales Profa. Dra. Maria Conceição Melo Silva Luft Profa. Dra. Veruschka Vieira Franca Profa. Dra. Aline França de Abreu ( Visitante Sênior- Bolsa Capes) Prof. Dr. Kleber Fernandes de Oliveira (Colaborador)
Primeiro Semestre: Cursar 4 Disciplinas Escolher Linha de Pesquisa Escolher orientador Participar das Bancas de Qualificação (assistir) Participar das Bancas de Defesa (assistir) Segundo Semestre: Cursar 3 disciplinas Fazer artigos com temas ligadas a sua Pesquisa Conversar com o Orientador Fechar o Projeto de Pesquisa (até o fim do período) Pensar no Campo de Aplicação da Pesquisa Terceiro Semestre: Estagio Docência (quase sempre com o Orientador) Exame de Qualificação ( até faltando um mês para fechar o período) Correção da Qualificação Quarto Semestre: Pesquisa de Campo Analise dos Resultados Escrita da Dissertação e Revisão Banca de Avaliação (até um mês antes de fechar o período)
Matrículas Institucional: 06 e 07/03 na secretaria Nas disciplinas (online):11 a 14/03 22/03 – INÍCIO DAS AULAS
DOCENTES
MARIA ELENA LEON OLAVE Redes entre empresas Arranjos Produtivos Locais, Clusters, redes de cooperação, governança em Redes Gestão de pequenas empresas Aprendizagem e Gestão do conhecimento em pequenas empresas
LUDMILLA MEYER MONTENEGRO Empreendedorismo Gestão de Pequenas Empresas Gestão Estratégica de Empresas
VERUSCHKA VIEIRA FRANCA Gestão da Produção e Sistemas de Qualidade. Métodos Quantitativos ligados à pesquisas em Inovação e Tecnologia.
Iracema Aragão Empreendedorismo (incubadoras e parques de empresas de base tecnológica) Inovação, Modelo de negócios, Propriedade Intelectual Políticas Públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação(C, T & I).
DEBORA ELEONORA PEREIRA DA SILVA Inovação em serviços, marketing, qualidade e responsabilidade social corporativa, Administração da Produção.- Gestão da Qualidade
FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA Organizações, Inovações e Gestão Integrada de Serviços Administração Pública
MARIA CONCEIÇÃO MELO SILVA LUFT Gestão empresarial, sistemas de informação organizacionais, governança e gestão da tecnologia da informação, inovação, incubadora de empresas e gestão da informação e do conhecimento.
JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES Administração e Sistemas de Informação Coletivos inteligentes Uso das Redes Sociais Virtuais Gestão do Conhecimento
KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA Área de Demografia e Economia com ênfase em Projeções Populacionais, Distribuição de Renda, Pobreza, Migração e Indicadores Sociais.
ALINE FRANCA DE ABREU Inovação e Gestão do conhecimento Tecnologias de Informação Sistemas de Informação
Representante discente
Elaboração de Agenda de Pesquisa
Agenda de pesquisa: estrutura Nome: 1. Tema 2. Título 3. Linha de Pesquisa 4. Descrição resumida da proposta da pesquisa 5. Problema de pesquisa 6. Objetivo Geral 7. Procedimentos metodológicos (quais métodos pretende utilizar na pesquisa) 8. Sugestão de Orientadores (dois nomes)
Fonte: 12 Alinhamento: justificado Entre linhas: duplo Máximo de duas páginas Entregar impresso na secretaria do PROPADM até 07/03/2017 (na matrícula institucional).